CD Tondela 1-4 Sporting CP: Arma Mortífera 4.0

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting CP goleou esta noite o CD Tondela por números expressivos, com todos Bas Dost a ser o homem da partida. O internacional holandês apontou todos os golos dos leões, cimentando a sua liderança na tabela de melhores marcadores do campeonato e continuando na luta pela conquista da Bota de Ouro.

Privado de Bruno César e Alan Ruiz, Jorge Jesus optou por colocar Bryan Ruiz no meio campo com William Carvalho e Daniel Podence no apoio ao ponta de lança. A ala esquerda ficou entregue a Zeegelaar e Matheus Pereira, no que constituiu mais uma surpresa operada por JJ. Já o Tondela apresentou-se com o seu esquema habitual, com Hélder Tavares e Claude Gonçalves a segurar o meio campo e Pedro Nuno como elo de ligação ao ataque.

O jogo começou numa toada de equilíbrio, com alguns remates de ambas as equipas, defendidos por Cláudio Ramos e Rui Patrício. A equipa leonina demorou a carburar com Bryan Ruiz a fazer a tarefa de Adrien Silva, devido às características diferentes do costarriquenho. Enquanto Adrien é muito mais um jogador de transporte e de intensidade alta, Bryan é um jogador de lançamentos, com uma visão de jogo mais criativa e apurada, com muito menos intensidade e menor capacidade na disputa das bolas divididas. Daniel Podence foi o melhor em campo na primeira metade do encontro. Sempre que a bola chegou aos pés do “menino”, saía jogada de perigo para a baliza tondelense. A prova disso mesmo ocorreu aos 34 minutos, quando o Sporting abriu o marcador. Podence teve um pormenor de muita qualidade no flanco esquerdo e cruzou para Bas Dost abrir o marcador com um remate na pequena área, perante a inoperância dos centrais adversários.

Na segunda parte, o jogo reiniciou da mesma maneira que a primeira, com remates para as duas equipas. Assim, não foi de estranhar que acontecessem dois golos no primeiro quarto de hora. Num lance onde Zeegelaar não está isento de culpas, o Tondela empatou, com Jhon Murillo a finalizar após centro rasteiro de Pedro Nuno. Um golo orquestrado por dois jogadores emprestados pelo Benfica ao Tondela. Este golo poderia ter trazido muitas dificuldades aos leões. Isso só não ocorreu porque o Sporting voltou à vantagem na jogada seguinte. Matheus Pereira furou pela defesa do Tondela numa diagonal da esquerda para o meio e, a meias com Hélder Tavares, assistiu Bas Dost para o bis na partida.

O feitiço quase se virou contra o feiticeiro, pois o Tondela esteve pertíssimo de empatar novamente o encontro aos 57 minutos. Num livre direto, Pedro Nuno obrigou Rui Patrício à melhor defesa da noite. Depois disso, só deu Sporting. Por volta dos setenta minutos, surgiu a primeira de três grandes penalidades cometidas pelos jogadores tondelenses. Kaká empurrou Gelson Martins dentro da grande área e Bas Dost completou o “hat-trick”, com uma penalidade clássica. Bola para um lado, guarda redes para outro. Apesar de ter estado desinspirado, Gelson acelerou mais do que o pretendido por Kaká, que foi obrigado a empurrá-lo para o parar.

Sete minutos depois, novo penálti. Após cruzamento de Matheus Pereira (boa exibição do brasileiro), Claude Gonçalves empurrou Dost na pequena área. No penálti, o holandês bateu novamente Cláudio Ramos. Como não há duas sem três, surgiu novo penálti nos descontos. Claude Gonçalves derrubou Francisco Geraldes (estreia positiva, apesar de ter jogado apenas cinco minutos) na grande área. Contudo, Bas Dost rematou igual ao segundo penálti e, desta vez, foi negado por Cláudio Ramos.

O Sporting conseguiu assim uma vitória folgada em Tondela, com Bas Dost em grande forma. Os leões mantêm assim distâncias para o FC Porto e aumentam o fosso para o SC Braga, que havia empatado em Chaves. Já o Tondela continua abaixo da linha de água, antes de um teste de fogo na luta pela permanência, com a visita da próxima semana a Moreira de Cónegos.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG fecha substituto de Gonçalo Ramos e avançado chega de emblema sonante

O PSG está perto de garantir a contratação de Ferran Torres. Já existe um acordo entre o avançado e os gauleses.

Cardoso Varela arrasado: «Destruiu o apartamento onde vivia»

Cardoso Varela está a viver um momento negativo na carreira e Andy Bara contou alguns episódios de indisciplina do português.

Faleceu Jayden Adams: Internacional sul-africano de 25 anos competiu no Mundial 2026

Jayden Adams faleceu aos 25 anos. O internacional sul-africano alinhou em 116 minutos do Mundial 2026 e era jogador do Mamelodi Sundowns.

Benfica a um passo de fazer regressar internacional brasileiro

Fits está muito perto de ser reforço do Benfica, regressando a uma casa que bem conhece. O brasileiro encontra-se livre no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Kevin De Bruyne deixa futuro na seleção em aberto: «Deixem-me ir de férias e descansar. Foi um ano difícil.»

Kevin De Bruyne refletiu sobre a eliminação da Bélgica nos quartos-de-final do Mundial 2026. Médio foi questionado sobre o futuro na seleção.

Sporting: Duas peças importantes com futuro incerto em Alvalade

Pedro Gonçalves e Daniel Bragança são cobiçados no mercado, mas o Sporting ainda não recebeu qualquer proposta.

Morten Hjulmand: «Estou muito entusiasmado e algo nervoso, é um sonho tornado realidade ser jogador do Atlético Madrid»

Morten Hjulmand foi oficializado como reforço do Atlético de Madrid. Eis primeiras palavras do antigo capitão do Sporting