Deve Mateo Tanlongo ser emprestado para evoluir?

- Advertisement -

O jovem médio Mateo Tanlongo chegou ao Sporting CP no mercado de inverno, na última época desportiva, proveniente do CA Rosario Central. O médio argentino rubricou um contrato válido até 2027, com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.

Na última temporada, Tanlongo somou 14 jogos, normalmente a entrar no decorrer dos encontros. Sendo ainda jovem, foi chamado à seleção sub-20 Argentina, para participar no Campeonato do Mundo do escalão, sendo um dos jogadores mais utilizados na prova.

O médio centro fez toda a sua formação no CA Rosario Central, tendo feito a sua estreia na equipa principal ainda muito jovem, com apenas 17 anos. Esteve no emblema que o formou duas temporadas, ao serviço da equipa sénior, contabilizando 34 jogos, em todas as competições.

No modelo 3X4X3 de Ruben Amorim, Tanlongo teve algumas dificuldades para se afirmar enquanto médio defensivo. No entanto, deixou algumas indicações interessantes, forte nos duelos, com intensidade e agressividade, boa qualidade de passe. No entanto, precisa ainda de evoluir, quer no momento com bola, quer sem bola.

No momento com bola, é importante que venha a ter mais capacidade de romper as linhas dos adversários com bola e melhorar a sua capacidade na construção, quer no passe curto, quer longo. No momento defensivo, no modelo 3X4X3 é preponderante a capacidade do médio que joga à frente da linha dos três centrais, para equilibrar a equipa, dado que, os leões colocam vários jogadores no processo ofensivo. Por isso, o “seis” é fundamental para manter a equipa equlibrada e tem de ter boa capacidade de desarme e sentido posicional, à semelhança do que faziam João Palhinha e Manuel Ugarte.

Mateo Tanlongo tem apenas 20 anos e um contrato de longa duração com o Sporting CP, até 2027. Por isso, seria importante que pudesse sair por empréstimo para jogar com regularidade, evoluir e adaptar-se à exigência em termos táticos do futebol europeu. Sendo tão jovem, tem margem de progressão e tendo um contexto competitivo onde possa ser utilizado, poderá vir a ser uma boa solução. Existem vários exemplos de jogadores que aproveitam períodos de empréstimo a outros emblemas, para depois voltar e ser opção no Sporting CP.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

GNR confirma detalhes do acidente mortal na Volta a Portugal

A GNR revelou novos detalhes sobre os acontecimentos que levaram ao falecimento de Finlay Tarling durante a etapa desta sexta-feira na Volta a Portugal.

NSN emite comunicado sobre a morte de Finlay Tarling na Volta a Portugal

A NSN já emitiu um comunicado sobre a morte de Finlay Tarling durante a etapa desta quinta-feira da Volta a Portugal.

Primeiro-ministro e Presidente da República reagem à morte de Finlay Tarling: «Uma notícia que nos deixa extremamente abalados»

Cândido Barbosa já reagiu ao falecimento de Finlay Tarling durante a etapa desta sexta-feira na Volta a Portugal.

Organização da Volta a Portugal confirma morte de Finlay Tarling durante a etapa desta sexta-feira

A Organização da Volta a Portugal emitiu um comunicado a confirmar a morte de Finlay Tarling durante a etapa desta quinta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga: Transferência de João Marques para a Grécia em risco de cair

A transferência de João Marques para o Volos está em risco de cair após novas exigências apresentadas pelo Braga.

Cristiano Ronaldo regressa aos treinos do Al Nassr com novo penteado

Cristiano Ronaldo apresentou-se com um novo look no regresso aos treinos do Al Nassr. Astro português foi recebido pelo novo treinador, Ange Postecoglu.

FC Porto rejeita nova oferta da AS Roma por Rodrigo Mora: eis os valores apresentados

O FC Porto rejeitou uma proposta de empréstimo da AS Roma por Rodrigo Mora. Os dragões querem 50 milhões de euros.