📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Carta para o Jamor: ou como ver além do Elefante na Sala

- Advertisement -

Um elefante enorme, gigante, tem ganho corpo e dimensão nos últimos dias e está agora numa sala sportinguista. Por muito que não queiramos, o elefante está lá, bem visível: a sua tromba enorme, as gordas patas e as grandes orelhas. Mas resisto. Resisto em ver esse elefante na nossa sala leonina. Ela está carregada de troféus, de momentos da nossa história afixada nas quatro paredes. Todavia a enormidade deste animal pode destruir tudo isso que durou anos e anos a conquistar.

É precisamente em honra a essa história que procuro ver, nesta sala, por entre as frinchas do enorme elefante que por aqui está e que habita connosco, uma Taça entre uma das suas orelhas e uma parte do seu tronco. Aguço o olhar e percebo que é a Taça de Portugal, uma das dezasseis que constam nesta nossa sala leonina.

A final desta competição jogar-se-á no domingo. Qualquer adepto de futebol – independentemente da preferência clubística – reconhece facilmente que esta final é muito mais do que um jogo de futebol. É, sobretudo, um momento de festa, de confraternização entre adeptos e, mais importante, uma oportunidade para celebrarmos o Desporto Nacional. É sobretudo por isso que ela é também designada como a Prova Rainha.

(Continuo a tentar fixar a Taça por entre uma das orelhas do elefante e uma parte do seu tronco. Aprecio agora os recortes dela, os seus pormenores, a sua elegância. É bonita, esta Taça! Isso, está quietinho elefante, não te mexas, por favor)

Muitos adeptos leoninos estão ao lado de Jorge Jesus e seus jogadores, numa demonstração de elevado sportinguismo
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Como em qualquer final, há um jogo, uma partida. E um jogo de futebol tem sempre uma equipa constituída por onze jogadores que jogam contra outros onze e que tentam marcar o maior número de golos na baliza contrária. E, no caso da final de domingo, as equipas são o Clube Desportivo das Aves e o Sporting Clube de Portugal.

(Calma, elefante, não saias daí. Quero continuar a ver a Taça que está entre ti, entre a tua cabeça e uma parte do teu tronco. Vá lá, não te mexas, não me lembres que existes, por favor…)

O número de conquistas do Sporting nesta competição é claramente esmagador face à equipa de Santo Tirso. Isto, só por si, diria muito sobre a supremacia ou o favoritismo da equipa dos Leões relativamente à equipa do Desportivo das Aves.

(Ei lá! Calma aí, não te enerves, não te mexas, elefante…. Deixa-te estar mais um bocadinho aí, vá lá… Prometo que estou quase a terminar, deixa-me só olhar mais uma vez a linda Taça de Portugal…)

Mas, como sabemos, nesta competição o fator “surpresa” e “tomba gigantes” é uma das suas principais características. Espero que, como sportinguista, este jogo assim não seja. Mas para isso Jorge Jesus e a equipa do Sporting têm que fazer como eu neste texto: esforçarem-se por não ver o enorme elefante que ocupa a sala sportinguista nestes dias cinzentos. Conseguirão os nossos Leões esse enorme feito?

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

Mehdi Taremi na corrida ao prémio de melhor jogador asiático

Mehdi Taremi está entre os nomeados ao prémio de melhor jogador asiático. O atleta compete com Takefusa Kubo (Real Sociedad) e Lee Kang-In (PSG).

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde segundo jogo consecutivo na Champions League de Basquetebol

O Benfica perde o seu segundo jogo na Champions League de Basquetebol frente ao Spartak Subotica. A vitória escapou as águias por 16 pontos.

Pedro Gonçalves prepara-se para mudar de posição no próximo jogo do Sporting

Pedro Gonçalves deverá ser titular na partida entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mas não vai jogar como extremo.

Rui Costa foi acusado de ser calão, incompetente e traidor por Luís Filipe Vieira: «Por que é que me teve lá tantos anos?»

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.