📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Jorge Jesus disse que o Sporting CP já tinha feito xeque aos seus rivais, ficando apenas a faltar o mate. A referência ao xadrez veio de um estratega nato, de alguém que valoriza os mind games e que sabe exatamente, como e quando, fazer uso deles. Acontece que para jogar xadrez são precisos dois, e Rui Vitória sentou-se do outro lado do tabuleiro, mais relaxado do que das últimas três vezes, imbuído numa forte nuvem de confiança pelos resultados obtidos nos últimos encontros.

Na primeira parte, o SL Benfica mostrou que estava no dérbi para ganhar e taticamente foi extremamente competente, anulando por completo o jogo interior verde e branco e pressionando o portador da bola.

Claro que a segunda parte foi bastante distinta e nem valerá a pena argumentar acerca da superioridade leonina e das muitas ocasiões desperdiçadas, por aqueles que têm sido os melhores jogadores do Sporting CP esta época. Após o apito final, o público dividiu-se entre aplausos e alguns assobios envergonhados, que depressa acabaram abafados pelos gritos de apoio aos jogadores leoninos.

Foi um mau jogo de xadrez. A estratégia de Jesus estava lá toda, mas Rui usou os cavalos para defender o rei, sacrificou alguns peões (Jonas e Renato) que pouco deram ao jogo, e no fim levou a vitória, arrancada a ferros e com muita polémica à mistura. Jesus perdeu-se nas apostas, perdeu-se naquela que sempre foi uma teimosia sua: os jogadores que “ele contrata” têm de jogar. Isso é ponto assente.

Como tal, Bruno César e Teo foram utilizados, e, correndo o risco de ser deselegante, não aprecio as qualidades futebolísticas de nenhum dos dois. O primeiro tem uma boa meia distância, que não lhe serve de muito, quando joga nos flancos. Não é particularmente rápido nem tem o jogo de rins necessários para confundir os defesas.

Teo Gutiérrez continua a não convencer Fonte: Sporting CP
Teo Gutiérrez continua a não convencer
Fonte: Sporting CP

O segundo, bem, é ainda mais flagrante. Um jogador evoluído tecnicamente, veloz, finalizador, mas que chegou ao Sporting CP e rapidamente fomos dar com ele a dizer que não tinha a certeza sobre se queria ficar. Não tem alegria, é displicente, e chega a fazer roer as unhas aos mais calmos. Montero era muito mais!

Podíamos discutir também a ausência de Gelson ou até mesmo a entrada de Schelotto. Até posso fazer um esforço para tentar compreender: Jesus queria entrar pelo lado de Eliseu, desgastado e facilmente ultrapassável. Reforçou o lado direito com esse intuito, mas talvez fosse já tarde de mais.

Posto isto, é preciso devolver a confiança a Bryan Ruiz, um “senhor” que temos o prazer de ver desfilar pelos relvados portugueses. Urge levantar a cabeça, corrigir erros mas, acima de tudo, ter a consciência tranquila, porque, da bancada, fiquei com a certeza de que os nossos jogadores fizeram de tudo para levar de vencida uma equipa, que no sábado foi pequena.

 Foto de Capa: Sporting CP

Rúben Lourenço Nunes
Rúben Lourenço Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto sportinguista e completamente apaixonado pelo futebol, tem na escrita uma das suas atividades favoritas. A magia do futebol foi-lhe passada por jogadores como Iordanov, Cherbakov ou Duscher, que tão bem caracterizavam a identidade leonina.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.