CD Tondela 1-4 Sporting CP: Arma Mortífera 4.0

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting CP goleou esta noite o CD Tondela por números expressivos, com todos Bas Dost a ser o homem da partida. O internacional holandês apontou todos os golos dos leões, cimentando a sua liderança na tabela de melhores marcadores do campeonato e continuando na luta pela conquista da Bota de Ouro.

Privado de Bruno César e Alan Ruiz, Jorge Jesus optou por colocar Bryan Ruiz no meio campo com William Carvalho e Daniel Podence no apoio ao ponta de lança. A ala esquerda ficou entregue a Zeegelaar e Matheus Pereira, no que constituiu mais uma surpresa operada por JJ. Já o Tondela apresentou-se com o seu esquema habitual, com Hélder Tavares e Claude Gonçalves a segurar o meio campo e Pedro Nuno como elo de ligação ao ataque.

O jogo começou numa toada de equilíbrio, com alguns remates de ambas as equipas, defendidos por Cláudio Ramos e Rui Patrício. A equipa leonina demorou a carburar com Bryan Ruiz a fazer a tarefa de Adrien Silva, devido às características diferentes do costarriquenho. Enquanto Adrien é muito mais um jogador de transporte e de intensidade alta, Bryan é um jogador de lançamentos, com uma visão de jogo mais criativa e apurada, com muito menos intensidade e menor capacidade na disputa das bolas divididas. Daniel Podence foi o melhor em campo na primeira metade do encontro. Sempre que a bola chegou aos pés do “menino”, saía jogada de perigo para a baliza tondelense. A prova disso mesmo ocorreu aos 34 minutos, quando o Sporting abriu o marcador. Podence teve um pormenor de muita qualidade no flanco esquerdo e cruzou para Bas Dost abrir o marcador com um remate na pequena área, perante a inoperância dos centrais adversários.

Na segunda parte, o jogo reiniciou da mesma maneira que a primeira, com remates para as duas equipas. Assim, não foi de estranhar que acontecessem dois golos no primeiro quarto de hora. Num lance onde Zeegelaar não está isento de culpas, o Tondela empatou, com Jhon Murillo a finalizar após centro rasteiro de Pedro Nuno. Um golo orquestrado por dois jogadores emprestados pelo Benfica ao Tondela. Este golo poderia ter trazido muitas dificuldades aos leões. Isso só não ocorreu porque o Sporting voltou à vantagem na jogada seguinte. Matheus Pereira furou pela defesa do Tondela numa diagonal da esquerda para o meio e, a meias com Hélder Tavares, assistiu Bas Dost para o bis na partida.

O feitiço quase se virou contra o feiticeiro, pois o Tondela esteve pertíssimo de empatar novamente o encontro aos 57 minutos. Num livre direto, Pedro Nuno obrigou Rui Patrício à melhor defesa da noite. Depois disso, só deu Sporting. Por volta dos setenta minutos, surgiu a primeira de três grandes penalidades cometidas pelos jogadores tondelenses. Kaká empurrou Gelson Martins dentro da grande área e Bas Dost completou o “hat-trick”, com uma penalidade clássica. Bola para um lado, guarda redes para outro. Apesar de ter estado desinspirado, Gelson acelerou mais do que o pretendido por Kaká, que foi obrigado a empurrá-lo para o parar.

Sete minutos depois, novo penálti. Após cruzamento de Matheus Pereira (boa exibição do brasileiro), Claude Gonçalves empurrou Dost na pequena área. No penálti, o holandês bateu novamente Cláudio Ramos. Como não há duas sem três, surgiu novo penálti nos descontos. Claude Gonçalves derrubou Francisco Geraldes (estreia positiva, apesar de ter jogado apenas cinco minutos) na grande área. Contudo, Bas Dost rematou igual ao segundo penálti e, desta vez, foi negado por Cláudio Ramos.

O Sporting conseguiu assim uma vitória folgada em Tondela, com Bas Dost em grande forma. Os leões mantêm assim distâncias para o FC Porto e aumentam o fosso para o SC Braga, que havia empatado em Chaves. Já o Tondela continua abaixo da linha de água, antes de um teste de fogo na luta pela permanência, com a visita da próxima semana a Moreira de Cónegos.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Conselho de Disciplina multa FC Porto após queixa do Sporting

O Conselho de Disciplina multou o FC Porto, na sequência da queixa apresentada pelo Sporting após o duelo entre as duas equipas.

No Dragão, o título está à espreita | FC Porto x Alverca

FC Porto e Alverca defrontam-se neste sábado, às 20h30, para a jornada 32 da Primeira Liga. É o jogo do título.

Álvaro Arbeloa responde aos rumores que apontam José Mourinho ao banco do Real Madrid: «Compreendo as perguntas…»

Álvaro Arbeloa fez a antevisão do Espanyol x Real Madrid, que se joga neste domingo, às 20h. O técnico não comentou os rumores que apontam José Mourinho ao seu lugar.

Nuno Espírito Santo fala da luta pela manutenção e assume que há um jogador do West Ham que merece jogar mais: «Merece mais do...

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do jogo deste sábado, entre West Ham e Brentford. O técnico garantiu que Callum Wilson merecia mais minutos do que aqueles tem tido.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogo do Título? Eis os onzes prováveis do FC Porto x Alverca

O FC Porto recebe o Alverca, no encontro que pode garantir o 31.º título de campeão nacional aos dragões. Eis os onzes prováveis das equipas.

Eis os onzes prováveis do Famalicão x Benfica para a Primeira Liga

O Benfica desloca-se ao terreno do Famalicão na 32.ª jornada da Primeira Liga. Confere os onzes prováveis do encontro.

Luciano Spalletti tenta convencer Bernardo Silva a rumar à Juventus

Luciano Spalletti, treinador da Juventus, terá contactado Bernardo Silva para convencer o internacional português a rumar à vecchia signora.