Deve Mateo Tanlongo ser emprestado para evoluir?

- Advertisement -

O jovem médio Mateo Tanlongo chegou ao Sporting CP no mercado de inverno, na última época desportiva, proveniente do CA Rosario Central. O médio argentino rubricou um contrato válido até 2027, com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.

Na última temporada, Tanlongo somou 14 jogos, normalmente a entrar no decorrer dos encontros. Sendo ainda jovem, foi chamado à seleção sub-20 Argentina, para participar no Campeonato do Mundo do escalão, sendo um dos jogadores mais utilizados na prova.

O médio centro fez toda a sua formação no CA Rosario Central, tendo feito a sua estreia na equipa principal ainda muito jovem, com apenas 17 anos. Esteve no emblema que o formou duas temporadas, ao serviço da equipa sénior, contabilizando 34 jogos, em todas as competições.

No modelo 3X4X3 de Ruben Amorim, Tanlongo teve algumas dificuldades para se afirmar enquanto médio defensivo. No entanto, deixou algumas indicações interessantes, forte nos duelos, com intensidade e agressividade, boa qualidade de passe. No entanto, precisa ainda de evoluir, quer no momento com bola, quer sem bola.

No momento com bola, é importante que venha a ter mais capacidade de romper as linhas dos adversários com bola e melhorar a sua capacidade na construção, quer no passe curto, quer longo. No momento defensivo, no modelo 3X4X3 é preponderante a capacidade do médio que joga à frente da linha dos três centrais, para equilibrar a equipa, dado que, os leões colocam vários jogadores no processo ofensivo. Por isso, o “seis” é fundamental para manter a equipa equlibrada e tem de ter boa capacidade de desarme e sentido posicional, à semelhança do que faziam João Palhinha e Manuel Ugarte.

Mateo Tanlongo tem apenas 20 anos e um contrato de longa duração com o Sporting CP, até 2027. Por isso, seria importante que pudesse sair por empréstimo para jogar com regularidade, evoluir e adaptar-se à exigência em termos táticos do futebol europeu. Sendo tão jovem, tem margem de progressão e tendo um contexto competitivo onde possa ser utilizado, poderá vir a ser uma boa solução. Existem vários exemplos de jogadores que aproveitam períodos de empréstimo a outros emblemas, para depois voltar e ser opção no Sporting CP.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Zinédine Zidane revela lesão de Kylian Mbappé e admite: «Não é propriamente animador para que possa continuar»

Zinédine Zidane deu detalhes sobre a lesão de Kylian Mbappé e revelou a provável ausência do avançado nos próximos compromissos da França.

Sidny Lopes Cabral marca pelo Cabo Verde na derrota frente ao Mali de Tony da Silva

O Mali venceu Cabo Verde por 3-1 no encontro inaugural do Grupo K de qualificação para a Taça das Nações Africanas.

França vence Turquia com golo de Kylian Mbappé e Bélgica derrota Itália com Lukebakio em destaque

A Bélgica venceu a Itália com um golo de Dodi Lukebakio. Já a França derrotou a Turquia num jogo marcado pela lesão de Kylian Mbappé.

Preocupações para José Mourinho? Kylian Mbappé lesiona-se após marcar frente à Turquia

Kylian Mbappé saiu lesionado da partida entre a Turquia e a França, depois de se ressentir do joelho no remate que deu o golo à seleção gaulesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Jakub Kaminski sai lesionado na primeira parte do Polónia x Bósnia e Herzegovina

Jakub Kaminski saiu lesionado na primeira parte do encontro entre Polónia e Bósnia e Herzegovina, a contar para a Liga das Nações.

Khvicha Kvaratskhelia desperdiça penálti e Geórgia perde frente à Irlanda do Norte na Liga das Nações

A Irlanda do Norte venceu na deslocação ao terreno da Geórgia por 1-0. Khvicha Kvaratskhelia falhou uma grande penalidade.

Luís Freire após derrota de Portugal sub-21 na Bulgária: «Demos confiança ao adversário e isso acabou por nos custar caro»

Luís Freire analisou a derrota de Portugal sub-21 frente à Bulgária, em jogo de qualificação para o Euro 2027.