📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fotis Ioannidis | Um “bom problema” para Rui Borges

- Advertisement -

Depois de uma longa novela na época passada entre o Sporting e o Panathinaikos, o avançado grego Fotis Ioannidis, um desejo antigo de Rúben Amorim, chegou finalmente a Alvalade numa transferência de 22 milhões de euros.

O Sporting já tinha contratado o colombiano Luis Suárez ao Almería para a mesma posição. Pela qualidade que mostrou e pela chegada tardia de Ioannidis, Suárez assumiu de imediato a titularidade, confirmando o estatuto com os golos marcados nos primeiros jogos. O grego começou a época no banco.

Com o decorrer da temporada, Ioannidis foi ganhando minutos e mostrando o seu valor, primeiro como suplente e depois em jogos a titular, como na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Nessas oportunidades, mostrou porque Rúben Amorim já o queria no passado, algo que só não aconteceu antes devido à resistência dos gregos nas negociações.

Ioannidis no jogo entre o Sporting e o Kairat
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Luis Suárez é um avançado mais técnico e associativo, ideal para desmontar defesas compactas. Já Ioannidis oferece algo diferente. É forte fisicamente, segura bem a bola sob pressão e tem grande poder de choque. É semelhante a Gyökeres, mas menos individualista e mais coletivo, precisando de menos minutos e oportunidades para marcar.

O grego também se tem destacado nas bolas paradas, já com dois golos marcados desse modo. Mostra bom jogo de cabeça e sentido posicional, algo que o Sporting tem procurado melhorar.

Estas qualidades criam um bom problema para Rui Borges, que tem agora dois avançados de estilos distintos e muito eficazes. Por enquanto, Suárez parte na frente, mas Ioannidis pode ultrapassá-lo se mantiver o bom momento. O treinador já admitiu que os dois podem jogar juntos, como aconteceu frente a Alverca e Santa Clara.

Essa dupla pode ser uma opção em jogos mais equilibrados, com Rui Borges a ajustar o sistema tático para usar dois pontas de lança.

Naves Alverca
Fonte: Mário Pinto/Bola na Rede

A evolução de Ioannidis sofreu, no entanto, um contratempo. O avançado lesionou-se no joelho direito frente ao Santa Clara e vai parar cerca de quatro semanas. É uma baixa importante, a par de Pedro Gonçalves, e ambos estão em dúvida para o dérbi com o Benfica, a 5 de dezembro.

Os dois já foram dispensados das respetivas seleções. Até lá, o Sporting defronta o Marinhense para a Taça de Portugal, num jogo teoricamente mais acessível, onde Rui Borges poderá manter Suárez ou apostar no jovem Rodrigo Ribeiro.

Quando Ioannidis regressar, o treinador terá de decidir qual a melhor solução para o ataque, consoante o adversário, ou até optar por jogar com os dois de início, algo menos provável por implicar uma mudança tática.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.

Benfica e FC Porto avançam para a Main Round da Liga Europeia: eis os resultados do dia

O Benfica perdeu com o Melsungen por 30-26 na sexta jornada da Liga Europeia. FC Porto venceu o Kriens por 44-25.

Brasil goleia Portugal em novo encontro particular da seleção feminina

Portugal somou mais uma derrota na dupla jornada de particulares. Em Aveiro, vitória do Brasil chegou com goleada pesada.

Fresneda elogiado: «A sua grande temporada no Sporting aproxima-o da Seleção de Espanha»

Iván Fresneda foi destacado na imprensa espanhola. Lateral do Sporting apontado como perto da Seleção de Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Pinheiro renova com o Famalicão: «As coisas que idealizei quando cheguei acabaram por acontecer»

O Famalicão anunciou a renovação de contrato de Rodrigo Pinheiro. Lateral direito de 23 anos assume estar «muito feliz».

Enzo Maresca radiante com estrela do Chelsea: «Gostaria que fosse titular em todos os jogos, mas…»

Enzo Maresca fez a antevisão do Leeds United x Chelsea. Andrey Caicedo, Cole Palmer e Reece James foram tópicos de conversa.

Onde ver o Manchester United x West Ham que opõe Ruben Amorim e Nuno Espírito Santo?

O Manchester United recebe o West Ham na 14.ª jornada da Premier League. Ruben Amorim frente a frente com Nuno Espírito Santo.