BVB Dortmund 1-0 Sporting CP: Não houve Haaland, houve Malen

- Advertisement -

A CRÓNICA: JOGO EQUILIBRADO MAS SEMPRE “CONTROLADO” PELOS ALEMÃES

Sem Haaland para a equipa da casa, e sem Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio para a turma portuguesa, jogava-se a segunda jornada da Liga dos Campeões, já depois de o AFC Ajax ter derrotado o Besiktas JK, fazendo com que os neerlandeses somassem seis pontos, ao contrário dos turcos que continuam com zero.

O favoritismo estava do lado do Borussia Dortmund, mas cedo o Sporting CP quis mostrar que o primeiro jogo de Lisboa tinha sido um deslize. Os alemães foram um pouco superiores, sim, mas não tanto como à partida se esperaria, tendo a turma de Rúben Amorim algumas aproximações à baliza adversária. Ainda assim, o maior domínio do jogo veio a dar frutos e Malen fez o primeiro da partida, que deu outra tranquilidade aos alemães.

Para a segunda parte, o Sporting CP sabia que não valia a pena continuar apenas a defender e notou-se mais algum atrevimento da equipa, que, principalmente através de Porro, conseguia subir pela lateral direita e provocar calafrios à defensiva contrária. Ainda assim, sem grandes oportunidades dos leões e com a experiência neste tipo de jogos por parte do Dortmund, o jogo começou a ficar algo adormecido, algo que durou até ao apito final

Mais três pontos para os alemães, novamente pela margem mínima, e mais uma derrota para a equipa de Alvalade, que à partida irá lutar pelo acesso à Liga Europa com o Besiktas JK.

 

A FIGURA 

O Borussia Dortmund vence o Sporting por 1×0, com grande atuação defensiva e segue firme na Champions League. O time sentiu muitas dificuldades parar criar chances, mas Donyell Malen conseguiu decidir o jogo, marcando seu primeiro golo com a camisa aurinegra. pic.twitter.com/sy7no9uucU

— Central BVB (@bvb_central) September 28, 2021

Donyell Malen – Não tendo havido um destaque pela positiva nesta partida, o prémio de figura do jogo vai para o homem que acabou por fazer a diferença. Malen substituiu Haaland e ajudou a fazer esquecer o internacional norueguês, fazendo aquilo que ele melhor sabe: golo. Foi decisivo e deu à sua equipa os três pontos nesta jornada.

 

O FORA DE JOGO

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Trio ofensivo do Sporting CP – Tanto Paulinho como Tiago Tomás e Sarabia não estiveram especialmente inspirados na partida. Este era um jogo que se previa bastante difícil, mas estes três homens necessitavam de ser mais decisivos quando a equipa se conseguisse chegar à frente. Assim não foi, e o Sporting não só não conseguiu marcar, como não criaram uma grande oportunidade de golo.

 

ANÁLISE TÁTICA – BVB DORTMUND

A equipa alemã não pôde contar com o seu melhor marcador e jogador, Erling Haaland, mas nem por isso se intimidou face à turma portuguesa. Atuaram num sistema de 4-3-1-2, com uma linha defensiva formada por Meunier à direita, Hummels e Akanji ao centro e Raphael Guerreiro mais à esquerda. À sua frente, Witsel, bem conhecedor das equipas portuguesas, atuou como número seis, com a companhia de Bellingham e Dahoud, este segundo que saiu aos oito minutos devido a um problema físico. Para o seu lugar entrou Brandt.

Mais à frente jogou Reus como número dez, no apoio a Thorgan Hazard e a Malen, que veio substituir o ausente internacional norueguês. Parece um sistema algo confuso e pouco usual, e até o é, uma vez que as dinâmicas do Borussia são muito interessantes quando chega o momento de atacar a baliza do adversário, com os jogadores sempre muito disponíveis para ocupar os espaços vazios, criando problemas à defensiva adversária.

Dortmund – 11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Kobel (7)
Meunier (7)
Hummels (7)
Akanji (7)
Raphael Guerreiro (6)
Witsel (7)
Dahoud (-)
Bellingham (6)
Reus (6)
Thorgan (7)
Donyell Malen (7)

SUBS UTILIZADOS

Julian Brandt (6)
Marius Wolf (6)
Reinier (6)
Schulz (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Rúben Amorim apresentou o típico 3-4-3 com a linha defensiva a ser comandada por Coates, que muita falta fez na última partida da Liga dos Campeões, juntamente com Feddal e Luís Neto. A faixa esquerda do Sporting ficou ao cargo de Matheus Reis e a faixa direita de Pedro Porro, com João Palhinha e Matheus Nunes a ocuparem o meio campo.

Aqui, como é natural, o internacional português sempre um pouco mais recuado, e o futuro internacional pela seleção das Quinas com o poder e a capacidade para explodir, e ajudar, a equipa a chegar-se à frente no terreno. Na linha da frente apareceu Paulinho como homem mais adiantado, que contou com o apoio de Sarabia, muito dotado técnica e taticamente, e de Tiago Tomás, que entrou diretamente no 11 para que a sua velocidade pudesse ser aproveitada nos momentos do contra-golpe.

 

Sporting – 11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Adán (6)
Pedro Porro (7)
Luís Neto (7)
Coates (7)
Feddal (7)
Matheus Reis (6)
João Palhinha (7)
Matheus Nunes (6)
Pablo Sarabia (5)
Tiago Tomás (5)
Paulinho (6)

SUBS UTILIZADOS

Nuno Santos (6)
Jovane Cabral (5)
Ricardo Esgaio (-)
Tabata (-)
Daniel Bragança (-)

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Guilherme Vilabril Rodrigues
Guilherme Vilabril Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação de Comunicação Social e é um apaixonado pelo futebol. Praticante desde os três anos, desde cedo que foi rodeado por bola e por treinadores de bancada. Quer ser jornalista desportivo, e viu no Bola na Rede uma excelente oportunidade para começar a dar os primeiros toques.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus continua a querer substituir João Mário e tem novo alvo definido para o lado direito da defesa

A Juventus quer contratar um novo lateral direito para o lugar de João Mário. Brooke Norton-Cuffy, jogador do Genoa, é alvo dos italianos.

Eis os árbitros dos jogos da 19.ª jornada da Primeira Liga

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou as equipas de arbitragem dos jogos da 19.ª jornada da Primeira Liga.

Andrey Rublev retrata-se e elogia Jaime Faria: «Não sabia nada sobre ele, mas depois pesquisei um pouco…»

Andrey Rublev tinha garantido não conhecer Jaime Faria, mas explicou-se. Depois de bater o português, o tenista russo elogiou-o.

Andreas Schjelderup está mesmo de saída do Benfica: adeus é em definitivo

Andreas Schjelderup está muito próximo de deixar o Benfica. O jogador pode rumar ao Club Brugge ainda neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave pode receber jogador do Nottingham Forest ainda em janeiro

Cuiabano pode assinar com o Rio Ave neste mercado de transferências de janeiro. O jogador pertence ao Nottingham Forest.

Barcelona de olho em jogador com ascendência portuguesa

O Barcelona pode avançar para a contratação de Ajay Tavares, jogador que pertence aos quadros do Norwich City.

Demir Tiknaz oficializado como reforço do Braga por 7 milhões de euros

Demir Tiknaz foi apresentado como novo jogador do Braga. Médio turco chega aos arsenalistas proveniente do Besiktas e regressa a Portugal.