📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Algumas nuvens da penumbra leonina

- Advertisement -

A vida leonina vai de mal a pior. E o mais problemático é que não se vislumbra um sol que rompa com toda esta penumbra. Algo que alimente a esperança dos adeptos e sócios.

Não, não foi só a derrota, já de si escandalosa, em Alverca, para a Taça de Portugal, que colocou toda a penumbra no reino do Leão. Já muito antes disso, o tempo começou a ficar bastante nubloso. Quanto muito, a derrota diante da formação ribatejana colocou ainda mais achas na fogueira, que é como quem diz, mais nuvens na penumbra.

Não será certamente este o texto que exporá exaustivamente os fatores – internos e externos ao Sporting – que contribuíram para o aparecimento e desenvolvimento da penumbra leonina. Cabe-me apenas destacar alguns fatores – ou nuvens negras… – e, de preferência, mais recentes, que possam ter contribuído para o status quo atual do Universo Sporting:

– Invasão à Academia de Alcochete em maio de 2018. A agressão ao plantel do Sporting e staff foi um duro golpe na identidade do clube. O cenário dantesco que se verificou naqueles balneários e Academia deixou marcas profundas na organização e imagem interna e externa. O ataque foi, sobretudo, realizado aos valores e ao seu símbolo. E deixa uma mensagem clara: quem manda no clube são as claques e os insultos das mesmas (advertência importante: não confundir claques ou os grupos organizados de adeptos com a atitude de alguns vândalos que por lá pululam). Esta situação prende-se com a nuvem seguinte.

– Assembleia Geral (AG) ordinária da passada quinta-feira (10 de outubro). Independentemente do que se disse e escreveu antes e após a AG, de estarmos ou não de acordo com esta Direção, o ambiente de guerrilha que se viveu ali mostrou algo que já vinha do ataque à Academia: quem manda no destino do clube são alguns arruaceiros e guerrilheiros que querem criar a instabilidade constante em que lá está e que não seja do seu credo. O “coro” de cânticos que choveu para Varandas tinha, portanto, esta leitura implícita;

A desilusão e frustração pairam em Alvalade
Fonte: UEFA

– Derrota em Alverca por duas bolas a zero. Na passada quinta-feira, assistimos a algo que já nos tinha apertado o coração outrora, quando o Sporting perdeu no mesmo campo para o campeonato nacional 2000/2001, diante da formação ribatejana. Mas, perante a derrota mais recente não há recuperação que nos valha: estamos afastados da Taça de Portugal e, portanto, arredados da possibilidade de renovarmos o título da época passada. Mas, no final do jogo, à semelhança das duas situações/nuvens anteriores, lá estavam no final do jogo os jogadores e staff rumo à zona das claques pedindo desculpa pelo sucedido. A repetição, portanto, do costume: quem manda são alguns insurretos que pululam no clube.

O futebol envolve, todos sabemos, mais a paixão do que a razão. Por isso, para o comum dos adeptos, discutir o Relatório e Contas ou a Reestruturação Financeira do clube é o mesmo que discutir sobre quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha. Com a diferença, porém, desta discussão galinácea ser eventualmente mais produtiva e mais profícua a nível argumentativo. Em resumo, nos clubes o que é preciso é ganhar e só isto afastará definitivamente a penumbra que assombra o Leão. Mas para isso é necessário que alguns insurretos deixem trabalhar quem lá está e que apoiem, sim, o clube no rumo das vitórias.

P.S: Não sou, nunca fui, nem nunca serei Varandista. Acima de tudo está sempre o Sporting Clube de Portugal.

Foto de Capa: Sporting CP

Revisto por: Jorge Neves

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro quer os três pontos frente ao Benfica: «Empate não é um bom resultado»

Em antevisão ao encontro do próximo sábado frente ao Benfica, Ian Cathro mostrou-se confiante que o Estoril pode sair vitorioso.

Ruben Amorim preparado para o embate de rivais contra o Leeds: «Quando se joga pelo Manchester United, é preciso estar pronto para tudo»

Ruben Amorim falou sobre o ambiente nos jogos de rivalidade e também sobre a preparação para o jogo dia 20.ª jornada da Premier League.

Ruben Amorim aborda o mercado de transferências de inverno: «Não tivemos nenhuma conversa para fazer qualquer alteração no plantel»

Ruben Amorim declarou que o Manchester United não tem intenção de fazer alterações ao plantel durante o mercado de transferências.

Ruben Amorim e as lesões do Manchester United: «Penso que ninguém vai recuperar, mas veremos»

Em antevisão ao embate frente ao Leeds no próximo domingo, Ruben Amorim deu uma atualização relativa aos jogadores atualmente lesionados.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho desmente interesse em jogador e confirma Sidny Cabral no Benfica x Estoril: «Seja qual for a direção do jogo, acredito que vá...

José Mourinho realizou a antevisão do Benfica x Estoril Praia. Encontro referente à 17.ª jornada da Primeira Liga. O técnico falou do mercado e de Sidny Cabral.

José Mourinho diz que o Benfica está bem e atira: «Se o Sporting não tivesse a sorte de enganarem ocasionalmente na marcação de um...

José Mourinho realizou a antevisão do Benfica x Estoril Praia. Encontro referente à 17.ª jornada da Primeira Liga.