📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

AFC Kairat Futsal 1-2 Sporting CP: “Leões” conquistam a Europa!

- Advertisement -

O Sporting CP, que estava na terceira final consecutiva, procurava finalmente levantar o troféu pela primeira vez. Já o AFC Kairat Futsal tinha a intenção de expor a terceira taça europeia na sala de troféus. Portugueses e cazaques já se enfrentaram por duas vezes com uma vitória para cada um dos lados, com a particularidade de o último jogo ter sido nesta competição – vitória por 2-1 para o Kairat.

O minuto dois foi rico em oportunidades para os “verdes e brancos”. Primeiro, Cavinato a aproveitar uma bola pelo ar e a rematar, mas Higuita estava atento e defendeu. Segundos depois, uma jogada semelhante e o italobrasileiro a falhar novamente. Depois foi Dieguinho a falhar escandalosamente ao segundo poste onde era apenas necessário encostar a bola.

Começava muito melhor o Sporting do que o Kairat. Os portugueses começavam esta final mais sólidos tanto a defender como a atacar e os cazaques mostravam muito nervosismo talvez por serem anfitriões. Porém, o equilíbrio voltou a encontrar os caminhos deste jogo importante, novamente.

Dez minutos onde as oportunidades acabavam por não surgir porque as equipas estavam muito equilibradas e não davam espaço para que nenhuma criasse perigo. Havia muita luta a meio campo e poucos remates. Quando apareciam, estava lá tanto Higuita como Guitta para deixar um nulo no resultado.

O Kairat a não conseguir usar a sua tática habitual com Higuita subido no terreno, tendo vantagem num cinco para quatro. Os cazaques chegavam com perigo à baliza leonina através de bolas paradas. Mas as melhores oportunidades acabavam por ser dos “verdes e brancos”.

Ao minuto 17, após remate de Erick, o ala do Sporting Cavinato a falhar novamente ao segundo poste de forma incrível quando se encontrava sozinho. O facto de a bola ter vindo de um ressalto pode ter dificultado a tarefa ao número 17 dos “leões”.

Higuita, a faltar 1.57 para o final da primeira parte, a subir no terreno para uma reposição lateral e a rematar de primeira com força para a defesa de Guitta. Na resposta Dieguinho a rematar muito perto da baliza, mas a bola teimava em entrar na baliza dos cazaques.

A faltar 35 segundos para o intervalo, uma grande defesa de Guitta após um canto batido no lado esquerdo do ataque. O remate foi de Taynan Silva que depois de um canto apareceu em zona frontal, mas estava atento o guarda-redes do Sporting para negar o golo.

Os jogadores de ambas as equipas foram para o intervalo com um nulo na partida. O Sporting estava por cima do jogo e estava mais próximo de conseguir o primeiro golo nesta final europeia. Mas isso não aconteceu neste primeiro tempo e faltou isso mesmo à equipa portuguesa: o golo.

A segunda parte começou muito bem para o Sporting. Ao segundo minuto, Cardinal fundamental a fazer um grande trabalho pela direita, cruzou a bola para dentro e ao segundo poste estava Cavinato que, finalmente, conseguiu encostar para o primeiro golo da tarde. O número 17 tinha encontrado o caminho do golo.

Ao minuto 7, Merlim a não ter dó nem piedade de Higuita e a fazer um “golaço” de bico no ângulo direito. O ala do Sporting não hesitou e rematou para o segundo golo da equipa. Os golos que não tinham sido feitos na primeira parte a entrarem todos agora na segunda. Estava feito o 2-0 para os “leões”.

Alex Merlim no momento do remate do segundo golo que valeu ao Sporting CP o primeiro título europeu na modalidade
Fonte: UEFA

O Kairat já estava a tentar, antes do segundo golo, tudo com o cinco para quatro com Higuita. Agora subia muito mais as suas linhas e procuravam reduzir a desvantagem no jogo. Já o Sporting tentava manter a posse de bola para que o tempo, que corria a seu favor, passasse muito mais rápido e ter assim o controlo do jogo.

O número seis do Kairat, Edson, a subir no terreno sozinho e praticamente sem ângulo conseguiu rematar, mas estava lá Guitta, que fez um jogo irrepreensível, para defender. Continuava o marcador igual na Almaty Arena muito graças ao guarda-redes brasileiro.

Ao minuto 18, finalmente o cinco para quatro funcionou para a equipa cazaque, porém, com a marca de Tursagulov. Após uma boa jogada coletiva, o número 14 Douglas Júnior a marcar para o Kairat com um belo remate. O jogo continuava ainda 2-1 a favor do Sporting e o nervosismo instalava-se.

A faltar apenas 36.9 segundos para o final. O guarda-redes avançado do Kairat Tursagulov a rematar perto do segundo poste, mas Guitta não deixou marcar o golo que empatava o jogo e poderia levar ao prolongamento. Esta foi a defesa que valeu o título europeu ao Sporting.

Final do jogo com vitória mais do que justa para a equipa do Sporting, que foi a melhor a todos os níveis durante todos os períodos do jogo do que a equipa do Kairat Almaty. O Sporting ganhou, finalmente, o primeiro título europeu de futsal na sua história.

Afinal, o ditado português estava correto e à terceira vez foi mesmo de vez! Os “leões” que estavam na terceira final consecutiva ganharam-na! O Kairat Almaty continua sem conseguir vencer a competição europeia em condição de anfitrião.

O futsal do Sporting e o português está de parabéns por conseguir a UEFA Futsal Champions League. Este é o segundo troféu a vir para Portugal, depois de o SL Benfica já ter vencido em 2010, em Lisboa, a primeira para os portugueses.

CINCOS INICIAIS:

Sporting CP – Guitta (GR), Erick, Dieguinho, Alex Merlim e Cavinato

AFC Kairat Futsal – Higuita (GR), Edson, Rangel, John Lennon e Taynan

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, William Carvalho: Pachuca anuncia saída de treinador

Jaime Lozano deixa comando técnico do Pachuca. Português William Carvalho joga no respetivo clube do México.

AC Milan está mais inclinado no que fazer com Luka Modric

O AC Milan está mais inclinado para prolongar o contrato de Luka Modric por nova temporada. Vínculo atual é até 2026.

Cristiano Ronaldo leva melhor média de golos com Roberto Martínez entre todos os selecionadores de Portugal

Cristiano Ronaldo e Roberto Martínez estão a ser, de momento, a melhor dupla. Avançado leva 25 golos em 29 jogos.

Yeremay Hernández (alvo do Sporting) confirma: «Tive ofertas de várias equipas»

Yeremay Hernández venceu o prémio de MVP da Segunda Liga Espanhola. Alvo do Sporting confirmou ter tido várias ofertas.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: José Mourinho quer reforçar plantel e pede 2 extremos e um lateral

O Benfica pode atacar o mercado de inverno. José Mourinho pediu a contratação de dois extremos e de um lateral esquerdo.

Antigo jogador do Benfica recusa Sérvia: «Apesar de ter apresentado boas razões, lamento a sua decisão»

Mile Svilar rejeitou representar a seleção da Sérvia. Veljko Paunovic, selecionador do país dos Balcãs, confirmou a decisão.

Andreia Faria explica saída do Benfica para o Al Nassr e confessa: «Vir para o clube de Cristiano Ronaldo influenciou a minha decisão»

Andreia Faria explicou a sua decisão de deixar o Benfica e rumar ao Al Nassr. Nome de Cristiano Ronaldo na conversa.