Análise à temporada do Sporting CP

O meio-campo foi um setor de grande importância neste Sporting 2016-2017. O verdadeiro “pulmão” da equipa em transições, quer ofensivas quer defensivas. William Carvalho como médio defensivo e mais recuado, descendo para a posição dos centrais sempre que o Sporting projetava os seus laterais no ataque, foi algo que marcou a fase inicial da manobra atacante da equipa de Jesus. Adrien, no miolo do terreno, correspondeu muito bem no seu papel de transportador e organizador de jogo da equipa, autêntico dínamo atacante, genuíno capitão. Bem nos recordamos da falta que fez à equipa após a sua lesão em fevereiro no jogo contra o Rio Ave e que terminou com a vitória da equipa de Alvalade. Com o mercado de transferências a movimentar-se para levar estas duas pérolas de Alvalade (alguma comunicação social tem falado do interesse do West Bromwich Albion nos dois atletas; o jornal Sapo Desporto noticiava também no seu site a 19/05/2017 o interesse do Manchester City por William), como poderá o Sporting colmatar este “buraco” no meio-campo? Talvez a contratação de Mattheus Oliveira ao Estoril Praia possa traduzir esta preocupação dos dirigentes leoninos sobre uma eventual (ou certa?) saída de Adrien, por exemplo.

Tendo ainda como referência o meio-campo, foco-me nas posições laterais/extremos deste setor. Neste capítulo, Gelson Martins destacou-se sobremaneira na ala direita deste Sporting. Não podemos nunca olvidar (termo bastante castelhano) a exibição brilhante, para espanhol e Mundo ver, que este miúdo fez em pleno Santiago Barnabéu para a Liga dos Campeões, deixando atónito e confuso o lateral esquerdo madrileno Marcelo. Do lado esquerdo, Joel Campbell, um dos reforços de Jesus para a época transata, acrescentou mais valia mas nunca se afirmou como um jogador com potencial de “jogador 90 minutos”. Foi muitas vezes Bruno César que preencheu aquele flanco esquerdo do meio-campo – um jogador mais maduro, experiente e com recorte técnico.

Bas Dost foi o jogador em destaque da época leonina Fonte: Sporting CP
Bas Dost foi o jogador em destaque da época leonina
Fonte: Sporting CP

Quando penso no ataque a primeira coisa que me vem à cabeça é Bas Dost. Que artilheiro, aquele jogador! Uma pérola que o Sporting descobriu na Bundesliga e que brilhou que se fartou nesta Primeira Liga Portuguesa, edição 2016-2017. Melhor marcador do campeonato português e “bota de prata” a nível europeu, só superado pelo astro argentino Lionel Messi. Mas nem tudo foram Rosas neste ataque, ou, melhor dito, nem tudo foram Dosts. O aparecimento tardio de um jogador que pudesse jogar nas costas do avançado holandês foi uma dor de cabeça permanente para Jorge Jesus. Quem acabou por se afirmar nessa posição foi o argentino Alan Ruiz, mas já numa altura avançada da temporada. E que bem que se afirmou! Temos de o segurar com unhas e dentes de Leão para a próxima época.

Em jeito de conclusão, é com uma nostalgia profunda e um lamento enorme que escrevo esta minha reflexão futebolística sobre o plantel do Sporting Clube de Portugal da época 2016-2017. Ficamos, mais uma vez, muito aquém daquilo que somos enquanto clube, um dos maiores da Europa. Mas os melhores adeptos do Mundo não desistiram. Que o prove a onda verde que cobriu os estádios sempre que o Sporting entrava em campo e que certamente continuará forte e aguerrida já na próxima temporada.

Foto de Capa: amorsporting.com

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayer Leverkusen fecha acordo com o sucessor de Erik ten Hag

O Bayer Leverkusen chegou a acordo com Kasper Hjulmand para assumir a equipa. Treinador vai assinar contrato nos próximos dias e arrancar trabalhos na quarta-feira.

A mensagem de Ruben Amorim para André Onana que motivou a saída do guarda-redes do Manchester United

André Onana está de saída do Manchester United. Mensagem de Ruben Amorim motivou saída do guarda-redes para o Trabzonspor.

Olympique de Marselha chega a acordo com Benjamin Pavard e Matt O’Riley

No último dia de mercado, o Marseille garantiu por empréstimo Benjamim Pavard com uma opção de compra de 15 milhões de euros e Matt O´Riley também com um acordo de cedência por uma temporada sem opção de compra.

Carlos Soler e Yangel Herrera assinam pela Real Sociedad

A Real Sociedad oficializou a contratação de Carlos Soler ao Paris Saint-Germain po 6 milhões de euros e de Yangel Herrera ao Girona por 11 milhões. Os dois médios assinam até 2030 e reforçam o meio-campo da equipa basca para a nova época.

PUB

Mais Artigos Populares

Brian Brobbey e Bertrand Traoré oficializados no Sunderland

Sunderland finaliza as contratações de Brian Brobbey e Bertrand Traoré por um total de 23 milhões de euros. Ambos os jogadores vindos do Ajax.

Yeray Álvarez suspenso por 10 meses devido a tratamento para a queda do cabelo

O Athletic confirmou a suspensão de Yeray Álvarez. O defesa central ficará fora dos relvados por 10 meses após acusar positivo em teste de doping.

Azerbaijão já definiu o 1º nome para a sucessão de Fernando Santos

O Azerbaijão já pensa na sucessão de Fernando Santos. Gianni De Biasi lidera a lista de selecionadores cogitados para o lugar do treinador português.