APAF e a polémica em Famalicão | Quão fácil é punir o Sporting CP?

- Advertisement -

Após o polémico empate do Sporting CP em Famalicão, Frederico Varandas teceu duras críticas à arbitragem daquele encontro – de recordar que Coates teve um golo anulado no último minuto e de forma, no mínimo, duvidosa. Rúben Amorim foi expulso ainda no decorrer do jogo devido a protestos, sendo depois suspenso por duas semanas. João Mário, uma das referências da equipa, além de Miguel Braga, também mostraram o seu descontentamento.

Ora, o presidente leonino, tantas vezes criticado pelas suas intervenções, tem toda a razão quando diz que um golo daqueles nunca seria anulado ao SL Benfica ou ao FC Porto. Da mesma forma que jamais a APAF emitiria um comunicado daqueles caso fossem os rivais a reclamar de serem prejudicados. E quem diz uma entidade, diz os próprios intervenientes do jogo: quantas vezes os treinadores adversários reclamam após jogos contra o Sporting CP, enquanto que quando enfrentam FC Porto e principalmente SL Benfica, falam aos jornalistas com um semblante resignado, até mesmo quando são goleados? Não são teorias da conspiração, são factos.

Mais do que guerras internas, e muito embora eu próprio seja um forte crítico de Frederico Varandas, é preciso guerrear com o sistema que há décadas impede o Sporting CP de ser tão vencedor quanto os dois rivais. Sim, o termo mais apropriado é mesmo “guerrear”.

As recentes campanhas nas redes sociais, como a #OndeVaiUmVãoTodos, são bastante positivas, até porque unem os adeptos em torno de uma causa que é defender o clube, mas um clube com a grandeza e importância do Sporting CP na sociedade portuguesa não se pode ficar apenas por isso. Mais do que sentimentalismo, está em jogo o bom nome do clube, além do que é inevitavelmente o mais importante, principalmente nesta fase: a questão financeira.

No entanto, há que fazê-lo de forma inteligente e acima de tudo assertiva. Miguel Braga não é, de todo, a melhor pessoa para o cargo que ocupa. Pouca firmeza nas suas palavras, além do pouco alcance nas redes sociais, dado que algumas páginas de apoio ao Sporting CP conseguem espalhar mais certas mensagens que o próprio diretor de comunicação. Neste aspeto, precisaríamos de um Francisco J. Marques – temos de deixar de ser “anjinhos’”.

Sempre ouvi que o Sporting CP era um clube diferente. Um clube com valores, princípios e de boa gente, que não alinhava em certas coisas. Num país cheio de chicos espertos como o nosso, não há outra maneira de vencer sem ser entrando no lodo que é o futebol e o desporto em Portugal.

É só verificarmos como é que os rivais ganham títulos atrás de títulos, mesmo com tantas suspeitas, ninguém se importa com isso. Não defendo que devemos ser corruptos, mas é fundamental fazer barulho. Infelizmente, hoje o futebol ganha-se mais fora de campo que dentro. Quantas vezes o Sporting CP possuía plantéis melhores do que os dos rivais, como em alguns anos da malfadada década de 90, em 2015/16 ou em 2017/18, e mesmo assim nunca foi campeão nacional devido a ‘’motivos de força maior’’?

Todos os dias vemos iluminados que acham que o mundo do futebol é um mar de rosas, que as pessoas no futebol agem todas de boa fé e que quem reclama disso é que é tóxico. Assim caiu um presidente há dois anos que mexeu com quem (não) devia. Curiosamente, quem é arguido em dezenas de processos de corrupção e que tem o nome na lama há décadas, ainda lá está. Como diria José Maria Pedroto, um treinador histórico e decisivo na transformação do FC Porto de um clube de alcance regional para um clube de nível mundial (e que esteve para vir para o Sporting, mas como é apanágio do clube, foi só mais um erro histórico…): “Enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos’”. Que sirva de reflexão!

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Martín Demichelis deixa o comando do Mallorca e já tem proposta da Bundesliga

Segundo a Radio Marca, Martín Demichelis vai abandonar o Mallorca depois de receber uma proposta 'irrecusável' do RB Leipzig.

Brasil x Marrocos em canal aberto: Onde ver o primeiro jogo da seleção canarinha no Mundial 2026?

O Brasil enfrenta Marrocos no primeiro jogo do Grupo C no Mundial 2026. Encontro será transmitido na Sport TV 1 e LiveModeTV PT.

André Silva confirmado como reforço do FC Porto

André Silva foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, assinando por uma época.

Cristiano Ronaldo: «Fisicamente estou bem, vocês têm visto os jogos?»

Cristiano Ronaldo falou com os jornalistas durante esta sexta-feira, antes da partida de Portugal para os Estados Unidos da América.

PUB

Mais Artigos Populares

Para ser uma das transferências surpresa do mercado? Internacional espanhol pode rumar às divisões secundárias

Ander Herrera rescindiu o seu contrato com o Boca Juniors e o seu futuro pode passar pelo Real Zaragoza, conjunto da Primera RFEF.

Armando Sá, ex-adjunto do Pacific FC, em exclusivo ao Bola na Rede: «O Canadá tem possibilidades de passar a fase de grupos»

O treinador português Armando Sá, falou sobre a estreia do Canadá no Mundial e o crescimento do futebol canadiano.

Benfica recebe 24 milhões de euros por cedido

O Benfica confirmou que Florentino Luís mudou-se a título definitivo para o Burnley por 24 milhões de euros.