Adjo, Gyokeres: Os 5 melhores golos do sueco no Sporting

102 jogos ao serviço do Sporting depois, onde foi protagonista de 97 golos e 28 assistências, Viktor Gyokeres é o novo ponta-de-lança do Arsenal. O avançado sueco trocou os leões pelos gunners numa transferência que rondou os 63,5 milhões de euros + bónus, após uma ronda de negociações altamente complexa entre Frederico Varandas e Hasan Çentikaya, agente do sueco.

Em Portugal, o agora antigo camisola 9 do Clube de Alvalade, marcou uma era de enorme felicidade para a massa adepta Sportinguista, onde entre golos e exibições de luxo, deixava o estádio em êxtase e de máscara colocada, devido à sua famosa comemoração aquando de um tento certeiro apontado.

Viktor Gyokeres foi sinónimo de um capítulo triunfante em Alvalade, fazendo história ao alcançar (e ser um dos principais obreiros) o bicampeonato ao serviço dos leões, este que escapava desde 1951/52 e da ‘dobradinha’ (fruto da conquista da Taça de Portugal de 2024/25), quebrando assim um jejum de 23 anos. Chegou a Lisboa no verão de 2023, proveniente do Coventry e mudou para sempre a vida dos leões, onde será eternamente recordado como um dos nomes mais sonantes da História verde e branca.

Em jeito de retrospetiva, faremos agora uma viagem pelos cinco melhores golos do avançado sueco em solo nacional e internacional, apontados nas duas temporadas que esteve ao serviço do Sporting.

5.

O primeiro nunca se esquece – Foi a 12 de agosto de 2023 que Viktor Gyokeres estreou-se a marcar pelo Sporting em partidas relativas à Liga Portuguesa. Após um cruzamento de Matheus Reis para a área o ‘Viking’ ganha a bola em ressalto e no seu habitual movimento giratório coloca a bola nas redes, apontado o primeiro golo do Clube de Alvalade na Liga 2023/24.

4.

À lei da bomba –Já em 2024/25 e com a sua posição altamente vincada na frente de ataque do Sporting, Viktor Gyokeres foi decisivo para a caminhada dos leões na Taça da Liga. Em Alvalade, numa noite marcada pelos primeiros rumores da saída de Ruben Amorim para o Manchester United, o camisola 9 embalou os leões para as meias-finais da competição, num golo de bola parada assinalado em grande estilo.

3.

Baile em Graz –No seu terceiro jogo pelo Sporting na Liga dos Campeões, o ponta-de-lança protagonizou, na Áustria, uma autêntica jogada de luxo, contribuindo então para o segundo triunfo em três partidas na fase de Liga da prova milionária. Após um passe de Debast, Gyokeres vence um duelo junto da linha e colocou o pé no acelerador, varrendo por completo a defesa do Sturm Graz.

2.

Golaço fechou goleada em solo Insular – Na primeira (e única) visita à Região Autónoma da Madeira, o outrora camisola 9 do Clube de Alvalade foi o autor de um bis, na goleada por 6-1. Numa fase em que os leões já venciam confortavelmente, Gonçalo Inácio coloca uma bola para a frente de ataque, onde Gyokeres fechou, com chave de ouro, o resultado, num autêntico pontapé canhão.

1.

Gyokeres gelou a Luz – Na 11.ª jornada da Liga de 2023/24, o Sporting visitou o Benfica, no Estádio da Luz. Os verdes e brancos que se encontravam a concretizar um início de temporada positivo, pretendiam continuar na boa maré de resultados. Perto do intervalo, e com o resultado a zeros, Marcus Edwards executou um exímio passe em profundidade, encontrando o sueco, que rematou o esférico que acabou por entrar junto ao poste da baliza de Trubin. Os encarnados, recorde-se, acabaram por vencer essa partida, numa reviravolta épica nos minutos finais.

Viktor Gyokeres António Silva Sporting Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Viktor Gyokeres assinalou os seus dois últimos golos pelo Sporting em maio de 2025 aquando da última jornada da Liga 2024/25, onde os leões se sagraram bicampeões nacionais e na final da Taça de Portugal, apontando a grande penalidade que originou a ‘remontada’ verde e branca para a conquista da Dobradinha. O futebolista de 27 anos irá agora espalhar a sua magia para a Premier League, com a especial missão de quebrar a seca de títulos que se vive no Arsenal.

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

10 jovens a acompanhar na Primeira Liga Portuguesa

Os tubarões do velho continente têm olheiros atentos à Primeira Liga Portuguesa e estão sempre prontos para abrir os cordões à bolsa

Antonio Conte e o jogo contra o Sporting: «Temos menos um dia de descanso»

Antonio Conte elogiou o Sporting, mas sublinhou a diferença de calendário e a necessidade de recuperar a equipa antes do duelo com os portugueses.

Bad Bunny confirmado no intervalo do Super Bowl 2026

Bad Bunny vai ser o cabeça de cartaz do espetáculo do intervalo do Super Bowl 2026. O cantor destacou a importância cultural e pessoal deste momento.

Wayne Rooney critica reforço milionário: «Não vejo onde se encaixa, para mim desequilibra o Liverpool»

Wayne Rooney criticou a integração de Florian Wirtz e questiona a sua posição, no esquema da equipa de Arne Slot.

PUB

Mais Artigos Populares

Mourinho e companhia querem quebrar maldição | Chelsea x Benfica

Com o desaire frente ao Qarabag (3-2) como página do passado, o Benfica prepara-se a todo o vapor para nova jornada da Liga dos Campeões

Lazio dá pontapé na crise e vence Genoa num jogo com portugueses: eis os resultados do dia na Serie A

A Lazio regressou às vitórias após duas derrotas consecutivas. Na quinta jornada, triunfo diante do Genoa na cidade genovesa.

Nuno Espírito Santo estreia-se no West Ham com empate e regresso aos pontos na Premier League

Nuno Espírito Santo realizou o primeiro jogo ao comando do West Ham. Empate na visita ao terreno do Everton permitiu regresso aos pontos.