Analise táctica: FK Qarabag

  • Processo ofensivo

É uma equipa habituada a jogar em posse, em três jogos para o campeonato conta com uma média de 62% de posse, juntando os jogos já realizados quer para a Champions quer para a Liga Europa, onde existem adversários de maior nível esses valores continuam a rondar os 59%, o que comprova que é uma equipa que gosta de ter bola e de trabalhar com ela. O conjunto de Gurbanov está mais rotinado a jogar num sistema de 4x2x3x1 – utilizou este sistema cerca de 60% das vezes – mas que por vezes se “transforma” num 4x1x4x1. Uma equipa habituada a fazer bastantes remates com uma média de 12 remates, mas que conta apenas com uma taxa de sucesso de 26%, fazendo com que a equipa seja pouco eficaz. O sistema com que se irá apresentar em Alvalade, irá depender muito da mentalidade do treinador e das ideias que traz para o jogo. Acreditando que se irá manter fiel as suas ideias de posse, conto que o emblema do Azerbaijão entre em campo com a disposição de 4x2x3x1 com o seguinte onze titular:

Guarda-Redes: Vagner

Defesas: Medvedev, Guseynov, Sadygov e Guerrier

Duplo Pivot: Slavchev e Garayev

Médios: Zoubir e Madatov nas alas com Ozobic ao meio.

Avançado: Emeghara.

É uma equipa que em organização ofensiva procura jogar mais apoiado desde a defesa até ao ataque. Vagner é um experiente guarda-redes e joga bem com os pés, jogando por vezes mais adiantado, dando confiança e tranquilidade à equipa. Os centrais Guseynov e Sadygov têm como seu ponto fraco o não serem muito fortes tecnicamente, mas compensam isso por serem ambos jogadores agressivos defensivamente. No duplo pivot, temos Garayev como homem mais defensivo e Slavchev como homem mais equilibrado, fazendo o papel de médio box-to-box, mas ocupando áreas mais ofensivas que Garayev.

A equipa tipo organizada em 4x2x3x1

Apesar da equipa se organizar em 4x2x3x1, devido às suas dinâmicas ofensivas, faz com que se coloque num esquema mais parecido ao 3-4-3. Na primeira fase de construção, procuram sempre que seja feita uma linha de três centrais. Por norma, na primeira fase de construção, o FK Qarabag constrói com três atrás, sendo que o central-direito – Guseynov – se coloca como homem mais recuado, com o central-esquerdo -Sadygov – a abrir no lado esquerdo. Do lado direito ou fica o lateral-direito – Medvedev- ou o médio defensivo –Garayev – que por vezes também baixa, ocupando o lado direito do terreno mas sempre com um objetivo em comum, permitir ao seu lateral esquerdo –Guerrier – subir no terreno, pois é um jogador que gosta de atacar e que da muita capacidade ofensiva ao longo da linha, comportando-se como um extremo.

O heat map do lateral esquerdo Guerrier, onde é possível observar a projeção ofensiva que o lateral dá à equipa no corredor esquerdo.

Caso o lateral-direito fique recuado na estrutura de três, não se projetando, a ala fica entregue ao extremo do lado direito. O principal objetivo é ter sempre os extremos em terrenos interiores, quer para potenciar a capacidade de remate, já que os médios alas/extremos jogam com os “pés trocados” pois o canhoto Madatov joga na direita e o destro Zoubir joga na esquerda, quer para lhes dar a capacidade de decisão, visto que são os jogadores mais criativos e que mais desequilibram. Tecnicamente muito fortes e com uma qualidade acima da restante equipa, são muito fortes no 1 contra 1. Ozobic, também é um dos homens em destaque na equipa, pois é o homem das bolas paradas e possui uma excelente meia distância e visão de jogo. Na frente, Emeghara é um ponta de lança algo trapalhão, não é muito letal nem forte tecnicamente e as suas principais armas são a sua mobilidade e velocidade.

Como já foi referido anteriormente, sendo uma equipa que gosta de ter bola, Qurbanov pede aos seus jogadores, sobretudo aos médios Slavchev e Ozobic para entrarem no bloco adversário e quase sempre esses dois médios e os extremos estão entre as linhas adversárias à espera dos passes verticais para criar um desequilíbrio. Conseguindo ultrapassar esta pressão defensiva, é uma equipa que gosta de colocar vários homens na área. Apesar de ser uma equipa que procura a posse e construir de forma lenta a partir de trás, para depois lá na frente fazer a diferença com as suas individualidades, o FK Qarabag torna-se mais letal quando consegue fazer transições rápidas defesa-ataque, explorando a profundidade de Emeghara. Os azeri, como pode ser observado pelo facto do lateral direito ficar algumas vezes atrás, preferem e procuram mais focar os seus ataques pelo flanco esquerdo, pois é onde Guerrier da uma maior profundidade mas também Zubir que é o homem mais desequilibrador, capaz de conciliar argumentos na condução e no drible, com bastante foco nos cruzamentos e nos passes de rutura.

Nas bolas paradas é curioso verificar que por vezes é um dos centrais a cobrar o canto, sendo que um deles por vezes não sobe à área. Outra das jogadas ensaiadas, é o facto de um dos centrais ficar à entrada da área para o remate. No entanto, quando cobrado o canto para o interior da área, são os defesas laterais os homens alvo, sendo que Guerrier é bastante incisivo no ataque à bola, inclusive estes dois homens já marcaram este ano de bola parada.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot e Jack Grealish premiados pela Premier League no mês de agosto

Arne Slot foi eleito o treinador do mês de agosto da Premier League. Já Jack Grealish venceu o prémio de jogador do mês da competição.

FC Porto quer renovar contrato com Diogo Costa e aumentar cláusula de rescisão: eis os valores

O FC Porto tem como um dos objetivos para os próximos meses renovar com Diogo Costa. Renovação permitiria subida da cláusula de rescisão para os 100 milhões de euros.

Pep Guardiola compara Erling Haaland a Alexander Isak: «Está um pouco acima»

Em antevisão ao Manchester City x Manchester United, Pep Guardiola comparou os avançados Erling Haaland e Alexander Isak.

Rico Lewis renova contrato com o Manchester City e contraria Pep Guardiola: «Gosto de jogar no meio-campo e de estar envolvido no jogo com...

Rico Lewis renovou contrato com o Manchester City até 2030. Internacional jovem inglês tem sido uma das apostas de Pep Guardiola como lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

João Mário deixa Besiktas e é reforço do AEK por empréstimo

João Mário já foi apresentado como novo jogador do AEK. Médio internacional português deixa o Besiktas na condição de emprestado e ruma à Grécia.

Francesco Farioli e o regresso a Itália: «Não excluo, mas sair foi fundamental para saltar a fase em que te dizem que és demasiado...

Francesco Farioli, técnico do FC Porto, comentou sobre a possibilidade de regressar ao futebol italiano no futuro.

Jota Silva oficializado no Besiktas por empréstimo do Nottingham Forest

Jota Silva é reforço do Besiktas. O avançado português deixou o Nottingham Forest e assinou com o clube turco por empréstimo de uma temporada.