📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

CD Feirense 2-1 Sporting CP: A falta de eficácia paga-se caro

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Depois da derrota frente aos azuis do Restelo, que levantou ondas nas hostes leoninas acerca do futuro do treinador, o Sporting deslocou-se a Santa Maria da Feira para jogar com o Feirense, uma das “equipas sensação” da liga portuguesa sob a batuta do atual treinador Nuno Manta Santos. Apesar de ambas as equipas já terem a sua situação resolvida – o Sporting não tem aspirações a um lugar mais acima na tabela e o Feirense já garantiu a permanência na primeira liga – na entrada para o jogo, não foi por isso que as equipas se “encolheram” e não lutaram pelo resultado.

Na equipa do Sporting, Rúben Semedo voltou à titularidade em detrimento de Paulo Oliveira e Jefferson substituiu Zeegelaar, enquanto Gelson Martins e Daniel Podence regressaram depois de cumprido o jogo de castigo por acumulação de amarelos. Numa convocatória marcada pela “estreia” do prodígio Gelson Dala que iniciou o jogo no banco, todo o restante onze titular se manteve, sendo que Podence foi o segundo avançado de serviço, enquanto Gelson e Bruno César ficaram encarregues das alas.

O jogo começou por ser muito amorfo devido sobretudo ao facto das equipas estarem a batalhar a meio-campo com o Feirense a pressionar alto o Sporting na tentativa de deter a sua posse de bola, algo que obrigou muitas vezes Rui Patrício a “despachar” a bola para Bas Dost. Sem perigo evidente, o Sporting tentava chegar à baliza contrária com Podence a cruzar para a cabeça de Bas Dost para defesa fácil de Vaná. A resposta do Feirense surgiu logo depois com Etebo a rematar dentro da pequena área mas a encontrar Rui Patrício pelo caminho. Com a chegada aos vinte minutos de jogo, chegou também o golo do Sporting. Após lançamento lateral do brasileiro Jefferson, Coates desviou ao primeiro poste, Bas Dost ao segundo e a bola sobrou para o “menino” Gelson que não se fez rogado e rematou entre o poste e o guarda-redes. Pouco depois, Schelotto colocou à prova o guarda-redes do Feirense mas Vaná deu conta do recado. Tal como aconteceu durante grande parte do jogo, o Feirense respondia de seguida ao perigo criado pelo Sporting. Também de bola parada, Tiago Silva bateu um livre que só parou no fundo das redes do internacional português. Estava feita a igualdade e, depois disso, Rui Patrício ainda teve que se aplicar a remate de Etebo mas o jogo chegaria empatado ao intervalo.

Na segunda parte, a história não se alterou muito, com Sporting e Feirense a quererem chegar às respetivas balizas adversárias. Apesar do Sporting continuar a controlar razoavelmente o jogo, foi o Feirense quem foi aproveitando melhor as suas oportunidades, tanto que Rui Patrício foi obrigado a aplicar-se outra vez pouco depois do ínicio do segundo tempo. Bryan Ruiz foi lançado em jogo para o lugar de Podence perto da hora de jogo mas não foi pelos pés do costa-riquenho que se viu alguma inspiração. Pouco depois, Ruben Semedo faz falta sobre o irrequieto Etebo dentro da área e, sem hesitar, o árbitro assinala penálti. Cara a cara com Rui Patrício, Tiago Silva não falhou e bisou no encontro. Já em desvantagem, o Sporting dispôs da melhor oportunidade da partida para voltar a colocar o marcador empatado mas a trave e o poste negaram o segundo golo a Gelson Martins e na recarga Adrien Silva não conseguiu furar a muralha chamada Vaná. Na esperança de dar alguma velocidade e criatividade ao ataque, Jorge Jesus colocou Matheus Pereira em campo. No entanto, nem o jovem brasileiro conseguiu acrescentar algo mais que pudesse fazer com que a equipa conseguisse virar o resultado a seu favor. Perto dos noventa minutos, ainda houve tempo para Coates rematar de cabeça à baliza do Feirense, mas, mais uma vez, Vaná foi enorme e segurou a vantagem para os homens de Santa Maria da Feira.

Depois de uma série de onze vitórias que havia acabado no jogo passado, o Sporting volta a somar a segunda derrota consecutiva. Os verde e brancos dispuseram das oportunidades para empatar (e até ganhar) o jogo mas é imperativo que se perceba que é preciso mais do que competência para defrontar equipas como o Feirense que se transcendem em espírito colectivo e tático. Mais uma vez, o Sporting pode culpar-se a si próprio por esta derrota depois de voltar a estar refém da falta de eficácia que, tantas vezes, deu dores de cabeça durante a época corrente. Assim, o Feirense ganha pela primeira vez a um dos três «grandes», algo que nunca tinha feito na sua história.

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus com baixa praticamente confirmada frente ao Sporting

Khéphren Thuram não deverá marcar presença na partida entre a Juventus e o Sporting, relativa à quarta jornada da Champions League.

FC Porto já prepara Europa League e Francesco Farioli chamou 2 jovens ao treino

O FC Porto treinou durante esta terça-feira, tendo em vista o encontro frente ao Utrecht, relativo à quarta jornada da Europa League.

APAF reage à denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga com duro comunicado: «Chegou a hora de dizer basta»

A APAF já reagiu também ao processo disciplinar apresentado contra o FC Porto depois de Fábio Veríssimo ter denunciado que sofreu pressões no FC Porto x Braga.

Big 5: 11 treinadores já foram despedidos e 2 são portugueses

Até ao momento, 11 treinadores já foram despedidos do comando de emblemas que fazem parte das Big 5.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Benítez reage às declarações de Rui Costa: «Tem sérios problemas de memória, ou está, mais uma vez, a mentir»

Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do Benfica em 2021, criticou as palavras de Rui Costa sobre o facto de não terem existido apenas duas candidaturas em 2021.

Paulo Simão: conhece melhor o irmão de Rafael Leão que continua em grande no Sporting e fez a diferença frente à Juventus

Paulo Simão é irmão de Rafael Leão e tem ganho relevância na formação dos leões, marcando um dos golos dos leões frente à Juventus.

Lenda do Manchester United pede mais liderança aos jogadores mais experientes dos red devils: «Deviam estar a jogar muito melhor do que estão»

O antigo capitão do Manchester United, Gary Neville, apontou o dedo aos jogadores mais experientes do plantel do Manchester United, incluindo Bruno Fernandes, Casemiro, Harry Maguire e Matthijs de Ligt, pedindo-lhes maior responsabilidade em campo.