Deve Mateo Tanlongo ser emprestado para evoluir?

O jovem médio Mateo Tanlongo chegou ao Sporting CP no mercado de inverno, na última época desportiva, proveniente do CA Rosario Central. O médio argentino rubricou um contrato válido até 2027, com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.

Na última temporada, Tanlongo somou 14 jogos, normalmente a entrar no decorrer dos encontros. Sendo ainda jovem, foi chamado à seleção sub-20 Argentina, para participar no Campeonato do Mundo do escalão, sendo um dos jogadores mais utilizados na prova.

O médio centro fez toda a sua formação no CA Rosario Central, tendo feito a sua estreia na equipa principal ainda muito jovem, com apenas 17 anos. Esteve no emblema que o formou duas temporadas, ao serviço da equipa sénior, contabilizando 34 jogos, em todas as competições.

No modelo 3X4X3 de Ruben Amorim, Tanlongo teve algumas dificuldades para se afirmar enquanto médio defensivo. No entanto, deixou algumas indicações interessantes, forte nos duelos, com intensidade e agressividade, boa qualidade de passe. No entanto, precisa ainda de evoluir, quer no momento com bola, quer sem bola.

No momento com bola, é importante que venha a ter mais capacidade de romper as linhas dos adversários com bola e melhorar a sua capacidade na construção, quer no passe curto, quer longo. No momento defensivo, no modelo 3X4X3 é preponderante a capacidade do médio que joga à frente da linha dos três centrais, para equilibrar a equipa, dado que, os leões colocam vários jogadores no processo ofensivo. Por isso, o “seis” é fundamental para manter a equipa equlibrada e tem de ter boa capacidade de desarme e sentido posicional, à semelhança do que faziam João Palhinha e Manuel Ugarte.

Mateo Tanlongo tem apenas 20 anos e um contrato de longa duração com o Sporting CP, até 2027. Por isso, seria importante que pudesse sair por empréstimo para jogar com regularidade, evoluir e adaptar-se à exigência em termos táticos do futebol europeu. Sendo tão jovem, tem margem de progressão e tendo um contexto competitivo onde possa ser utilizado, poderá vir a ser uma boa solução. Existem vários exemplos de jogadores que aproveitam períodos de empréstimo a outros emblemas, para depois voltar e ser opção no Sporting CP.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.