Breves apontamentos do calendário 2021/2022 | Sporting CP

- Advertisement -

Recentemente, a Liga Portugal sorteou e apresentou o novo calendário para a próxima temporada. Desta forma, o Sporting CP ficou a saber quando enfrenta os seus adversários, nesta época em que os leões tentam revalidar o título e, consequentemente, conquistar o bicampeonato.

Na primeira jornada do calendário, os leões apadrinham o retorno ao principal escalão do futebol português do FC Vizela; em Alvalade e com uma equipa acabada de subir, diria que é mais que obrigatório começar com uma vitória.

Depois, segue-se o primeiro jogo grande do campeonato. O dia 14 de agosto marca o regresso a uma casa que se tornou decisiva na caminhada rumo ao título da época passada. A armada de Rúben Amorim defronta Carlos Carvalhal e companhia no primeiro grande teste aos campeões nacionais. Apesar de ainda ser bastante cedo no campeonato, será um bom duelo para começar a delinear as expectativas que podemos ter esta época. Seria de extrema importância levar de vencida esta partida, nem que tivéssemos de voltar a sofrer tanto como sofremos a época passada em Braga.

De seguida, o calendário assinala dois jogos, com o Belenenses SAD e com o FC Famalicão, que, apesar de serem duas equipas normalmente sólidas e difíceis de vencer, temos que conseguir os três pontos em ambos os jogos. Na jornada seguinte, temos o primeiro clássico, no Estádio de Alvalade, com o FC Porto, um adversário que dispensa apresentações e escusado será dizer que é um teste muito difícil; espero que, na altura, já seja permitido publico nos estádios, pois, com campeões nacionais nas bancadas, a tarefa de bater o FC Porto será mais fácil.

Em Braga, na passada temporada, Matheus Nunes vestiu a capa de herói e selou a vitória por 0-1
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

No pós-clássico, enfrentamos o GD Estoril Praia, o CS Marítimo e o FC Arouca. Com o máximo de respeito pelos adversários, são três jogos em que – obrigatoriamente – temos de conquistar três vitórias; uma equipa como o Sporting CP, que quer ser campeã nacional, não pode perder pontos em jogos destes. De seguida, seguem-se quatro jogos em que os leões, apesar de serem os claros favoritos, têm uma tarefa complicada, pois são frente a adversários tipicamente complicados: Moreirense FC, Vitória SC, FC Paços de Ferreira.

O primeiro jogo de dezembro (dia 5) é no Estádio da Luz, casa do Sport Lisboa e Benfica. Outro jogo de extrema dificuldade e, por ser numa fase adiantada da primeira volta, pode já delinear um pouco daquilo que será o futuro do campeonato (relembro que, por exemplo, o SL Benfica ficou fora da corrida pelo título quando defrontou o Sporting CP na penúltima jornada da primeira volta do campeonato passado). Para além disso, este ano há a questão João Mário, que trará mais emoção e acrescentará um contorno interessante à história deste clássico. Importante para demonstrar que quem cá está é mais importante do que quem, por decisão própria, quis sair.

Do dérbi até ao fim da primeira volta do calendário, ainda faltam jogos frente ao Boavista FC, Gil Vicente FC, Portimonense SC, CD Santa Clara. São sempre jogos difíceis, sobretudo contra os açorianos, que têm objetivos diferentes dos outros três.

Findada a primeira volta do campeonato, é hora de repeti-la, alterando apenas a condição de visitado para visitante e vice-versa.

Partindo para aquelas que são algumas das considerações finais daquilo que é o calendário do Sporting CP, tendo em conta todas as restrições que este sorteio tem, foi um calendário diria que expectável e até um pouco semelhante ao de anos transatos. Uma última nota para um facto que me parece importante e que, a meu ver, é benéfico para os leões.

Apanhamos o SC Braga e o FC Porto logo no início do campeonato, duas grandes equipas, por isso, podemos tirar partido do facto de que a espinha dorsal do Sporting CP não ter mudado muito, comparativamente ao ano passado, e de que ambos os adversários podem ter mais mudanças e demorar mais a encontrarem rotinas; assim sendo, podemos explorar algumas fragilidades que ainda não estejam tão trabalhadas e, consequentemente, vencer ambos os jogos do calendário.

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting ainda tem ‘problema para resolver’: há mercados abertos

Mateo Tanlongo não entra nos planos de Rui Borges para esta temporada e continua a trabalhar com a equipa B do Sporting.

Aston Villa empresta Samuel Iling-Junior ao Pisa até ao final da temporada

Samuel Iling-Junior vai representar o Pisa por empréstimo do Aston Villa, depois de ter passado a primeira metade da época ao serviço do West Brom.

Benfica: Alexander Bah sem data de regresso

Alexander Bah ainda não tem data de previsão para regressar aos relvados. O lateral encontra-se a recuperar de uma lesão grave.

Dani Molina deixa o Penafiel ao fim de seis meses no clube

O Penafiel anunciou a rescisão de contrato de Dani Molina. O espanhol chegou ao clube no início da temporada e participou em apenas sete jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição falhou 4 contratações no último dia de mercado

Foram vários os jogadores que o Al Ittihad tentou no último dia de mercado. Equipa de Sérgio Conceição falhou quatro contratações.

Fredrik Aursnes disposto a voltar à seleção da Noruega depois do apelo de Erling Haaland e Martin Odegaard

Fredrik Aursnes está disposto a voltar a representar a seleção da Noruega. Erling Haaland e Martin Odegaard conversaram com o médio do Benfica.

Atlético de Madrid oficializa as contratações de Rodrigo Mendoza e Obed Vargas

Rodrigo Mendoza e Obed Vargas são os mais recentes reforços do Atlético de Madrid, com contratos até 2031 e 2030, após chegarem do Elche e do Seattle Sounders, respetivamente.