Análise à temporada do Sporting CP

O meio-campo foi um setor de grande importância neste Sporting 2016-2017. O verdadeiro “pulmão” da equipa em transições, quer ofensivas quer defensivas. William Carvalho como médio defensivo e mais recuado, descendo para a posição dos centrais sempre que o Sporting projetava os seus laterais no ataque, foi algo que marcou a fase inicial da manobra atacante da equipa de Jesus. Adrien, no miolo do terreno, correspondeu muito bem no seu papel de transportador e organizador de jogo da equipa, autêntico dínamo atacante, genuíno capitão. Bem nos recordamos da falta que fez à equipa após a sua lesão em fevereiro no jogo contra o Rio Ave e que terminou com a vitória da equipa de Alvalade. Com o mercado de transferências a movimentar-se para levar estas duas pérolas de Alvalade (alguma comunicação social tem falado do interesse do West Bromwich Albion nos dois atletas; o jornal Sapo Desporto noticiava também no seu site a 19/05/2017 o interesse do Manchester City por William), como poderá o Sporting colmatar este “buraco” no meio-campo? Talvez a contratação de Mattheus Oliveira ao Estoril Praia possa traduzir esta preocupação dos dirigentes leoninos sobre uma eventual (ou certa?) saída de Adrien, por exemplo.

Tendo ainda como referência o meio-campo, foco-me nas posições laterais/extremos deste setor. Neste capítulo, Gelson Martins destacou-se sobremaneira na ala direita deste Sporting. Não podemos nunca olvidar (termo bastante castelhano) a exibição brilhante, para espanhol e Mundo ver, que este miúdo fez em pleno Santiago Barnabéu para a Liga dos Campeões, deixando atónito e confuso o lateral esquerdo madrileno Marcelo. Do lado esquerdo, Joel Campbell, um dos reforços de Jesus para a época transata, acrescentou mais valia mas nunca se afirmou como um jogador com potencial de “jogador 90 minutos”. Foi muitas vezes Bruno César que preencheu aquele flanco esquerdo do meio-campo – um jogador mais maduro, experiente e com recorte técnico.

Bas Dost foi o jogador em destaque da época leonina Fonte: Sporting CP
Bas Dost foi o jogador em destaque da época leonina
Fonte: Sporting CP

Quando penso no ataque a primeira coisa que me vem à cabeça é Bas Dost. Que artilheiro, aquele jogador! Uma pérola que o Sporting descobriu na Bundesliga e que brilhou que se fartou nesta Primeira Liga Portuguesa, edição 2016-2017. Melhor marcador do campeonato português e “bota de prata” a nível europeu, só superado pelo astro argentino Lionel Messi. Mas nem tudo foram Rosas neste ataque, ou, melhor dito, nem tudo foram Dosts. O aparecimento tardio de um jogador que pudesse jogar nas costas do avançado holandês foi uma dor de cabeça permanente para Jorge Jesus. Quem acabou por se afirmar nessa posição foi o argentino Alan Ruiz, mas já numa altura avançada da temporada. E que bem que se afirmou! Temos de o segurar com unhas e dentes de Leão para a próxima época.

Em jeito de conclusão, é com uma nostalgia profunda e um lamento enorme que escrevo esta minha reflexão futebolística sobre o plantel do Sporting Clube de Portugal da época 2016-2017. Ficamos, mais uma vez, muito aquém daquilo que somos enquanto clube, um dos maiores da Europa. Mas os melhores adeptos do Mundo não desistiram. Que o prove a onda verde que cobriu os estádios sempre que o Sporting entrava em campo e que certamente continuará forte e aguerrida já na próxima temporada.

Foto de Capa: amorsporting.com

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolfsburgo já precavê saída de Mohamed Amoura e tem um alvo definido na Serie A avaliado em 25 milhões de euros

O Wolfsburgo está a procura de mais um avançado. A equipa alemã quer Nikola Krstovic para colmatar uma possível saída de Mohamed Amoura, que está na lista do Benfica.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo perto de contratar médio do Manchester City por 23 milhões de euros

O Nottingham Forest está em vias de contratar James McAtee. O médio inglês de 22 anos já aceitou a saída do Manchester City.

Al Nassr arranja companhia para Cristiano Ronaldo e João Félix garante reforço de luxo por 35 milhões de euros

Está fechada a contratação de Kingsley Coman. O avançado francês de 29 anos vai deixar o Bayern Munique e assinar pelo clube da Arábia Saudita.

Paulo Gomes: Amar Dedic: Muito mais do que um lateral tradicional

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Sá é destaque no Famalicão e tem 4 clubes interessados em Itália

Gustavo Sá conta com quatro interessados no seu passe. O médio do Famalicão é desejado em Itália para jogar na Serie A.

Quem é Yeremay Hernández e como pode ser o encaixe do extremo no Sporting?

Yeremay Hernández é alvo do Sporting para reforçar o ataque. Conhece melhor o perfil do extremo espanhol por quem os leões se lançaram.

As 2 grandes novidades do Benfica no treino na véspera do jogo com o Nice para a Champions League

Kerem Akturkoglu está integrado com a equipa na véspera do jogo com o Nice e Tomás Araújo faz treino condicionado. Benfica realiza o último treino.