A minha primeira grande discordância com Jorge Jesus

- Advertisement -

 

sporting cabeçalho generícoNo lançamento do jogo de Moscovo, na habitual conversa com os jornalistas, Jorge Jesus voltou a lembrar que as prioridades do Sporting, neste momento, são as competições nacionais. Não o tendo afirmado, é claro para todos que à cabeça está a conquista do campeonato, obviamente. Mas JJ foi ainda mais longe quando afirmou que a Liga Europa “não é a melhor para recuperar o que há muito o Sporting não tem”. Não podia estar mais em desacordo, o que fundamentarei a seguir.

Em primeiro lugar não é demais recordar que não foi assim há tão pouco tempo que o Sporting esteve numa final da competição e ainda há menos tempo chegou à meia-final. Não é o mesmo que vencer a competição mas também não são tantos clubes assim que no decurso deste curto século se possam gabar de o ter conseguido e os que os podem fazer são nomes importantes no cartaz do futebol europeu.

Por outro lado, se o objectivo é restaurar o prestígio internacional o Sporting não se pode dar ao luxo de abdicar das oportunidades que lhe aparecem pelo caminho. Ou pode um subnutrido dar-se ao luxo de escolher o menu da próxima refeição?

O futebol é demasiado contingente para se poder adivinhar qual a competição que será mais fácil de conquistar, de entre todas aquelas em que participa. Quem pode afirmar que, de entre todas, a Liga Europa é menos fácil e menos prestigiante de vencer que, por exemplo, o campeonato nacional ou a Taça de Portugal? Como podemos saber que colocar os ovos todos no cesto do campeonato vai pagar mais, negligenciando de todo a competição da UEFA, escusando sequer a gestão das expectativas em função do jogo que se segue?

Já ontem, no final do jogo, JJ reconheceria que a possibilidade de qualificação lhe acarreta um problema na tomada de decisão relativamente à gestão dos jogadores para os compromissos consecutivos com o Besiktas (LE), Moreirense (campeonato) e Braga (Taça de Portugal). JJ deixou no ar que as possibilidades agora acrescidas de qualificação o impediriam de, à semelhança do que fez anteriormente, abdicar dos melhores para, dessa forma, ter, por via de maior descanso, os jogadores mais importantes com maior disponibilidade física e mental. Ora isto é desperdiçar o ensinamento mais relevante do jogo (resultado e exibição) de ontem.

Sporting Lokomotiv
O Sporting entrou ontem em campo com cinco dos habituais titulares
Fonte: Sporting CP

Ao contrário do jogo com o Skenderbeu, onde, dos habituais titulares, apenas Adrien e Patrício jogaram, ontem JJ incluiu, além do já referido Adrien, Naldo, Ewerton, João Mário e Bryan Ruiz. Ora isto é completamente diferente de jogar com uma equipa onde nove jogadores não jogam com regularidade, não tendo por isso a rotina nem o ritmo dos que o fazem habitualmente. Isto não esquecendo a importância que as diferenças de qualidade individual e experiência aportam ao jogo colectivo.

Tudo isto serve para dizer que concordando com a importância relativa de cada competição, onde à cabeça está a conquista do campeonato, a gestão do esforço dos jogadores é perfeitamente possível, desde que não seja levada ao extremo, como aconteceu com o Skenderbeu, com os resultados que se conhecem.

O modelo radical então usado é pernicioso para todos porque, se as derrotas são inevitáveis, as que surgem de forma próxima da humilhação carregam um potencial negativo onde é mais fácil florescer a dúvida do que a segurança. Num plantel carregado de jovens jogadores isso é um aspecto que tem de ser gerido com o maior cuidado.

A resposta ontem dada por Gélson (sobretudo) e Matheus seguramente não surgiu do acaso. Rodeados de bons jogadores, como Montero, Ruiz, Adrien e João Mário, devidamente respaldados por Ewerton e Naldo, as possibilidades de mostrarem o inegável talento que possuem aumentam exponencialmente, ao invés de terem os seus nomes inscritos num rol de meninos à procura da afirmação.

Foto de Capa: Sporting CP

José Duarte
José Duarte
Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Suárez reage à derrota na final da Taça de Portugal: «Derrotado, desiludido, muito triste»

Luis Suárez partilhou uma passagem da bíblia e uma mensagem de agradecimento nas redes sociais, após a derrota do Sporting diante do Torreense.

Rodrigo Zalazar incluído no Onze do Ano da Primeira Liga

Rodigo Zalazar foi o primeiro médio escolhido para o Onze do Ano da Primeira Liga, depois de apontar 16 golos e cinco assistências em 28 jogos.

Torreense com os cofres cheios: equipa já garantiu mais de 4 milhões de euros

O Torreense garantiu mais de quatro milhões de euros, depois de se ter qualificado diretamente para a fase de liga da Europa League.

Atenção, Portugal: Colômbia revela os 26 convocados para o Mundial 2026 com dois jogadores da Primeira Liga

Néstor Lorenzo anunciou a convocatória da Colômbia para o Mundial 2026. Luis Suárez e Richard Ríos marcam presença na lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Limpeza a fundo no San Siro: AC Milan assume «fracasso inequívoco» e despede Massimiliano Allegri e diretores

O AC Milan oficializou a demissão de Massimiliano Allegri, juntamente com o diretor desportivo, diretor técnico e CEO.

Sérgio Conceição negoceia saída do Al Ittihad e projeta regresso ao futebol europeu

Fabrizio Romano avança que Sérgio Conceição está de saída do Al Ittihad, ao fim de apenas uma temporada. Treinador português negoceia rescisão de contrato.

Bernardo Silva após dar braçadeira a Rúben Dias: «É um líder fantástico»

Bernardo Silva descreveu Rúben Dias como um «amigo», um «irmão» e um «grande capitão». Palavras no adeus ao Manchester City.