📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Claques: entre canções e furacões

- Advertisement -

 

sporting cabeçalho generícoUm jogo de futebol tem vários elementos, dentro e fora de campo. Para além das três equipas no terreno de jogo, existe o que se costuma intitular como o 12° jogador: os adeptos.

Durante a minha ida a Alvalade, no jogo da Taça de Portugal, vi homens e mulheres, crianças e idosos unidos por uma paixão irracional, o futebol. Mas, mesmo assim, o melhor estava dentro do estádio. As claques.

Senti-me uma criança ao entrar para as bancadas e a ver os holofotes ligados, os jogadores a aquecer e as claques do Sporting, na bancada oposta à minha, a afinarem vozes para o espetáculo que estava prestes a começar. É impossível ficar quieta e calada perante o ambiente que estas estavam a criar, pelos ritmos das canções e pela emoção que se sentia.

Já sabia que ia ser assim, 90 minutos – que passam a 120- a motivar todos os jogadores dentro de campo, não deixando nenhum para trás, ficando tudo de si também ali, dentro das quatro linhas. Mas, não consigo explicar porquê, fico sempre sem palavras perante a força de todos os que fazem parte das claques, estes que também fazem com que o público apoie a sua equipa e a deixar o jogo com uma energia inigualável.

 

A massa adepta do Sporting no apoio à equipa Foto: Sporting CP
A massa adepta do Sporting no apoio à equipa
Foto: Sporting CP

Fiquei também bastante impressionada, pela positiva, pela originalidade das tarjas criadas e dos cânticos entoados. Se bem, que neste ultimo ponto, há uma coisa a criticar: quando insultam os adeptos das claques contrárias. Não me venham dizer que o futebol não é para meninas e que assim é que se vê a nossa força; não é assim. Não precisamos de rebaixar ninguém para nos tornarmos grandes. Na verdade, somos gigantes, vergam-se pelo poder da nossa voz e pela qualidade da nossa equipa. Devemos apoiar os nossos e ignorar os outros. Ninguém tem uma voz como a nossa. Ninguém cala o rugido do leão.

Posto isto, desenganem-se os mais céticos, os que não acreditam no fenómeno que são as claques do Sporting. Respondo-vos já à primeira pergunta que surge nas cabeças: isto não se passa apenas em casa. Passa-se em todos os estádios em que o Sporting é recebido como visitante, como aconteceu na passada quinta-feira em Moscovo. Apesar do frio que decerto se sentia na capital russa, ouviam-se vozes portuguesas puxar pelos leões em cada lance de ataque, em cada golo e cada calafrio. Faziam-se ouvir até que as vozes doessem.

Sinto que é disto que também é feito o Sporting Clube de Portugal. De jogadores e adeptos. Porque, todos juntos somos mais fortes. Ninguém para o leão.

Foto de Capa: Sporting CP

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futsal: Já são conhecidos os convocados de Portugal

Jorge Braz deu a conhecer esta quinta-feira a lista de convocados para os próximos jogos da Seleção Nacional de Futsal.

Eis os onzes oficiais do Braga x Genk da Europa League

O Braga recebe o Genk na quarta jornada da fase de liga da Europa League. Arsenalistas querem manter percurso 100% vitorioso na prova.

Miguel Rodríguez surpreende FC Porto e coloca Utrecht na frente do marcador no jogo da Europa League

Miguel Rodríguez apareceu de surpresa nas costas da barreira e marcou. O FC Porto está nos Países Baixos para defrontar o Utrecht.

Lusitânia de Lourosa vai receber União de Leiria no Algarve a 526 quilómetros de distância

O Lusitânia de Lourosa vai atravessar Portugal para defrontar a União de Leiria. Jogo entre os dois clubes será jogado no Estádio do Algarve.

PUB

Mais Artigos Populares

Independiente Rivadavia marca presença na Taça Libertadores 2026 com conquista histórica da Taça da Argentina

O Independiente Rivadavia venceu pela primeira vez a Taça da Argentina e garantiu a sua presença na Taça Libertadores de 2026.

Francesco Farioli e Ron Jans trocam prendas antes do Utrecht x FC Porto: eis as ofertas de cada treinador

O prometido é devido e Francesco Farioli e Ron Jans trocaram lembranças. O FC Porto está nos Países Baixos para defrontar o Utrecht.

Francisco Moura foi indicado à UEFA como titular, mas é Zaidu Sanusi quem joga: eis a explicação para a confusão no onze do FC...

Zaidu Sanusi começou, como Francesco Farioli prometeu, no onze dos dragões. O FC Porto está nos Países Baixos para defrontar o Utrecht.