Antes, durante e depois

- Advertisement -

Francisco Oliveira Geraldes é leão desde 2003/2004, altura em que começa a representar o Sporting CP. Desde cedo afirmou que pretendia fazer toda a sua carreira no clube, fazendo sempre juras de amor eterno pelo leão que tantas vezes carregou ao peito. Foi igualmente desde muito novo que demonstrou todo o seu talento e toda a sua criatividade. Uma forma única quando toca na bola, de cabeça sempre levantada e com uma condução assertiva e um passe (quase) sempre teleguiado. Oferece soluções técnicas incríveis e entende na perfeição o que é preciso fazer com e sem bola.

A nível sénior começou a dar os primeiros toques na equipa B leonina e foi sem dúvida um dos destaques do plantel na altura. As suas exibições deliciavam os adeptos e, pensávamos nós que, de igual forma os dirigentes leoninos. Segue-se um empréstimo ao Moreirense onde foi o maestro da equipa e onde conquistou uma Taça da Liga. Uma época a um grande nível garantiu a presença na pré-época leonina na seguinte temporada, mas sem sucesso. Voltou a ser emprestado e desta vez o destino foi o Rio Ave, onde somou também um conjunto de 38 jogos e 4 golos, melhorando até os números e os níveis exibicionais que demonstrou em Moreira de Cónegos.

A sua qualidade não deixava margem para dúvidas e as suas exibições mais uma vez, faziam deliciar os adeptos leoninos. Quando se pensava que seria (finalmente) aposta em Alvalade, eis que surge um novo empréstimo. Desta feita o destino seria a Alemanha, para representar as águias de Frankfurt. Contou com zero jogos e logicamente zero minutos. Uma lesão que contraiu não ajudou também à sua adaptação.

Regressou em janeiro a Alvalade e foi o primeiro reforço de inverno. Foi inclusive a cara da gamebox para a segunda volta da época e no entanto somou apenas 18 minutos em 3 jogos e conta ainda com uma participação nos sub-23. Um jogador que vinha em crescendo vê assim a sua carreira estagnada, sem hipótese de continuar o trabalho que vinha a realizar. É lógico que “cresceu” na sombra de Bruno Fernandes e que seria muito difícil de ser aposta frequente, mas a sua qualidade reclama muito mais que 3 jogos e apenas 18 minutos.

Marcel Keizer defende que o jogador não joga por falta de qualidade, mas sim fruto dessa mesma concorrência. Consigo concordar de facto, mas não consigo entender nem compreender então a pouca aposta como já referi.

Francisco Geraldes continua a ser um enigma em Alvalade
Fonte: Sporting CP

E agora? Como será daqui para a frente? O centro campista tem atualmente 24 anos e contrato com o clube leonino até 2021 com uma clausula de 45 milhões de euros. É um jogador tecnicamente muito evoluído, conhece e compreende o jogo e não consigo encontrar razões técnicas ou táticas para que não seja aposta regular no Sporting CP. É um jogador que está sempre um passo à frente, antecipando as suas ações e as dos adversários. No entanto, não deixa de ser curioso o facto de vários treinadores nunca terem apostado nele em Alvalade, mas a verdade é que temos o exemplo recente de Wendel que começou por não contar e agora acaba por ser uma das peças chave do plantel leonino.

Há jogadores que reclamam por oportunidades e certamente que Francisco Geraldes merece muitos mais minutos. Não sabemos o que se passa extrajogo e nos bastidores mas é um case-study este de Francisco Geraldes. Quem fica a perder é o jogador, mas sobretudo o clube por não apostar num jogador que alia na perfeição a sua inteligência com as chuteiras que calça em campo. Precisa de jogar para ter mais intensidade e para ser mais consistente – algo que demonstrou na nossa liga em duas épocas e dois clubes distintos. Sem ritmo de jogo será tudo mais difícil.

É rumor na imprensa desportiva que Francisco Geraldes está em vias de ingressar no AEK que é treinado atualmente por Miguel Cardoso, técnico que já orientou o médio português na sua passagem pelo Rio Ave. No entanto, é dito também que o Sporting CP pretende renovar por mais uma época antes de realizar o empréstimo. A minha grande questão é: para quando uma aposta séria? Vamos ver Francisco Geraldes mais uma vez a ser emprestado? Vamos renovar e emprestar para o jogador ser uma aposta com que idade? Ou para ir para o exterior dar nas vistas e mais tarde ser vendido?

Um jogador da casa, com qualidade e com uma enorme ambição de representar o clube é prendado desta forma. O problema do Sporting CP é estrutural e sobretudo um problema de mentalidade. Algo que se tentou mudar durante os últimos anos mas que parece para sempre perdurar no clube. Agora o futuro está encarregue de nos trazer todas as respostas.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

PUB

Mais Artigos Populares

Lanús vence Flamengo e ganha vantagem na final da Supertaça Sul-Americana

O Lanús está em vantagem na Supertaça Sul-Americana. Na primeira mão da final, vitória dos argentinos sobre o Flamengo por 1-0.

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.