Leão que rouba ladrão… Tem cem anos de perdão?

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

Devo desde já dizer que este texto vai servir para fazer um pedido expresso ao Exmo. Senhor Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, mas antes gostaria de fazer umas considerações prévias.

Como todos já terão percebido, vivemos num país em que os corruptos são mais ou menos tratados como as crianças mal comportadas, sobre as quais se diz que a culpa não é delas mas sim de quem as educou. Ou seja, os corruptos também não têm culpa, a justiça e sociedade em geral é que os deixam passar incólumes. E se assim é, porque não gozar dessa “liberdade”?

Senão vejamos. Foi cá que, pelo menos, dois presidentes de câmara foram a julgamento por terem enchido os seus “sacos azuis”, e puderam depois candidatar-se às respectivas câmaras, tendo até ganho as eleições, certo? E as pessoas que os elegeram, ao serem questionadas sobre as razões que os levaram a votar novamente naqueles políticos, respondiam que o que lhes interessava era a obra que eles tinham a apresentar, não queriam saber como o tinham conseguido.

Pinto da Costa e Valentim Loureiro foram dois dos arguidos no processo Apito Dourado Fonte: public.vivacidade.org
Pinto da Costa e Valentim Loureiro foram dois dos arguidos no processo Apito Dourado
Fonte: public.vivacidade.org

Podemos encontrar alguns paralelos no mundo do desporto português e do futebol em particular.

Nos tempos áureos de dois clubes que clamam pela honra de terem o maior número de troféus conquistados em Portugal, foi-se sabendo de episódios que se iam passando e que teriam facilitado, em alguns momentos, a conquista de alguns desses títulos. Sabemos nós e todos os adeptos desses clubes, uma vez que alguns casos até se provaram terem existido, mas nunca acompanhados com as devidas penas. (E não vou aqui particularizar nenhuma situação, ou teria que escrever um livro.)

Mas sabemos que os títulos ganhos, mesmo com o ónus de corrupção associados, no fim também contam para o total, e os adeptos desses clubes não vão deixar de se vangloriar com esses mesmos títulos. Podem até dizer que não estão de acordo, e que são todos uns corruptos e uns criminosos, mas quando estiverem a falar de quem tem mais campeonatos, certamente não se lembrarão desses “pormenores”.

Assim sendo, venho pedir ao presidente do meu clube, e porque já se pode defender com jurisprudência dos factos acima descritos, que escolha árbitros, ofereça prendas, fruta, jantares, relógios, pague a quem for preciso, coloque quem quiser nos lugares de decisão e de manipulação de opinião pública, que seja ladrão ou bafeje até umas “ganzas” se for preciso, mas faça o que for preciso para dar ainda mais títulos ao Sporting Clube de Portugal.

Porque no fim, o que conta é quem ganha e não como ganha…

Fonte da foto de capa: noticiasaominuto.com

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.