Duelo de felinos | Sporting x Boavista

Sporting
Primeira Liga, 26.ª jornada: domingo, 17 de março de 2024, 20h30.

A ANTEVISÃO: NA RECEÇÃO ÀS PANTERAS, LEÕES QUEREM VENCER PARA MANTER MARGEM DE MANOBRA

O Sporting vai entrar na 26.ª jornada da Primeira Liga com um ponto de vantagem sobre o rival da segunda circular e ainda com um jogo em atraso, em casa do Famalicão, referente à jornada 20.

Os leões não conseguiram levar de vencida a Atalanta nos oitavos de final da Liga Europa. Apesar da ambição espelhada nas palavras de Rúben Amorim, a gestão do plantel (inquestionavelmente necessária) terá tido alguma influência no desfecho da eliminatória. O foco será agora virado definitivamente para o campeonato.

Gyokeres continua a ser destaque e, com 19 golos em 23 jogos, aproxima-se do registo de Taremi na época transata (22 golos) quando ainda há 10 jogos por disputar. Nesta altura, o sueco já não é uma surpresa para nenhum adversário e será alvo de atenção redobrada por parte da defesa axadrezada.

Trincão tem-se aproximado do potencial que demonstrou no início de carreira e que levou o Sporting a resgatá-lo ao Barcelona, podendo desequilibrar o jogo a favor dos leões. Habitual titular no outro extremo, Pedro Gonçalves vai ser baixa de peso depois de ter contraído uma lesão muscular no jogo de Bergamo. Marcus Edwards, também titular no último jogo, é outra adição recente ao boletim clínico da equipa. Franco Israel, em bom momento de forma, continuará a ocupar a baliza do Sporting, com Antonio Adán ainda indisponível.

Do outro lado, o Boavista chega a Alvalade na nona posição da tabela, que se traduz em segurança no que toca à manutenção e, ao mesmo tempo. numa impossibilidade (não matemática, por agora), de alcançar o último “lugar Europeu” ocupado pelo Braga.

A experiência de jogadores como Seba Pérez e Salvador Agra poderá ser determinante para a equipa da cidade invicta, numa deslocação histórica e contextualmente difícil. Nesta edição do campeonato, o Boavista conseguiu manter a sua baliza inviolada em apenas dois jogos e, tendo em conta o momento de forma do ataque leonino, não será fácil repetir a proeza neste domingo.

Em termos ofensivos, e apesar de ter perdido algum fulgor em relação ao início da época, Bozeník continua a ser a principal referência e certamente criará dores de cabeça ao trio defensivo dos leões. Depois de um início de época promissor, em que o Boavista chegou a ser apontado como candidato ao top-4, o despedimento de Petit e atrasos no pagamento de salários contribuíram para criar alguma instabilidade num plantel com reconhecida qualidade.

O árbitro nomeado para o encontro é António Nobre, da AF Leiria.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Nas últimas 10 temporadas, há registo de apenas uma vitória do Boavista frente ao Sporting. Essa vitória aconteceu no Bessa, a 17/09/2022.
  2. A última vez que o Sporting perdeu pontos na receção ao Boavista para o campeonato foi a 15/03/2003, com um empate a um golo.
  3. Já a última (e única) vez que as panteras regressaram de Alvalade com os três pontos aconteceu a 03/01/1976.
  4. No histórico de todas as competições oficiais, 51,1% dos jogos entre as duas equipas acabaram com triunfo leonino e 27,1% em empate.
  5. Contemplando apenas os jogos em casa, a percentagem de vitórias do Sporting sobe para os 77,3%.
  6. Viktor Gyokeres pode chegar pela primeira vez aos quatro jogos consecutivos a marcar para o campeonato.
  7. O Boavista não consegue duas vitórias consecutivas para a Primeira Liga desde as jornadas quatro e cinco, em que bateu Estoril Praia como visitante e GD Chaves no Bessa.
  8. O Boavista já roubou pontos a Benfica e FC Porto e prepara-se agora para tentar importunar o líder do campeonato.
  9. O Sporting ainda não perdeu qualquer ponto em casa nesta edição da Primeira Liga.
  10. O Sporting não perde para o campeonato desde dezembro, na visita ao Estádio D. Afonso Henriques (Vitória SC 3-2 Sporting).

JOGADORES A TER EM CONTA

Morten Hjulmand a jogar pelo Sporting
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Morten Hjulmand – O médio dinamarquês é já um indiscutível no 11 do Sporting. Tem sido o motor do meio-campo sportinguista, aliando capacidade física a uma visão de jogo acima da média.

Desconhecido para a maioria dos adeptos aquando da sua chegada, vindo do Lecce, revelou-se uma aposta acertada dos olheiros do Sporting. Encaixou perfeitamente no sistema tático de Rúben Amorim, partilhando a zona central do terreno com Morita e quase fazendo esquecer a saída de Manuel Ugarte para o PSG. Com o Euro 2024 a aproximar-se a passos largos, Hjulmand tem feito o suficiente para merecer a confiança do seu homónimo (Kasper Hjulmand), após se ter estreado frente a San Marino em setembro de 2023.

Miguel Reisinho – Apesar de alguns problemas com lesões, o centrocampista natural de Vila Nova de Gaia tem tido a sua época com mais minutos ao serviço do Boavista. Além dos 25 jogos realizados, Reisinho apontou também dois golos e quatro assistências.

Na última jornada, saltou do banco para dar a vitória ao Boavista com um golaço de pé esquerdo aos 82 minutos. Arrecadou o prémio de homem do jogo e candidatou-se assim a um lugar no 11 das panteras em Alvalade. A titularidade não é garantida, mas Reisinho já se mostrou capaz de desequilibrar vindo do banco e de se tornar protagonista em poucos minutos.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: Franco Israel; Diomandé, Coates e Eduardo Quaresma; Geny Catamo, Morita, Hjulmand e Matheus Reis; Nuno Santos, Trincão e Gyokeres

Treinador: Rúben Amorim

«Percebemos logo onde falhámos. Devíamos ter ganho o jogo e a eliminatória. Não aconteceu e agora estamos focados no Boavista, uma equipa que subiu nos últimos jogos. (…) é uma equipa perigosa, mas estamos preparados para o jogo e temos de vencer».

Boavista: João Gonçalves; Chidozie, Abascal e Filipe Ferreira; Pedro Malheiro, Sebástian Pérez, Vukotic e Onyemaechi; Salvador Agra, Bruno Lourenço e Bozeník

Treinador: Ricardo Paiva

«Os jogadores estão preparados e motivados, não só pelos últimos resultados, mas também pelo trabalho que têm vindo a desenvolver no dia a dia. (…) julgo que amanhã se apresentarão equilibrados, focados e determinados em conseguir fazer um bom jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 3-1 Boavista

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Martim Mayer fala em ‘Special One’ e comenta momento do Benfica: «A inevitável decisão de despedir Bruno Lage peca por tardia»

Martim Mayer comentou a saída de Bruno Lage do Benfica e a iminente chegada de José Mourinho ao clube. Candidato à presidência dos encarnados reagiu.

Sporting quer aumentar a cláusula de rescisão de Gonçalo Inácio: eis o valor que vai ser proposto

Gonçalo Inácio é um dos jogadores com quem o Sporting deseja renovar e aumentar a cláusula de rescisão para os 80 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe reage à chegada iminente de José Mourinho ao Benfica: «Uma estranha coincidência da vida»

Ali Koç, presidente do Fenerbahçe, comentou a possível chegada de José Mourinho ao Benfica. Treinador passou pelos turcos antes do regresso mais que provável a Portugal.

Partida entre Benfica e Qarabag contou com presença especial nas bancadas

O Benfica foi derrotado pelo Qarabag na noite de quarta-feira. Roberto Martínez esteve nas bancadas do Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes: «Ninguém coloca em causa a qualidade de José Mourinho»

João Noronha Lopes analisou o momento conturbado do Benfica. Candidato criticou gestão de Rui Costa e comentou saída de Bruno Lage.

João Noronha Lopes critica carrossel de treinadores do Benfica e fala na saída de Bruno Lage: «Perder com o 7º classificado do Azerbaijão não...

João Noronha Lopes analisou o momento conturbado do Benfica. Candidato criticou gestão de Rui Costa e comentou saída de Bruno Lage.

Isaac Nader brilha e é campeão do mundo dos 1.500 metros

Isaac Nader sagrou-se durante esta quarta-feira campeão mundial de 1.500 metros, numa prova realizada em Tóquio.