Deve Mateo Tanlongo ser emprestado para evoluir?

- Advertisement -

O jovem médio Mateo Tanlongo chegou ao Sporting CP no mercado de inverno, na última época desportiva, proveniente do CA Rosario Central. O médio argentino rubricou um contrato válido até 2027, com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.

Na última temporada, Tanlongo somou 14 jogos, normalmente a entrar no decorrer dos encontros. Sendo ainda jovem, foi chamado à seleção sub-20 Argentina, para participar no Campeonato do Mundo do escalão, sendo um dos jogadores mais utilizados na prova.

O médio centro fez toda a sua formação no CA Rosario Central, tendo feito a sua estreia na equipa principal ainda muito jovem, com apenas 17 anos. Esteve no emblema que o formou duas temporadas, ao serviço da equipa sénior, contabilizando 34 jogos, em todas as competições.

No modelo 3X4X3 de Ruben Amorim, Tanlongo teve algumas dificuldades para se afirmar enquanto médio defensivo. No entanto, deixou algumas indicações interessantes, forte nos duelos, com intensidade e agressividade, boa qualidade de passe. No entanto, precisa ainda de evoluir, quer no momento com bola, quer sem bola.

No momento com bola, é importante que venha a ter mais capacidade de romper as linhas dos adversários com bola e melhorar a sua capacidade na construção, quer no passe curto, quer longo. No momento defensivo, no modelo 3X4X3 é preponderante a capacidade do médio que joga à frente da linha dos três centrais, para equilibrar a equipa, dado que, os leões colocam vários jogadores no processo ofensivo. Por isso, o “seis” é fundamental para manter a equipa equlibrada e tem de ter boa capacidade de desarme e sentido posicional, à semelhança do que faziam João Palhinha e Manuel Ugarte.

Mateo Tanlongo tem apenas 20 anos e um contrato de longa duração com o Sporting CP, até 2027. Por isso, seria importante que pudesse sair por empréstimo para jogar com regularidade, evoluir e adaptar-se à exigência em termos táticos do futebol europeu. Sendo tão jovem, tem margem de progressão e tendo um contexto competitivo onde possa ser utilizado, poderá vir a ser uma boa solução. Existem vários exemplos de jogadores que aproveitam períodos de empréstimo a outros emblemas, para depois voltar e ser opção no Sporting CP.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha mais perto: Eis a convicção do Benfica relativamente ao negócio

O Benfica está convicto de que João Palhinha está cada vez mais próximo de assinar com o clube e conta com o tempo como aliado.

Iker Casillas sobre José Mourinho: «Cumprimentamo-nos, podemos até sentar-nos à mesa e conversar sem qualquer problema»

Iker Casillas recordou a ligação que tinha com Jose Mourinho no Real Madrid. O guardião espanhol assume que foi um «casamento que acabou mal».

Thibaut Courtois após a eliminação da Bélgica: «Gostaria talvez de fazer uma pausa na Liga das Nações, já que não é o mais importante»

Thibaut Courtois sofreu uma lesão na derrota da Bélgica e admitiu o possível adeus definitivo à sua seleção nacional.

Antigo internacional francês defende Cristiano Ronaldo e critica jogadores portugueses: «Nota-se que foi boicotado pela própria equipa»

Youri Djorkaeff afirma que os jogadores da seleção nacional boicotaram Cristiano Ronaldo no Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Oficial: Manchester City contrata pérola inglesa ao Leicester City por 14,3 milhões de euros

Jeremy Monga é reforço do Manchester City por 14,3 milhões de euros. O jovem representava o Leicester City, onde cumpriu toda a formação.

França x Espanha é reedição da meia-final do Euro 2024 e da Liga das Nações 2025: lembras-te do que aconteceu?

Vai acontecer novamente um jogo entre França e Espanha nas meias-finais de uma grande competição. Eis as últimas vezes.

Sporting despede-se de Morten Hjulmand: eis o vídeo

Morten Hjulmand deixa o Sporting e é oficialmente jogador do Atlético Madrid. Leões partilharam vídeo de despedida.