Algumas nuvens da penumbra leonina

- Advertisement -

A vida leonina vai de mal a pior. E o mais problemático é que não se vislumbra um sol que rompa com toda esta penumbra. Algo que alimente a esperança dos adeptos e sócios.

Não, não foi só a derrota, já de si escandalosa, em Alverca, para a Taça de Portugal, que colocou toda a penumbra no reino do Leão. Já muito antes disso, o tempo começou a ficar bastante nubloso. Quanto muito, a derrota diante da formação ribatejana colocou ainda mais achas na fogueira, que é como quem diz, mais nuvens na penumbra.

Não será certamente este o texto que exporá exaustivamente os fatores – internos e externos ao Sporting – que contribuíram para o aparecimento e desenvolvimento da penumbra leonina. Cabe-me apenas destacar alguns fatores – ou nuvens negras… – e, de preferência, mais recentes, que possam ter contribuído para o status quo atual do Universo Sporting:

– Invasão à Academia de Alcochete em maio de 2018. A agressão ao plantel do Sporting e staff foi um duro golpe na identidade do clube. O cenário dantesco que se verificou naqueles balneários e Academia deixou marcas profundas na organização e imagem interna e externa. O ataque foi, sobretudo, realizado aos valores e ao seu símbolo. E deixa uma mensagem clara: quem manda no clube são as claques e os insultos das mesmas (advertência importante: não confundir claques ou os grupos organizados de adeptos com a atitude de alguns vândalos que por lá pululam). Esta situação prende-se com a nuvem seguinte.

– Assembleia Geral (AG) ordinária da passada quinta-feira (10 de outubro). Independentemente do que se disse e escreveu antes e após a AG, de estarmos ou não de acordo com esta Direção, o ambiente de guerrilha que se viveu ali mostrou algo que já vinha do ataque à Academia: quem manda no destino do clube são alguns arruaceiros e guerrilheiros que querem criar a instabilidade constante em que lá está e que não seja do seu credo. O “coro” de cânticos que choveu para Varandas tinha, portanto, esta leitura implícita;

A desilusão e frustração pairam em Alvalade
Fonte: UEFA

– Derrota em Alverca por duas bolas a zero. Na passada quinta-feira, assistimos a algo que já nos tinha apertado o coração outrora, quando o Sporting perdeu no mesmo campo para o campeonato nacional 2000/2001, diante da formação ribatejana. Mas, perante a derrota mais recente não há recuperação que nos valha: estamos afastados da Taça de Portugal e, portanto, arredados da possibilidade de renovarmos o título da época passada. Mas, no final do jogo, à semelhança das duas situações/nuvens anteriores, lá estavam no final do jogo os jogadores e staff rumo à zona das claques pedindo desculpa pelo sucedido. A repetição, portanto, do costume: quem manda são alguns insurretos que pululam no clube.

O futebol envolve, todos sabemos, mais a paixão do que a razão. Por isso, para o comum dos adeptos, discutir o Relatório e Contas ou a Reestruturação Financeira do clube é o mesmo que discutir sobre quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha. Com a diferença, porém, desta discussão galinácea ser eventualmente mais produtiva e mais profícua a nível argumentativo. Em resumo, nos clubes o que é preciso é ganhar e só isto afastará definitivamente a penumbra que assombra o Leão. Mas para isso é necessário que alguns insurretos deixem trabalhar quem lá está e que apoiem, sim, o clube no rumo das vitórias.

P.S: Não sou, nunca fui, nem nunca serei Varandista. Acima de tudo está sempre o Sporting Clube de Portugal.

Foto de Capa: Sporting CP

Revisto por: Jorge Neves

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca garante que Benfica disputa com Fenerbahçe a contratação de lateral que foi treinado por José Mourinho

O nome de Filip Kostic está novamente na órbita do Benfica. O lateral sérvio de 33 anos está em final de contrato com a Juventus.

Luis Díaz em destaque: Bayern Munique goleia Borussia Monchengladbach na Bundesliga

O Bayern Munique venceu em casa o Borussia Monchengladbach por 4-1 na jornada 25 da Bundesliga. Luis Díaz marcou e assistiu.

Al Ahli derrota Al Ittihad de Sérgio Conceição e assume liderança provisória da Liga Saudita

Al Ahli derrotou o Al Ittihad de Sérgio Conceição por 3-1, no encontro da 25.ª jornada da Liga Saudita. Eis os resultados do dia da competição.

Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo atingem marca dos 100 jogos ao serviço do Benfica

Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo atingiram a marca dos 100 jogos ao serviço do Benfica no jogo da 2.ª mão do playoff da Champions League frente ao Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Chaves derrota Académico Viseu em jogo à porta fechada da Segunda Liga

O Chaves venceu na receção ao Académico Viseu por 1-0. O encontro, que abriu a 25.ª jornada da Segunda Liga, foi disputado à porta fechada.

MLS e Atlético Madrid: Novidades sobre o futuro de Antoine Griezmann

Antoine Griezmann pode sair do Atlético Madrid para a MLS só no final da temporada. Lê mais sobre a situação a envolver o avançado francês.

Rui Borges procura primeira vitória frente ao Braga ao comando do Sporting

O Braga é a única equipa que Rui Borges ainda não conseguiu vencer ao serviço do Sporting, somando dois empates em dois jogos.