Luís Gonçalves: O papel dos pontas de lança em equipas que jogam para o título

Luís Gonçalves está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e trabalhou na formação do Sporting onde foi coordenador, treinador e treinador-adjunto. Entre outros projetos trabalhou na Arábia Saudita e foi adjunto do Tondela, Belenenses e Atlético. Treinou os sub-15 do FC Porto em 2014/2015 e foi adjunto de Abel Xavier na seleção de Moçambique. Treinou ainda a seleção da China de sub-16 e foi selecionador principal de Moçambique. O seu último trabalho foi no Interclube de Angola.

Qualquer equipa que queira ser campeã, em qualquer competição, deve ter pontas-de-lança ou avançados, se preferirem, finalizadores. Saber “jogar na área”, dominando os espaços e os “timings” necessários para uma eficaz finalização fazem a diferença. Será esta a única característica de um bom ponta-de-lança? Evidentemente que não.

Um ponta-de-lança tem de ser forte no jogo aéreo, ter uma boa orientação espaço-temporal que lhe permita jogar com pouco espaço, fruto das marcações individuais dos adversários diretos, boa velocidade de execução (sem espaço não há tempo), controlo emocional para manter a “frieza” e ser eficaz na tomada de decisão, mas ao mesmo tempo ser rápido e “explosivo”, demonstrando a capacidade de atacar a profundidade se o jogo o exigir e a ideia de jogo do treinador também. Deverá ser capaz de se posicionar para receber a bola, fomentar oportunidades de finalização e atrair defesas para criar espaços para os colegas de equipa. Muitas vezes será o primeiro homem da pressão, quando a sua equipa não tem bola, assumindo ação importante no momento da perda da bola, ajudando a uma transição defensiva mais efetiva.

Claro que a missão tática do ponta-de-lança varia consoante o modelo de jogo e as ideias preconizadas pelo treinador. É diferente jogar com 2 avançados lado-a-lado ou um atrás do outro. Do mesmo modo também é diferente jogar com um ponta-de-lança bem definido (numa linha de 3) ou com 3 avançados mais móveis. Independentemente disso, as características individuais fazem a diferença e alteram o jogo. A propósito do líder da liga portuguesa, o Sporting, e de Viktor Gyokeres, o imutável dispositivo tático 3-4-3, tem dinâmicas diferentes, com jogadores diferentes, apesar dos mesmos princípios. É diferente jogar com e sem este avançado.

Gyokeres é forte dentro de área, agressivo e antecipa bem. Realiza muitos movimentos de rotura, atacando o espaço. Para além disso é muito veloz e agressivo, realizando estes movimentos frequentemente, provocando constantemente desequilíbrios na linha defensiva adversária. Não tem receio de provocar o confronto, utilizando a sua capacidade atlética, procurando o 1×1 e demonstrando uma boa capacidade de desequilíbrio, criando muitas oportunidades de golo.

Para além disto tudo, tem mentalidade ganhadora. Como dizia outro grande ponta-de-lança, o internacional português Gonçalo Ramos: «A mentalidade também está ligada à atitude, não é só dos pontas de lança, é de todos os jogadores e do desportista em geral. É o que guia isto tudo, sem uma boa mentalidade não vai haver atitude, não vai haver cabeça nem disponibilidade para limar os pequenos pormenores que faltam aperfeiçoar».

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: Xabi Alonso impõe-se e expulsa peso pesado do treino da equipa principal

Xabi Alonso não mostrou qualquer receio em expulsar Antonio Rudiger do treino, depois de um conflito com Vinícius Júnior.

Kylian Mbappé já quis ser português, diz mãe do jogador

Mãe do jogador conta em entrevista como o fascínio de Kylian Mbappé por Cristiano Ronaldo em criança levou o francês a declarar-se português.

Diego Simeone não hesita em eleger um jogador seu como o melhor do mundo

O treinador do Atlético de Madrid, quando questionado sobre quem é o melhor jogador do mundo, respondeu sem hesitar: Julián Álvarez.

Ange Postecoglou cobiça caras familiares do Tottenham para a sua nova equipa

Ange Postecoglou, recentemente contratado pelo Nottingham Forest quer reforçar o seu plantel com vários jogadores do seu antigo clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Presença em particular pode impossibilitar Mile Svilar de representar país onde nasceu

Guarda Redes da AS Roma quer jogar pela seleção da Bélgica, porém a sua presença pela Sérvia num particular pode impossibilitar esta transição.

Real Madrid pode surpreender na escolha do substituto para Rodrygo

O Real Madrid procura já uma alternativa para a possível saída de Rodrygo e pode tentar roubar talento do PSG no mercado de inverno.

Chelsea arrisca castigo pesado e pode mesmo perder pontos na Premier League

O Chelsea está a ser acusado de ter cometido 74 crimes entre o período de 2009 e 2022, correndo o sério risco de ser castigado severamente.