Claques: entre canções e furacões

 

sporting cabeçalho generícoUm jogo de futebol tem vários elementos, dentro e fora de campo. Para além das três equipas no terreno de jogo, existe o que se costuma intitular como o 12° jogador: os adeptos.

Durante a minha ida a Alvalade, no jogo da Taça de Portugal, vi homens e mulheres, crianças e idosos unidos por uma paixão irracional, o futebol. Mas, mesmo assim, o melhor estava dentro do estádio. As claques.

Senti-me uma criança ao entrar para as bancadas e a ver os holofotes ligados, os jogadores a aquecer e as claques do Sporting, na bancada oposta à minha, a afinarem vozes para o espetáculo que estava prestes a começar. É impossível ficar quieta e calada perante o ambiente que estas estavam a criar, pelos ritmos das canções e pela emoção que se sentia.

Já sabia que ia ser assim, 90 minutos – que passam a 120- a motivar todos os jogadores dentro de campo, não deixando nenhum para trás, ficando tudo de si também ali, dentro das quatro linhas. Mas, não consigo explicar porquê, fico sempre sem palavras perante a força de todos os que fazem parte das claques, estes que também fazem com que o público apoie a sua equipa e a deixar o jogo com uma energia inigualável.

 

A massa adepta do Sporting no apoio à equipa Foto: Sporting CP
A massa adepta do Sporting no apoio à equipa
Foto: Sporting CP

Fiquei também bastante impressionada, pela positiva, pela originalidade das tarjas criadas e dos cânticos entoados. Se bem, que neste ultimo ponto, há uma coisa a criticar: quando insultam os adeptos das claques contrárias. Não me venham dizer que o futebol não é para meninas e que assim é que se vê a nossa força; não é assim. Não precisamos de rebaixar ninguém para nos tornarmos grandes. Na verdade, somos gigantes, vergam-se pelo poder da nossa voz e pela qualidade da nossa equipa. Devemos apoiar os nossos e ignorar os outros. Ninguém tem uma voz como a nossa. Ninguém cala o rugido do leão.

Posto isto, desenganem-se os mais céticos, os que não acreditam no fenómeno que são as claques do Sporting. Respondo-vos já à primeira pergunta que surge nas cabeças: isto não se passa apenas em casa. Passa-se em todos os estádios em que o Sporting é recebido como visitante, como aconteceu na passada quinta-feira em Moscovo. Apesar do frio que decerto se sentia na capital russa, ouviam-se vozes portuguesas puxar pelos leões em cada lance de ataque, em cada golo e cada calafrio. Faziam-se ouvir até que as vozes doessem.

Sinto que é disto que também é feito o Sporting Clube de Portugal. De jogadores e adeptos. Porque, todos juntos somos mais fortes. Ninguém para o leão.

Foto de Capa: Sporting CP

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City avança por Gigi Donnarumma e já se sabe o valor da primeira oferta

O Manchester City vai avançar com uma proposta perto dos 30 milhões de euros por Gigi Donnarumma. O guarda-redes italiano está de saída do PSG.

Diogo Travasssos emprestado pelo Sporting ao Moreirense

O Moreirense oficializou a chegada de Diogo Travassos. Lateral direito chega a Moreira de Cónegos por empréstimo do Sporting sem opção de compra.

Ex-Benfica Valentino Lázaro na porta de saída do Torino: eis o valor pedido pelo clube italiano

Valentino Lázaro está de saída do Torino. O lateral austríaco de 29 anos pode deixar o clube da Serie A por um valor entre os três e os cinco milhões de euros.

Fenerbahçe de José Mourinho rejeita 16 milhões de euros do Inter Milão por aposta do treinador português

O Fenerbahçe de José Mourinho rejeitou uma oferta do Inter Milão por Yusuf Akçiçek. Turcos querem manter o defesa central no plantel que ganhou um novo protagonismo no Fenerbahçe com José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Conrad Harder já foi autorizado a viajar pelo Sporting e já tem data prevista para a realização dos exames médicos para reforçar o AC...

Conrad Harder está fechado como reforço do AC Milan por 24+3 milhões de euros, ficando o Sporting com 10% de uma futura venda. Acordo está selado e o avançado vai fazer exames médicos esta terça-feira.

Alvo do FC Porto para o meio-campo quer deixar o Bolonha

Giovanni Fabbian quer deixar o Bolonha neste mercado. O médio deseja somar mais minutos e tem interessados, nomeadamente o FC Porto. O futuro de Giovanni Fabbian está indefinido.

Eis a percentagem de venda futura que o Sporting reservará na transferência de Conrad Harder para o AC Milan

O Sporting tem acordado receber 10% de uma futura venda de Conrad Harder. O avançado dinamarquês está a caminho do AC Milan por 24+3 milhões de euros.