Jovane: La pelota siempre al diez | Sporting CP

- Advertisement -

Na época passada, Jovane Cabral foi um dos jogadores mais decisivos do Sporting CP. Muito embora nunca tenha conseguido alcançar o estatuto de titular indiscutível, mostrou-se preponderante sempre que foi chamado a jogo por Rúben Amorim.

Chegou-se a falar na possibilidade de sair, tanto em janeiro como neste defeso, mas a atribuição da camisola 10 ao extremo cabo-verdiano poderá vir a colocar um ponto final nas especulações. Para além disso, a possível ida de Marcus Edwards para o Olympiacos CFP poderá fazer com que Jovane permaneça em Alvalade.

Recentemente, em entrevista ao Jornal Sporting, o extremo afirmou que desde pequeno que queria jogar com a camisola 10. Quando chegou à formação leonina, esse número já estava ocupado, assim como na subida à equipa principal – Alan Ruiz, Fredy Montero e Luciano Vietto usaram o número. No entanto, soube esperar pelo seu momento e garantiu que não irá sentir a pressão por carregar nas costas um número com tanta representatividade no futebol.

O número 10 é, normalmente, atribuído àquele que é o craque da equipa – falamos de um número eternizado por nomes como Pelé ou Maradona. Seria esperado que Daniel Bragança deixasse o genérico 68 e assumisse o número que já foi de Balakov, até pelas suas características mais condizentes com o histórico de craques que usaram o 10, mas este foi mesmo para Jovane.

Será interessante, noutra perspetiva, perceber se Jovane Cabral terá mais oportunidades do que teve na temporada transata – com a saída de João Mário para o SL Benfica, Pedro Gonçalves poderá começar a época a jogar mais recuado, ao lado de João Palhinha, o que possibilitaria, ainda que temporariamente, a entrada de Jovane para a frente de ataque titular.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Desde a sua estreia pelo Sporting CP na temporada 2017/18, ainda sob as ordens de Jorge Jesus, o cabo-verdiano já leva 80 jogos de leão ao peito, sendo titular em apenas 33 ocasiões, pelo que já leva 18 golos e 16 assistências – uma média de cerca de uma participação em golo a cada 98 minutos, ou seja, Jovane marca ou assiste praticamente sempre que entra em campo.

Apesar dos números muito interessantes, Jovane não tem as características nem a qualidade técnica refinadíssima de um 10, mas trata-se de um jogador explosivo, com uma ótima capacidade de finalização e acima de tudo com clutch – marcou golos decisivos – pelo que a sua permanência em Alvalade é importantíssima para as aspirações do clube na Liga dos Campeões. Resta saber se conseguirá finalmente ultrapassar o eterno estatuto de “arma secreta”…

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e a exibição de Andreas Schjelderup: «Este Schjelderup é melhor do que aquele que encontrei»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote é claramente diferenciado, a música é outra»

Rui Borges esteve presente na sala de imprensa do San Mamés, de forma a reagir ao encontro entre o Sporting e o Athletic.

José Mourinho reage à vitória frente ao Real Madrid na Champions League: «Fizeram o que pedi: ou matamos ou morremos»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Federico Valverde: «O Benfica é uma grande equipa, com grandes jogadores»

Federico Valverde analisou o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as 8 equipas já apuradas para os oitavos de final da Champions League

Depois das 18 partidas em simultâneo, a fase de liga da Champions League terminou. Conhece as oito equipas apuradas para os oitavos de final.

Eis as 16 equipas que vão jogar os playoffs da Champions League

Depois das 18 partidas em simultâneo, a fase de liga da Champions League terminou. Conhece as 16 equipas apuradas para os playoffs.

Anatoliy Trubin e o golo do apuramento do Benfica: «Vi toda a gente a dizer-me para subir, vi também o míster, então subi, fui para...

Anatoliy Trubin analisou o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.