“Gosto muito de você, leãozinho”

- Advertisement -

Caro leitor, as linhas que se avizinham narram uma história de amor platónico. Amor à primeira vista, mesclado com fascínio e perplexidade. Raios de luz incandescentes sobre a visão frágil que possuo. Encanto hierático!

Guimarães, algures em 2017. Fase final do campeonato de juniores de então. Sporting Clube de Portugal volvia ao terreno (sempre fatigante) do Vitória Sport Club. No cômputo, o corolário denotou a única objeção no trilho calcorreado até ao garante do título (derrota por 1-0). Porém, a análise meticulosa do jogo proporcionou a emergência da sumptuosidade futebolística representada por Daniel Bragança.

Ao meu lado, localizavam-se dois olheiros espanhóis. Apesar de não decifrar o castelhano na íntegra, a perícia característica das minhas deduções e da minha audição outorgou a assimilação de toda a informação que estava a ser discutida. Ali, germinou o “ciúme” salubre pelo facto de, mesmo que não fosse vontade minha, era imputado a “partilhar” tal divindade com os demais semelhantes.

O jovem médio é uma das maiores esperanças para o futuro leonino
Fonte: Sporting CP

A unanimidade percorreu o espaço confinado ao público presente. Toda a gente permaneceu, do primeiro ao último minuto, embebida na qualidade vivaz e jovial de um (já) senhor das quatro linhas. A visão de jogo dimensionava a atmosfera no patamar mais elevado, a inteligência expandia as fronteiras da realidade, o passe primava o rigor e a minúcia, o remate descrevia rotas atlântico-pacíficas. Vassalagem jamais prestada ao adversário, devoção e ânsia de vencer estampadas no rosto impávido e sereno. Transpiração vincada, odor fétido simbolizado no esforço colossal realizado.

No regresso a casa, não obstante o fracasso exibido pelo coletivo, o cenário de espanto não se alterou. A curiosidade apoderou-se da minha índole e, com frequência, era espectador (quase sempre) assíduo do internacional sub-20 até à evasão recente para Faro. Quer na equipa de juniores, quer na equipa dos sub-23, o médio defensivo corroborou a classe que lhe pertence, nacional e internacionalmente: em ambas as formações, assumiu o estatuto de pedra basilar, muralha edificada no meio campo leonino, corporificando e tonificando todo um quarteto defensivo, exprimindo, simultaneamente, a génese assaltante e aniquiladora do “inimigo”, a criação atacante em todo o seu esplendor.

Caetano Veloso, efígie da música luso-brasileira, ortografou a ilustre melodia do leãozinho. No espectro existencial, a adequação é perfeita e, por isso, “gosto muito de te ver, leãozinho/caminhando sob o sol”: contudo, a maturidade conquistada ao longo de tenra idade, transforma-o no Rei da Selva com a juba devidamente aprumada. A Daniel Bragança é suplicada a presença no plantel principal. Produto oficial da Academia de Alcochete. Garantia eterna. Sonho concretizado. Mais o meu que o do supracitado, obviamente, “para desentristecer, leãozinho/ o meu coração tão só/ basta eu encontrar você no caminho”.

Foto de Capa: Sporting CP

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futuro de Otávio Monteiro cada vez mais perto de ficar definido

O Al Rayyan está em negociações avançadas com o Al Qadsiah para contratar Otávio Monteiro, médio ex-FC Porto.

Avançado do Tottenham e ex-Gil Vicente na lista de alvos para a reta final do mercado

Trabzonspor quer reforçar setor ofensivo e tem Richarlison e Pablo Felipe na lista de alvos para o que resta do mercado.

Sporting inscreve Moncef Zekri na Liga Portugal após atraso na documentação

Moncef Zekri foi inscrito pelo Sporting na Liga Portugal. O atraso na inscrição deveu-se a uma demora na obtenção da documentação necessária.

FC Porto prepara receção ao Moreirense com cinco baixas e uma novidade

Esta quarta-feira, o FC Porto realizou mais um treino de preparação para o duelo da 5.ª jornada da Primeira Liga, frente ao Moreirense.

PUB

Mais Artigos Populares

Lens anuncia dois reforços: Antigo jogador do Benfica chega por empréstimo sem opção de compra

O Lens, vice-campeão francês em 2025/26, oficializou as contratações do defesa-central Jean-Clair Todibo e do extremo Junior Kadile.

Juventus rejeita primeira proposta do FC Porto por Federico Gatti: Italiano está interessado nos dragões

Alfredo Pedullà revela que a proposta inicial do FC Porto foi rejeitada pela Juventus, mas Federico Gatti vê com bons olhos a potencial transferência.

Seleção Nacional Futebol de Praia: Eis os convocados para a Superfinal da Liga Europeia

Selecionador Bruno Torres anunciou a lista de convocados da Seleção Nacional de Futebol de Praia para a Superfinal da Liga Europeia