📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Desaires (ou a relação causa-efeito positivo desmentida) | Sporting CP

- Advertisement -

Uma análise à temporada do Sporting CP e ao trabalho de Amorim, jogadores e direção.

Que todos conhecêssemos alguém do género do professor Pangloss! Auscultar a vida com a positividade a bater ferros no céu e colocá-la sob o papel químico do otimismo constante, como defendia Leibniz. Se há coisa que me entristece é o facto de – agora – as pessoas que vivem num luxuoso palácio (ou habitação igualmente nobre) não perderem tempo a consultar as opiniões e pareceres de filósofos do século vigente.

As pessoas que têm essa possibilidade e não a aproveitam andam a brincar com a cara das restantes. Quem é que não gostava de consultar um especialista em metafísica ou epistemologia antes de fazer borrada? Só desta forma é que um indivíduo percebia o entusiasmo pela essência e os sorrisos cravados no rosto de manhã à noite. Portanto, filosofia com fartura assim que fôssemos capazes de formar frases morfológica e sintaticamente aceitáveis e tudo era cor-de-rosa.

Camaradas, algo que não tem rigorosamente nada que ver com o que foi dito e que aqui entra é a relação causa-efeito positivo. Acontecem coisas com maior ou menor simplicidade e, para elas, existem consequências. Creio que a teoria da causa-efeito não é negável, mas também não me debrucei muito sobre o assunto. Voltaire utilizou muito este mote na história que contou sobre Cândido porque se não fosse a escapadela à Inquisição e situações escabrosas na Europa e América, eles não saboreavam limões e doces no fim da trama.

Bip. Bip. Bip. Bip. Bip. Bip. Bip.

Tic-tac. Tic-tac. Tic-tac. Tic-tac. Tic-tac. Tic-tac.

Simbolizar, através de onomatopeias, o avançar dos ponteiros do relógio não o faz galgar mais do que uns meros segundos. Percebam, de uma vez por todas, a partida que vos têm pregado com o maior dos sucessos.

“A teoria da relação causa-efeito não tem negação”. Escolhi debruçar-me sobre o assunto e adivinhem lá (guésse uóte, como dizem os franceses)?! Pois é, pois é! Nunca duvidem da vontade humana quando se trata de refutar teses brilhantes e soberbas.

Achas que o voto eletrónico pode aproximar o clube e os seus sócios? Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A objeção à relação causa-efeito é tem origem e finalidade no Sporting Clube de Portugal. Se até o menino Cândido sofreu imenso até contrair matrimónio com a menina Cunegundes e acabou a cultivar o seu próprio jardim, que mal fez o clube de Alvalade para não festejar no fim da época um título ou quatro?

Na época 2022/2023, muitas foram as dificuldades que os jogadores do Sporting enfrentaram e, no entanto, nem uma guloseima vão poder saborear. Eliminados das competições europeias – UEFA Champions League e UEFA Europa League – e das competições internas – Campeonato Português, Taça de Portugal e Allianz Cup – nada resta ao Sporting CP para erguer os copos de champanhe e bebê-los de um só trago.

Vamos a factos. E, se vamos explaná-los, solto as causas: lesões de peças influentes no esquema tático gizado pelo treinador; exibições desastrosas que evidenciaram falhas no capítulo da postura defensiva da equipa no que concerniu ao posicionamento e concentração da linha utilizada que custaram pontos; exibições que construíam jogadas que até sim senhor, eram agradáveis à vista, mas com elevado grau de ineficácia ao nível da finalização; sepulturas erigidas por um guarda-redes a quem (também) devemos os mais recentes títulos; e saídas (ou vendas obrigatórias para equilíbrio financeiro como acredito serem designadas) que curvaram e não mantiveram retilínea o traçado qualitativo do plantel leonino.

Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Vamos a efeitos. Só se vislumbra negatividade: perder com o GD Chaves à quarta jornada (depois de ter levado três batatas no Dragão), cruzar a bola mais de quarenta vezes para a área e dessas ações conjuntas não surtir um remate ao alvo; sair derrotado de jogos com o Boavista FC e FC Arouca em lances de bola parada – exaustivamente práticas treinadas pela formação do Sporting CP durante a estadia de Rúben Amorim em Alvalade – depois de “carregar no adversário” durante a totalidade da partida; naufragar na ilha da Madeira defronte do CS Marítimo e, em 90 minutos, realizar apenas dois (!) remates à baliza e ser batido de grande penalidade pelo lateral direito que não é das Winx, mas é o Cláudio Winck; ser MUITO, MAS MUITO SUPERIOR À Juventus e não ter a inteligência emocional e a destreza física para desmontar o catenaccio italiano que parecia extraído da final da Taça dos Campeões Europeus jogada entre o FC Internazionale e o AFC Ajax, em 1972; e ser obrigado a dizer “xau” à Taça de Portugal por uma equipa que, neste momento, luta para fugir às garras do Campeonato de Portugal e que deu uma aula sobre “como ter atitude na quadra, independentemente do adversário” ao clube grande.

Como podem comprovar, está tudo desmentido. Fizemos borrada durante a época e não merecemos recompensa nem uma oportunidade para plantar as nossas verduras e outras sementes. A meu ver, é injusto. Pelo menos, mandem a canalhada tratar do relvado como deve ser nas férias de verão já que o efeito positivo está a retardar porque, enquanto quem representa o Sporting CP estiver entretido na labuta extra, acha que o tempo passa mais rápido e, consequentemente, que o brinde acelera na sua direção.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus após goleada do Al Nassr: «Ainda não estou satisfeito»

Jorge Jesus disse que o Al Nassr está no «caminho certo», porém «ainda não está satisfeito». João Félix e Cristiano Ronaldo brilharam.

Nuno Espírito Santo pede ao apoio dos adeptos do West Ham frente ao Brentford num jogo que vai ser marcado por protestos

Nuno Espírito Santo enfrenta ameaça de boicote, por parte dos adeptos na sua estreia em casa frente ao Brentford, para a Premier League.

Farioli rendido a exibição de Samu na goleada do FC Porto: «Muito feliz por ele»

Samu Aghehowa marcou três dos quatro golos do FC Porto na Taça de Portugal. Francesco Farioli deixou elogios ao avançado.

Já há árbitro para o Newcastle x Benfica da Champions League

O Newcastle x Benfica da terceira jornada da fase de liga da Champions League vai ter arbitragem de Szymon Marciniak. A decisão foi anunciada pela UEFA neste domingo.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges comenta situação física de Diomande: «Não está no seu melhor»

Ousmane Diomande regressou de lesão no Paços de Ferreira x Sporting. Rui Borges comentou a situação física do defesa-central.

Quem é João Noronha Lopes, candidato a presidente do Benfica?

João Noronha Lopes promete também reduzir o número de contratações no Benfica e aumentar a qualidade das mesmas

«Trabalhamos a médio-longo prazo para um dia lutar por títulos» – Entrevista Bola na Rede a Francisco Neto

Francisco Neto é selecionador feminino há uma década e o rosto mais visível do crescimento de uma seleção que tornou as qualificações para as fases finais uma mera nota de rodapé.