Deve Mateo Tanlongo ser emprestado para evoluir?

- Advertisement -

O jovem médio Mateo Tanlongo chegou ao Sporting CP no mercado de inverno, na última época desportiva, proveniente do CA Rosario Central. O médio argentino rubricou um contrato válido até 2027, com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.

Na última temporada, Tanlongo somou 14 jogos, normalmente a entrar no decorrer dos encontros. Sendo ainda jovem, foi chamado à seleção sub-20 Argentina, para participar no Campeonato do Mundo do escalão, sendo um dos jogadores mais utilizados na prova.

O médio centro fez toda a sua formação no CA Rosario Central, tendo feito a sua estreia na equipa principal ainda muito jovem, com apenas 17 anos. Esteve no emblema que o formou duas temporadas, ao serviço da equipa sénior, contabilizando 34 jogos, em todas as competições.

No modelo 3X4X3 de Ruben Amorim, Tanlongo teve algumas dificuldades para se afirmar enquanto médio defensivo. No entanto, deixou algumas indicações interessantes, forte nos duelos, com intensidade e agressividade, boa qualidade de passe. No entanto, precisa ainda de evoluir, quer no momento com bola, quer sem bola.

No momento com bola, é importante que venha a ter mais capacidade de romper as linhas dos adversários com bola e melhorar a sua capacidade na construção, quer no passe curto, quer longo. No momento defensivo, no modelo 3X4X3 é preponderante a capacidade do médio que joga à frente da linha dos três centrais, para equilibrar a equipa, dado que, os leões colocam vários jogadores no processo ofensivo. Por isso, o “seis” é fundamental para manter a equipa equlibrada e tem de ter boa capacidade de desarme e sentido posicional, à semelhança do que faziam João Palhinha e Manuel Ugarte.

Mateo Tanlongo tem apenas 20 anos e um contrato de longa duração com o Sporting CP, até 2027. Por isso, seria importante que pudesse sair por empréstimo para jogar com regularidade, evoluir e adaptar-se à exigência em termos táticos do futebol europeu. Sendo tão jovem, tem margem de progressão e tendo um contexto competitivo onde possa ser utilizado, poderá vir a ser uma boa solução. Existem vários exemplos de jogadores que aproveitam períodos de empréstimo a outros emblemas, para depois voltar e ser opção no Sporting CP.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City pode perder um dos defesas-centrais a custo zero no final da temporada

John Stones está preparado para abandonar o Manchester City no final da temporada. O inglês não chegou a acordo para renovação e termina o atual contrato em junho.

O regresso de Álvaro Carreras ao Estádio da Luz

Na Luz, Samuel Dahl continua sem fazer esquecer totalmente Álvaro Carreras, que desbrava mundo em Madrid e assume-se como um dos melhores laterais da actualidade.

Bruno Costa termina contrato na Coreia do Sul e está livre no mercado

O médio português ex-FC Porto, Bruno Costa, está livre no mercado, após terminar o contrato com o clube sul-coreano Gyeongnam.