102 jogos ao serviço do Sporting depois, onde foi protagonista de 97 golos e 28 assistências, Viktor Gyokeres é o novo ponta-de-lança do Arsenal. O avançado sueco trocou os leões pelos gunners numa transferência que rondou os 63,5 milhões de euros + bónus, após uma ronda de negociações altamente complexa entre Frederico Varandas e Hasan Çentikaya, agente do sueco.
Em Portugal, o agora antigo camisola 9 do Clube de Alvalade, marcou uma era de enorme felicidade para a massa adepta Sportinguista, onde entre golos e exibições de luxo, deixava o estádio em êxtase e de máscara colocada, devido à sua famosa comemoração aquando de um tento certeiro apontado.
Viktor Gyokeres foi sinónimo de um capítulo triunfante em Alvalade, fazendo história ao alcançar (e ser um dos principais obreiros) o bicampeonato ao serviço dos leões, este que escapava desde 1951/52 e da ‘dobradinha’ (fruto da conquista da Taça de Portugal de 2024/25), quebrando assim um jejum de 23 anos. Chegou a Lisboa no verão de 2023, proveniente do Coventry e mudou para sempre a vida dos leões, onde será eternamente recordado como um dos nomes mais sonantes da História verde e branca.
Em jeito de retrospetiva, faremos agora uma viagem pelos cinco melhores golos do avançado sueco em solo nacional e internacional, apontados nas duas temporadas que esteve ao serviço do Sporting.
5.
O primeiro nunca se esquece – Foi a 12 de agosto de 2023 que Viktor Gyokeres estreou-se a marcar pelo Sporting em partidas relativas à Liga Portuguesa. Após um cruzamento de Matheus Reis para a área o ‘Viking’ ganha a bola em ressalto e no seu habitual movimento giratório coloca a bola nas redes, apontado o primeiro golo do Clube de Alvalade na Liga 2023/24.
4.
À lei da bomba –Já em 2024/25 e com a sua posição altamente vincada na frente de ataque do Sporting, Viktor Gyokeres foi decisivo para a caminhada dos leões na Taça da Liga. Em Alvalade, numa noite marcada pelos primeiros rumores da saída de Ruben Amorim para o Manchester United, o camisola 9 embalou os leões para as meias-finais da competição, num golo de bola parada assinalado em grande estilo.
3.
Baile em Graz –No seu terceiro jogo pelo Sporting na Liga dos Campeões, o ponta-de-lança protagonizou, na Áustria, uma autêntica jogada de luxo, contribuindo então para o segundo triunfo em três partidas na fase de Liga da prova milionária. Após um passe de Debast, Gyokeres vence um duelo junto da linha e colocou o pé no acelerador, varrendo por completo a defesa do Sturm Graz.
2.
Golaço fechou goleada em solo Insular – Na primeira (e única) visita à Região Autónoma da Madeira, o outrora camisola 9 do Clube de Alvalade foi o autor de um bis, na goleada por 6-1. Numa fase em que os leões já venciam confortavelmente, Gonçalo Inácio coloca uma bola para a frente de ataque, onde Gyokeres fechou, com chave de ouro, o resultado, num autêntico pontapé canhão.
1.
Gyokeres gelou a Luz – Na 11.ª jornada da Liga de 2023/24, o Sporting visitou o Benfica, no Estádio da Luz. Os verdes e brancos que se encontravam a concretizar um início de temporada positivo, pretendiam continuar na boa maré de resultados. Perto do intervalo, e com o resultado a zeros, Marcus Edwards executou um exímio passe em profundidade, encontrando o sueco, que rematou o esférico que acabou por entrar junto ao poste da baliza de Trubin. Os encarnados, recorde-se, acabaram por vencer essa partida, numa reviravolta épica nos minutos finais.

Viktor Gyokeres assinalou os seus dois últimos golos pelo Sporting em maio de 2025 aquando da última jornada da Liga 2024/25, onde os leões se sagraram bicampeões nacionais e na final da Taça de Portugal, apontando a grande penalidade que originou a ‘remontada’ verde e branca para a conquista da Dobradinha. O futebolista de 27 anos irá agora espalhar a sua magia para a Premier League, com a especial missão de quebrar a seca de títulos que se vive no Arsenal.