Primeira Liga, 14.ª jornada. Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 20:30.
A ANTEVISÃO: APÓS EXIBIÇÃO PERSONALIZADA NA CHAMPIONS, LEÕES NÃO SE QUEREM AFASTAR MAIS DO FC PORTO NA LIGA
Numa semana europeia de Champions League, o Sporting perdeu de forma honrosa em Munique frente a um dos candidatos à vitória na prova, o Bayern. Na Alemanha, os leões conseguiram competir durante 60 minutos e estiveram a ganhar e agora voltam a mudar o chip para a Liga Portuguesa onde procuram não perder mais terreno para um FC Porto que parece não quebrar na liderança.
O empate na Luz na jornada anterior serviu de aviso para a equipa leonina não ceder mais pontos para o líder e este jogo é importante no sentido de recuperar a confiança perdida nos últimos dois jogos.
Para este jogo diante dos avenses, últimos classificados do campeonato com apenas três pontos em 13 jogos, ainda sem qualquer vitória, Rui Borges, técnico dos leões, tem enfrentado vários problemas ao nível de lesões.
Depois de, em Munique, não ter podido contar com o trio atacante habitual formado por Quenda, Pedro Gonçalves e Trincão e o central Gonçalo Inácio, os problemas continuam para o treinador do Sporting.
À exceção de Inácio e Trincão que conseguiram recuperar a tempo para este jogo, Rui Borges volta a viver uma nova espécie de pesadelo de lesões tal como na época passada.
Já se sabe que Quenda e Pedro Gonçalves, este com mais uma lesão muscular, só vão voltar em 2026 aos relvados. Juntando a Debast e a Nuno Santos, impedido de longa duração, compõem o lote de indisponíveis para ir a jogo frente ao AVS.
Mais dores de cabeça para o treinador leonino que tem de fazer várias alterações na equipa, introduzindo jogadores menos utilizados, mas desejosos de mostrar ao líder que também podem ter lugar na equipa.
Por isso frente ao “lanterna vermelha” do campeonato. Rui Silva deverá continuar na baliza. O quarteto defensivo deve ser constituído por Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio e Matheus Reis. No centro do terreno o duplo pivot defensivo deverá ser o mesmo que em Munique: O capitão Hjulmand e o jovem João Simões.
O ataque deverá ser o sector com mais mexidas com Trincão recuperado de um pequeno toque a ser titular no meio, Geny Catamo a aparecer pela direita e Maxi Araujo poderá avançar no campo para o lugar de Quenda. Na frente de ataque devera surgir como habitualmente o internacional colombiano Luis Suárez.
Do outro lado estará o AVS liderado por João Pedro Silva que vem de dois empates nos últimos 10 jogos do campeonato. Só tem ganho na Taça de Portugal e mesmo assim só nas grandes penalidades em que conseguiu eliminar na última ronda o Académico de Viseu da II Liga.
Consequência disso, o ânimo da equipa não deve ser muito grande, mas o jogo com um grande é suficientemente motivador para os avenses que, num jogo perfeito, podem tirar pontos aos bicampeões nacionais.
João Pedro Sousa tem duas ausências importantes para este jogo, o espanhol Guillem Molina e principalmente o médio defensivo Jaume Grau, expulso na última jornada frente ao Rio Ave.
Para o campeonato português, (este “novo”) AVS e Sporting defrontaram-se apenas duas vezes e foram na época passada. Uma vitória leonina em Alvalade e um empate nas Aves foram o resultado dos confrontos. O jogo será arbitrado por Iancu Vasilica da A.F. Vila Real e será auxiliado por José Pereira e Sérgio Jesus. O quarto arbitro será Flávio Lima. O VAR estará entregue a João Casegas e no AVAR estará Marco Vieira.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Sporting é o ataque mais concretizador do campeonato com 32 golos marcados.
- O AVS ainda não ganhou na Liga. Conta com apenas três empates.
- Nos últimos 10 jogos para o campeonato, os avenses somaram apenas dois empates.
- Gonçalo Inácio é o jogador com mais minutos jogados com um total de 1170.
- O melhor marcador dos leões é Pedro Gonçalves com nove golos marcados.
- Jaume Grau é o elemento mais utilizado pelos avenses com 13 jogos e 1113 minutos jogados.
- O AVS é o segundo pior ataque da Liga com apenas nove golos marcados.
- O Sporting tem apenas uma derrota no Campeonato frente ao FC Porto.
- O AVS só tem uma vitória na época, na Taça de Portugal frente ao Fornos de Algodres.
- Os leões são a terceira melhor defesa atrás do FC Porto e Gil Vicente com sete golos sofridos.
JOGADORES A TER EM CONTA


João Simões – É um jovem médio defensivo promissor de 18 anos vindo das camadas jovens leoninas que se estreou na época passada na equipa principal do Sporting numa fase muito difícil. Esta temporada tem vindo cada vez mais a afirmar-se na equipa A tendo merecido a titularidade em alguns jogos nomeadamente em Munique onde fez uma exibição agradável. Normalmente atua ao lado do capitão Hjulmand, mas já mostrou qualidade para jogar em terrenos mais avançados com igual eficiência. Este jogo pode ser mais uma oportunidade para se impor cada vez mais e aproveitar as lesões dos colegas da linha mais avançada para ganhar pontos nas opções do treinador.


Babatunde Akinsola – É um extremo nigeriano de 22 anos que chegou à Vila das Aves na época de 2023/24, na altura ainda na Segunda Liga, por empréstimo do Valladolid e de Espanha depois de uma passagem pela Suécia. É um extremo rápido e desequilibrador que pode jogar nos dois flancos e que por isso, lançado em profundidade pode criar dificuldades à defesa do Sporting. Se lhe derem muito espaço pode causar estragos, mas tem de ter a colaboração dos colegas para situações de combinação ofensiva. Teve uma época muito positiva na temporada passada com 34 jogos efetuados e cinco golos marcados.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: Rui Silva, Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Trincão, Maxi Araujo, Luis Suárez.
Treinador: Rui Borges
«Teremos pela frente uma equipa agressiva, intensa. Possuem jogadores experientes neste contexto. Não têm nada a perder, portanto, poderão vir com confiança e mais descontraídos do ponto de vista positivo. Empataram em Braga na segunda jornada, é um alerta para não estarmos com facilitismos. Esse acabará por ser o maior desafio: temos de estar completamente ligados após uma semana bastante intensa».
AVS: João Gonçalves, Bane, Rúben Semedo, Devenish, Kiki Afonso, Gustavo Assunção, Algobia, Spencer, Akinsola, Perea, Nene.
Treinador: João Pedro Sousa
«As diferenças são gigantescas e a nossa tarefa é extremamente complicada. Mas temos a obrigação de tentar colocar em prática o que trabalhámos e tentar fazer o melhor resultado possível».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 3-0 AVS

