Primeira Liga Portuguesa, 16.ª jornada, domingo, 28 de Dezembro, 20:30.
A ANTEVISÃO: PERSEGUIÇÃO LEONINA AOS DRAGÕES CONTINUA ACESA COM ÁGUIAS À ESPREITA
O ano está a terminar, mas a luta pelo título promete prosseguir a três até Maio. Um dos pretendentes é o Sporting que ocupa o segundo lugar da tabela e recebe este domingo à noite o Rio Ave.
Com um calendário sobrecarregado nesta altura e que promete apertar em Janeiro, os leões defrontam em mais uma jornada do campeonato um Rio Ave tranquilo na classificação: Em 10.º lugar, mas prometendo tentar uma surpresa em Alvalade.
Neste momento, Rui Borges, acabado de completar um ano completo no banco do Sporting, volta a deparar-se com várias ausências para compor o onze inicial. Para além das lesões prolongadas de Nuno Santos, Daniel Bragança e Debast, e das mais recentes de Pedro Gonçalves e Quenda, o timoneiro leonino também não pode contar com Diomande e Geny Catamo. Ambos estão a representar as suas seleções na CAN que se esta a realizar em Marrocos até meados de Janeiro.
Animado pela importante vitória em Guimarães por números expressivos, o técnico leonino deve voltar apostar em Rui Silva na baliza apesar do erro no último jogo. Fresneda e Ricardo Mangas deverão ser os laterais de apetência ofensiva e a escolha dos centrais deverá recair em Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma.
No duplo pivot defensivo, o capitão Hjulmand deve estar acompanhado do “miúdo” João Simões que pode repetir a titularidade de Guimarães.
No lado esquerdo do meio-campo deverá apresentar-se Maxi Araujo. Como Rui Borges disse ontem em conferência de imprensa que o uruguaio estava em dúvida, pode avançar Alisson Santos para o seu lugar ou mesmo avançar Mangas entrando Matheus Reis para o lado esquerdo da defesa. À direita estará, como na cidade berço, Fotis Ioannidis e no meio, Trincão. Na frente de ataque, continuará o melhor marcador leonino da Liga, Luis Suárez.
Do outro lado apresentar-se-á uma equipa tranquila, porém motivada pelos últimos resultados nomeadamente um empate a dois golos em Barcelos diante do Gil Vicente, atual quarto classificado do campeonato.
O Rio Ave procurará em Alvalade buscar as costas da defesa leonina para tentar criar perigo nas transições ofensivas que tentarão fazer, para pôr em sentido os verde e brancos.
No entanto, para este jogo não poderão contar com a sua principal figura, o ponta de lança Clayton Silva que viu o quinto amarelo com o Gil Vicente, o que o impede de dar o seu contributo à equipa. Também por motivos disciplinares, o médio defensivo húngaro Nikitscher estará ausente por ter sido expulso por acumulação de amarelos.
Na Liga Portuguesa, o histórico de confrontos entre os leões e rioavistas já é longo. 60 jogos entre os dois emblemas, sendo 30 em Alvalade, com 22 vitorias leoninas, seis empates e apenas duas vitórias vila-condenses.
O jogo será arbitrado por Carlos Macedo da AF Braga e será assistido por Luís Costa e João Macedo. O quarto arbitro será David Silva. NO VAR, estará Bruno Esteves e no AVAR, Sílvia Domingos.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Sporting vem de uma sequência de 11 jogos sem perder para a Liga desde a derrota em Alvalade com o Porto.
- Francisco Trincão é o jogador mais utilizado dos leões no campeonato com 1307 minutos jogados.
- O melhor marcador do Rio Ave é Clayton Silva com 10 golos.
- Luis Suárez é o melhor marcador dos leões com 11 golos.
- Gonçalo Inácio é o jogador do Sporting com mais jogos disputados,15.
- Do lado do Rio Ave o jogador com mais jogos é o grego Georgios Liavas também com 15.
- O último jogo entre as equipas foi na temporada 24/25 para a Taça de Portugal, em Vila do Conde, com a vitória dos leões por 1-2.
- A maior vitória do Sporting em Alvalade foi na época 81/82 por 7-1.
- A última vitória do Rio Ave ferente aos leões remonta à época 19/20 para a Taça da Liga em Alvalade por 1-2.
- No total das competições, as duas formações defrontaram-se 72 vezes com 46 vitórias leoninas, 17 empates e nove triunfos nortenhos.
JOGADORES A TER EM CONTA


Fotis Ioannidis – O ponta de lança grego foi titular em Guimarães descaído para a esquerda, mas mostrou mais uma vez que pode ser uma opção válida neste Sporting em qualquer das posições. É um avançado oportuno como se viu no golo que marcou na cidade-berço onde soube exatamente onde ia cair a bola para concretizar. Para além disso é um avançado que oferece várias valências à equipa. Consegue ser associativo, valendo-se do seu porte físico para segurar a bola perante os centrais contrários, mas também sabe o que fazer com ela caso seja lançado em velocidade ao velho estilo de Gyokeres. Vai tentar mais uma vez faturar apesar de não jogar na sua posição de origem.


André Luiz – Com a ausência da figura da equipa, o ponta de lança Clayton Silva por acumulação de cartões amarelos, caberá a André Luiz a missão de ser o principal alvo à baliza leonina. O extremo direito brasileiro, que também pode jogar a segundo avançado, terá como objetivo, com a sua velocidade e acutilância, tentar desmontar com a ajuda dos seus parceiros ofensivos a bem-organizada defesa dos leões. Conta já com cinco golos no campeonato. O mais recente em Barcelos que valeu um empate.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: Rui Silva, Fresneda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Hjulmand, João Simões, Ricardo Mangas, Trincão, Ioannidis, Suárez.
Treinador: Rui Borges
«Acredito que em algum momento (o “ruído”) é motivação. Por mais que sejamos indiferentes, vamos ouvindo e lendo algumas coisas e é natural que sirva de motivação para o grupo. Naquilo que é o meu discurso, não uso muito. A maior ambição deles, de todo o grupo, é conquistar algo muito importante e que marcará a história do Sporting, que é o tricampeonato. A maior motivação que temos é essa».
Rio Ave: Miszta, Pancho Petrasso, Jonathan Panzo, Jakub Brabec, Nikos Athanasiou, Brandon Aguilera, Andreas Ntoi, João Tomé, André Luiz, Ole Pohlmann, Marc Gual.
Treinador: Sotiris Sylaidopoulos
«É um jogo muito exigente, contra o Sporting num momento muito bom. Há uma grande motivação interna em todos nós. Temos de mostrar as nossas qualidades e ser a melhor versão de nós próprios para conseguirmos tirar algo deste jogo. Temos de executar muito bem os nossos princípios básicos».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 3-0 Rio Ave

