Análise ao mercado de Inverno do Sporting

- Advertisement -

O mercado de Inverno do Sporting – à semelhança dos dois outros “grandes” – foi, do ponto de vista dos adeptos, um pouco escasso a nível de contratação de jogadores.

Normalmente, este mercado a meio da época é destinado a fazer apenas alguns ajustes pontuais nos plantéis porque é difícil haver um negócio impactante, ainda mais em campeonatos periféricos como o português.

Os clubes só investem quando há alguma oportunidade de negócio que compense para os clubes e o jogador.

No caso específico, o Sporting, é dos três “grandes aquele que tem a espinha dorsal e a sua forma de jogar mais estabilizada. Apesar da onda de lesões que assolou o plantel neste último par de meses, a maioria dos jogadores já está recuperados.

Por isso Rui Borges e a direção liderada por Frederico Varandas optaram por fazer apenas algumas alterações no plantel, em especial com a aquisição de dois extremos versáteis que podem jogar tanto à direita como à esquerda.

Nesse sentido, a contratação de Luís Guilherme e de Souleymane Faye foram as principais figuras recrutadas pelo Sporting para colmatar a lesão de Geovanny Quenda e a saída por empréstimo para o Nápoles de Allison Santos.

Alisson Santos
Fonte: Nápoles

Uma saída que confesso, foi um pouco surpreendente para mim, dado o início da época que o extremo brasileiro estava a efetuar, quase sempre a sair do banco, mas sempre a mexer com o jogo e a marcar como aconteceu em Bilbau contribuindo para a qualificação para os oitavos de final da Champions League.

Apesar das saídas dos defesas, uma já esperada, já que treinava desde o início da época à parte, a de St. Juste para o Feyenoord. E outra com o jogador em final de contrato, mas algo surpreendente, a recente de Matheus Reis para o CSKA de Moscovo, o Sporting optou por não reforçar a defesa.

Na baliza tudo se manteve, embora considere o guarda-redes suplente João Virgínia que veio a custo zero no início da época não tem qualidade suficiente para integrar o plantel leonino. Já podia ter sido dada uma oportunidade ao jovem guardião da equipa B Diego Callai que já mostrou atributos suficientes para ser a segunda opção ao titular Rui Silva.

No meio-campo e ataque, o Sporting não mexeu, acreditando Rui Borges, a sua equipa técnica e a direção comandada por Frederico Varandas que este plantel dá garantias suficientes para chegar ao grande objetivo desta temporada que é o tricampeonato.

Como disse Rui Borges depois da confirmação dos dois reforços de inverno, “É com estes que vamos à luta”.

Os reforços

Luis Guilherme Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Luís Guilherme – O extremo brasileiro que pode jogar tanto na esquerda como na direita, mas canhoto de origem, foi um reforço de inverno a pensar no futuro.

Com apenas 20 anos, formado no Palmeiras, já jogava na Europa desde a época passada na Premier League no West Ham em Inglaterra, onde não se conseguiu impor. Somou apenas 18 jogos sem nenhum golo marcado.

Tenta relançar a carreira em Portugal onde chega com muitas expectativas de ambas as partes e tem somado minutos no Sporting, clube que pagou por ele 14 milhões de euros.

Apesar de ser canhoto, tem tido melhores desempenhos na ala direita do ataque porque é um extremo de pé trocado que tem tendência a vir da linha para o meio. Foi assim que se estreou a marcar pelos leões frente ao AVS nos quartos de final da Taça de Portugal.

Penso que Luís Guilherme pode adaptar-se melhor no lado direito do ataque onde pode combinar bem com Trincão, Pedro Gonçalves e até com Fresneda sendo um extremo que me parece ser interessante no 1×1 e poderá ser um dos destaques leoninos até final da temporada.

Olheiro BnR | Souleymane Faye
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Souleymane Faye – Outro das apostas de inverno do Sporting, foi mais um extremo com semelhanças com Luís Guilherme porque se trata também de um extremo polivalente, podendo jogar nas duas alas do ataque apesar de ser destro.

O extremo senegalês de 23 anos veio da segunda divisão espanhola, do Granada por 6,5 milhões de euros, onde fez na época passada 21 jogos, dois golos e seis assistências. Foi ainda internacional uma vez pelo Senegal.

Como chegou mais tarde, está numa fase de adaptação mais atrasada, mas já se estreou pelo clube leonino na Taça de Portugal frente ao AVS e no campeonato em Alvalade, diante do Nacional.

Já foi utilizado nas duas alas do ataque, mas pelo pouco tempo de utilização ainda não deu para perceber onde se sente mais confortável, mas com o excesso de opções à direita, talvez Rui Borges opte por utilizá-lo mais no lado esquerdo como substituto de Allison Santos. Não vai ser fácil dado a marca que o brasileiro, agora em Nápoles, deixou em Alvalade na meia época que ali jogou.

Faye será mais um elemento tal como Luís Guilherme para reforçar as alas e ajudar o emblema de Alvalade a conquistar títulos numa equipa já bem estabilizada, oleada e experiente que poderá ajudar estes jovens a integrarem-se na equipa mais facilmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Gianluca Prestianni apoia o Benfica nas críticas à arbitragem durante a vitória diante do Santa Clara

O Benfica publicou um vídeo de dois possíveis penáltis que não foram assinalados, ao qual Gianluca Prestianni respondeu com 'Siga, Siga'.

Anatoliy Trubin e o erro frente ao Santa Clara: «Erros fazem parte da jornada»

Após a vitória por 2-1 no terreno do Santa Clara, Anatoliy Trubin refletiu sobre o seu erro que originou o golo de Gonçalo Paciência.

Jakub Kiwior | O novo Militão?

Kiwior é menos veloz que Militão, e a sua utilização como lateral é feita em moldes bastante diferentes. Como por vezes aconteceu no Arsenal

Liam Rosenior reage ao hat-trick de Pedro Neto: «É um jogador de classe mundial»

Pedro Neto marcou três dos quatro golos do Chelsea na vitória frente ao Hull City. O técnico Liam Rosenior deixou fortes elogios ao internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Emanuel contra atitude de jogadores de Sérgio Conceição: «Os árbitros têm de controlar isto»

Pedro Emanuel mostrou-se descontente com o facto dos jogadores do Al Ittihad terem perdido tempo na partida contra o Al Fayha.

NBA: Chris Paul anuncia fim da carreira

Chris Paul anunciou que vai retirar-se do basquetebol após 21 temporadas. O base terminou no 2.º lugar da história da NBA em assistências e roubos de bola.

Manchester United em conversações com jovem promessa do Manchester City

O Manchester United está interessado em contar com Kasen Brown, defesa que pertence aos quadros do Manchester City.