As redes necessitam dos crisântemos de abril

- Advertisement -

Voltemos ao início dos anos 70. Ao João Rocha, à famosa nave de Alvalade e aos jogadores históricos e genuinamente sportinguistas: com a listada verde e branca tornavam-se forças de natureza e permaneciam na contenda até ao último suspiro e gota de sangue; não perduravam facilitismos de qualquer estirpe, não existiam benesses no seio das quatro linhas nem se faziam fretes. Sentia-se, vivia-se e respirava-se Sporting Clube de Portugal. A invencibilidade é uma utopia negativa e a derrota diante de adversários, teoricamente, com menor pujança podia ocorrer “normalmente” como se verificou diante do Famalicão. Mas as bancadas, unanimemente, consciencializavam-se de que esforço, dedicação e devoção não eram princípios ausentes.

Vítor Damas. Todas as homenagens são escassas e a sua memória perpetua-se ao longo de todo o relvado. Não assisti às suas demonstrações de amor e de valentia. Os mais velhos encarregaram-se de adornar o que contemplavam e eu, até hoje, quando o assunto emerge, perplexo e embevecido me apresento e possuo a plena garantia de que nenhuma palavra aflora o exagero. A perfeição, apesar de quimera, adquire um caráter subjetivo. Na modesta opinião de um comum mortal e no trespasse de opinião de quem bebi esta ínfima parte da sabedoria, Damas era o peito ilustre lusitano, a perfeição em todo o seu esplendor. Um guarda redes à imagem do reino de Leão, dono de um rugido voraz e completamente avassalador, capaz de colocar qualquer defesa em continência e de provocar a marcha de qualquer avançado adversário. E não foi por mero acaso que se converteu num dos maiores símbolos do clube e da seleção nacional.

Renan tem sido o dono das redes leoninas
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

E agora? O que é feito das glórias que guardaram as redes e a vida do clube? Quem será a figura que se destacará no porto que impera a segurança depois de Rui Patrício? No tempo que urge, não há paradeiro para a voz de comando nem para rigorosamente nada dada a perda da bússola e do Norte.

Renan Ribeiro não cumpre os requisitos necessários para envergar a camisola sagrada. Num espetro classificativo, Renan é um extremo e a segurança máxima ocupa o polo adverso. Infelizmente, grande parte da legião leonina tece críticas duras e acertadas ao guardião porque a confiança extrapolada para os colegas de campo e balneário é nula, repito, nula. A sensação que me invade é a de que, nos lances nos quais sofre golo, mesmo sem ter praticamente hipótese de o evitar, podia e devia ter feito mais, de melhorar a agilidade na sua estirada, de incrementar a sua rapidez na designada “mancha” ou na saída dos postes e de, mesmo entre postes, não hesitar.

Que se inicie a revolução dos crisântemos! O caminho efetua-se de espingarda ao ombro e respetiva flor a brotar do sítio onde a bala irrompe. Contactos pessoais ditam que o golpe de estado está a mando de Luís Maximiano, mas paira a incerteza e ergue-se, de novo, a fumaça. Que haja um pouco de Salgueiro Maia no staff técnico e na cúpula dirigente!

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Crysencio Summerville deixa o West Ham e reforça o Al-Hilal

O Al-Hilal anunciou a contratação de Crysencio Summerville, proveniente do West Ham, por 64,4 milhões de euros.

Pedro Gonçalves prepara saída do Sporting e pode despedir-se frente ao AS Mónaco

Pedro Gonçalves poderá estar prestes a despedir-se do Sporting após seis temporadas no clube, rumo à Arábia Saudita.

Jaime Faria cai nos quartos de final do Estoril Open após reviravolta de Luciano Darderi

Jaime Faria saiu derrotado no duelo com Luciano Darderi durante esta sexta-feira, relativo aos quartos de final do Estoril Open.

Real Madrid de José Mourinho entra na corrida por extremo desejado pelo PSG e avaliado em 130 milhões de euros

O Real Madrid de José Mourinho está interessado na contratação de Yan Diomande. O extremo de 19 anos é igualmente desejado pelo PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-treinador adjunto da Seleção Nacional a caminho do Chelsea

Austin MacPhee, treinador de bolas paradas, vai deixar o Aston Villa para representar o Chelsea na próxima temporada.

Mercado: FC Porto pretende internacional neerlandês para resolver problema no plantel

O FC Porto pretende contratar Vincent Janssen, ponta de lança que representava os belgas do Royal Antwerp. Atualmente, está livre.

Hamburgo SV inicia contactos com o Arsenal para fazer regressar Fábio Vieira

O Hamburgo SV quer contratar Fábio Vieira e já iniciou contactos com o Arsenal tendo em vista uma transferência a título definitivo.