A melhor escolha possível

Mudam-se as mentalidades, mudam-se os resultados. A ressurreição do Sporting Clube de Portugal com Bruno de Carvalho ao leme da equipa caracteriza-se essencialmente por um grande ceticismo na hora de redefinir os objetivos da equipa. Chegou, arrumou, limpou e organizou. Saíram os excedentários, ficaram os competentes e foi escolhido quem os soubesse orientar.

Se Luís Filipe Vieira acertou com a continuidade de Jesus no final da temporada passada, Bruno de Carvalho também foi feliz com a sua aposta em Leonardo Jardim, em detrimento de Jesualdo Ferreira. Nem o mais otimista dos adeptos era capaz de adivinhar que o Sporting conseguiria fazer uma temporada tão segura como aquela que acabou por fazer. O técnico madeirense deixa sempre uma boa imagem por onde passa, e a confirmação da sua saída, durante o dia de ontem, foi um rude golpe nos planos de Bruno de Carvalho.

Leonardo Jardim fez o que aparentava ser mais difícil: reerguer e reestruturar o Sporting, com pouquíssimos recursos à sua disposição. E tinha agora todas as condições para dar o próximo passo: lutar por títulos. Não aceitou, e o Sporting acabou por se virar para a opção mais válida do mercado: Marco Silva.

O antigo técnico do Estoril é um dos mais interessantes treinadores da atualidade. Pegou nos Canarinhos nas últimas posições da Segunda Liga, foi campeão, e nos dois anos seguintes conseguiu prestações absolutamente notáveis na Primeira Liga Portuguesa, com apuramentos para a Liga Europa (5º classificado em 2013 e 4º em 2014). Isto tudo sem esquecer que esteve sempre em gestão de recursos e a perder algumas das peças nucleares do plantel.

Marco Silva é um treinador fantástico, e desenganem-se os adeptos que pensam tratar-se de um novo Paulo Fonseca. Será até uma ofensa para o jovem técnico poder ser comparado às capacidades de um treinador que em nada se assemelha aos seus princípios teóricos e táticos básicos. Marco Silva, antes de mais, destaca-se pela sua capacidade discursiva. Não esperem os adeptos do Sporting ter um treinador que fale de arbitragens ou que se venha queixar de A ou B em campo. Desde que se iniciou na sua carreira como treinador, Marco Silva nunca optou por essa via em final de jogo algum (e foram muitos aqueles dos quais teve razões de queixa), e também não me parece que seja agora que o vá começar a fazer.

Marco Silva é um dos melhores treinadores portugueses da atualidade Fonte: ASF
Marco Silva é um dos melhores treinadores portugueses da atualidade
Fonte: ASF

Sempre foi um senhor dentro e fora de campo e apenas se preocupa com aquilo que realmente interessa dentro de um estádio de futebol: o jogo. O novo treinador do Sporting CP é a prova viva de que, se formos realmente bons, o tempo eventualmente acabará por nos compensar. Poder-se-á dizer até que Marco Silva está relativamente deslocado do futebol português, dado o nível do seu discurso e a forma como vive o jogo. Não se refugia em acontecimentos alheios para justificar fracassos e procura sempre reagir às adversidades que lhe são colocadas no caminho. E quem treina uma equipa de pequena dimensão, como é o Estoril, está muito mais exposto às dificuldades.

Falou-se de Porto, falou-se de Benfica, mas parece-me que a opção pelo Sporting é a mais segura para Marco Silva. No Porto, a pressão deste ano vai ser imensa e os adeptos ainda recuperam do trauma “Paulo Fonseca”, que ditou o fracasso na aposta num treinador jovem e com pouca experiência de futebol profissional (tal como é Marco Silva, logicamente).

No Benfica, a conversa é completamente diferente. Existiam demasiados entraves à entrada de Marco Silva, desde logo porque Jorge Jesus deve continuar no comando técnico. No entanto, e caso abandonasse o cargo, levaria consigo os louros de uma época soberba e deixaria uma pressão imensa para o seu sucessor. Ao mínimo deslize, seria óbvio que a massa adepta do Benfica iria cair em cima do seu “novo” treinador. E, entenda-se, Marco Silva é um treinador completamente diferente de Jorge Jesus. Para além dos aspetos óbvios a nível de discurso e de postura, é um treinador muito mais cauteloso e com menos propensão para colocar a sua equipa a jogar em ataque continuado e pressionante. Os adeptos do Benfica iriam sentir muito essa mudança, e as vozes de desconfiança em relação ao jovem técnico iriam ser muitas.

Por isso mesmo, em Portugal, sobrava o Sporting. Um clube que retomou a estabilidade e que dará todas as condições para que Marco Silva possa trabalhar tranquilamente. Bruno de Carvalho pode dormir descansado. Perdeu um grande treinador, mas arranjou outro igualmente bom.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Assembleia Geral do Benfica já começou

Está a realizar-se durante este sábado uma Assembleia Geral do Benfica, que tem apenas um ponto na ordem de trabalhos.

Benfica disposto a chegar aos 25 milhões de euros por João Félix

O Benfica está interessado em garantir a contratação de João Félix durante o verão. O jogador pertence aos quadros do Chelsea.

João Simões perto de ter o seu futuro resolvido no Sporting

João Simões está muito perto de renovar o seu contrato com o Sporting. O médio vai prosseguir em Alvalade até 2030.

Bayern Munique pode dar um jogador ao AC Milan para ter Rafael Leão

O Bayern Munique está interessado em garantir a contratação de Rafael Leão no próximo mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola aponta dois nomes ao Benfica já para o Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes 2025 está perto de começar e dois jogadores estão a ser apontados ao Benfica já para participarem na competição.

Sporting define preço de Ousmane Diomande

O Sporting pode ver Ousmane Diomande sair do clube no mercado de verão. Os leões querem 60 milhões de euros pelo defesa central.

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.