📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

À procura da metamorfose emocional

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Final de uma tarde de verão. Quarenta mil pessoas na bancada. Crianças, mulheres e centenas de famílias reunidas num só espaço, para ver a equipa a jogar. O Sporting regressa à sua casa, e não faltam expetativas a uma equipa que faz o seu all-in no plano desportivo, apostando em reforços de qualidade garantida (até ver), numa política de contratações substancialmente diferente em relação aos últimos anos.

Ainda para mais, o Sporting apresenta-se a um bom nível e vence o Mónaco, campeão francês, semi-finalista da última edição da Liga dos Campeões, e consequentemente, a maior sensação europeia da última época. Desde os passes teleguiados do “reforço-mor” Bruno Fernandes, desde a calma de William Carvalho e Coates, passando pelos sprints estonteantes de Gelson Martins e terminando no “Siíii” que se ouve nas bancadas após cada intervenção de Rui Patrício, esperança era o sentimento reinante que se sentia no final da partida.”Será desta que vamos ser campeões, Pai?”, ouvia-se na escadaria de acesso à saída de Alvalade, perante a hesitação do pai, que receia os anos que serão precisos para finalmente levar o filho ao Marquês.

No entanto, há quatro dias, o sentimento era o inverso. O Sporting vinha de três derrotas seguidas na Suíça, e por entre as leituras de Geraldes e as polémicas de Otávio Machado, Bruno de Carvalho já tinha dito que era “preciso fazer mais”. Os alarmes soavam alto, e os adeptos já vaticinavam mais um desastre na busca pelo título nacional. Isto quando ainda estamos… em Julho.

O Sporting CP derrotou o AS Mónaco por 2-1 Fonte: Sporting CP
O Sporting CP derrotou o AS Mónaco por 2-1
Fonte: Sporting CP

E a questão está exatamente aí. É nesta fragrância de sentimentos opostos, é nesta bipolaridade emocional eterna, neste conceito do “8 e o 80”, que o Sporting vai ter de encontrar finalmente o seu equilíbrio para poder aspirar a algo mais alto este ano. Começando pela sua estrutura, e terminando nos seus adeptos. Por esta ordem. Nenhum clube de topo pode, ou melhor, nenhum clube consegue viver num estado constante de depressão e euforia. Infelizmente, observando os últimos anos (a escrever nas últimas décadas…) esse parece cada vez mais ser o ADN do Sporting.

Cabe agora ao universo leonino concretizar essa metamorfose. Perceber que o mundo não termina depois de um erro do Tobias, nem que o limite é o céu depois de um “cabrito” do Gelson. Cabe agora ao Sporting, mais do que nunca, não ser inimigo de si mesmo. Caso aconteça, e essa bipolaridade finalmente se extinga, pode ser que este ano, seja mesmo possível ultrapassar os seus verdadeiros rivais. Porque tal como as diferenças entre o 4-4-2 e um 3-4-3 que Jorge Jesus tanto procura, a importância estará sempre, inevitavelmente, no equilíbrio.

Foto de Capa: Sporting CP

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.