Dos dias que preferimos esquecer

- Advertisement -

diva de alvalade catarina

Há uns meses atrás, dizia-me a minha mãe: “Filha, tenho uma nova estratégia: agora, quando não tenho paciência nem quero gastar energia com idiotas, finjo-me de morta”. Como bom aluno que aprende com o seu experiente mestre, meditei na altura uns segundos sobre a eficiência da coisa, e comecei também a pô-la em prática. Dá um jeitaço dos diabos, às vezes…

Quem me conhece de petiz, sabe que sempre tive o infeliz dom de envergonhar quem comigo vê os jogos do Sporting. Eu própria, se me acompanhasse em tais circunstâncias, só quereria um buraco para desaparecer, tamanho o chorrilho de coisas e palavras inoportunas e pouco agradáveis – os eufemismos soam sempre melhor! –, que daqui saem durante os jogos do Sporting. É relativamente vulgar, até, aproveitar tais momentos para relembrar os meus largos anos de karaté.

Com o passar dos anos, com o avançar da idade, comecei a achar que não tinha piadinha nenhuma ver uma Senhora a espernear e a gritar uma alarvidade de impropérios irreproduzíveis em cada conjunto ordenado de palavras que profere. Aos poucos, como tudo na vida, serenamos e aprendemos a dominar os nossos impulsos. Tinha chegado a hora de eu aprender a ver futebol, sem com isso comprometer o que quer que fosse. Acho que consegui. Ou quase… A minha avó acha que não: da última vez que viu um Sporting-Benfica, em Alvalade, comigo e com o meu avô, passou a primeira parte toda com os dedos a tapar os ouvidos. Na segunda, ficou-se pelas poltronas do Hall interior dos Camarotes, a ver o jogo pela TV. Mas ela é suspeita – e benfiquista. Não tem voto na matéria, portanto.

O Sporting tem o dom de fazer renascer as piores facetas que existem em nós. Deve ser isto aquilo a que as pessoas chamam amor, só pode ser isso, essa coisa de que tanto fugimos, mas que tão pouco controlamos: nele, no que de melhor nos caracteriza, o pior de nós também se revela. Eu, que tanto e tão conscientemente me auto-eduquei ao longo dos últimos anos, tenho voltado a revelar-me nas últimas semanas. Infelizmente, e para mal dos meus pecados.

Temos sido mansos, dignos até do diminutivo “mansinhos”, aquele com o qual tratamos as coisas fofinhas, às quais fazemos festinhas, mas que não tememos, de todo. E se há coisa que eu não suporto é a ideia de um Leão adormecido, sem juba e que não se faz respeitar. Isto não somos nós. Isto não é o Sporting. Isto não pode ser o Sporting. Isto é, ao invés, tudo aquilo que o Sporting não é e nunca poderá ser.

Por isso, e também porque me recuso a tecer comentários sobre a total ausência de brio que vimos no Restelo, e ainda sobre o quão irrisório foi termos lançado o Capel a jogo assim que nos vimos na frente do marcador, diante do Benfica, vou fingir que morri nestes dois últimos fins-de-semana, despedindo-me com um óbvio, muito óbvio, mas tão óbvio que me dá pena do horrivelmente óbvio que chega a ser: “Rapazes de verde e branco, joguem à bola, que a Camisola é para suar”!

Foto de capa: sporting.pt

Catarina Santinha
Catarina Santinhahttp://www.bolanarede.pt
Mulher do Norte por natureza, está emigrada no Algarve e deixou o coração em Lisboa, cuidadosamente depositado no seu Cativo em Alvalade. Leoa de coração, jurista por paixão, fanática do fitness por opção, a Catarina sabe que o sangue que corre nas suas veias é verde, e recusa-se a conceber que possa ser doutra cor.                                                                                                                                                 A Catarina não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente da Turquia teve de intervir para a transferência de N’Golo Kanté para o Fenerbhçe se concretizar

O Fenerbahçe agradeceu ao presidente Recep Erdogan pela sua viagem à Arábia Saudita que confirmou a transferência de N'Golo Kanté.

Lionel Messi ‘seduzido’ para regressar a casa que bem conhece

Lionel Messi pode regressar ao Newell's Old Boys em janeiro de 2027, sendo um grande desejo do emblema argentino.

Benfica vence Braga e está mais perto da final da Taça de Portugal Feminina

O Benfica foi ao norte do país vencer o Braga por uma bola a zero, em jogo da meia-final da Taça de Portugal Feminina.

Mariano Díaz já ‘tramou’ o Real Madrid e está a dar dores de cabeça ao Deportivo Alavés: a situação do avançado

Mariano Díaz chegou ao Deportivo Alavés no começo da época, mas não entra nos planos de Eduardo Coudet nos bascos.

PUB

Mais Artigos Populares

Souffian El Karouani foi fortemente apontado ao FC Porto mas o seu futuro será bem longe do Dragão

Soufiane El Karouani prepara-se para se mudar para a Arábia Saudita no final da época. O jogador vai reforçar o Al Qadsiah.

Sporting ponderou contratar central no mercado de janeiro

O Sporting ponderou contratar um novo defesa central no mercado de janeiro, mas a decisão passou por manter o leque existente.

Alverca conta com uma novidade para o embate com o Benfica na Primeira Liga

O reforço Rhaldney Gomes foi inscrito pelo Alverca e estará nas opções de Custódio para o embate com o Benfica, no próximo domingo.