Momento verde e branco: o 5-3 ao Benfica

- Advertisement -

Quarta-feira, 16 de abril de 2008. À primeira vista esta data passa por despercebida aos adeptos sportinguistas, porém, quando se diz que é o dia do “5-3 ao Benfica” a memória logo acorda e traz à cabeça aquele que foi, muito provavelmente, o melhor derby dos últimos anos.

Lembro-me de tudo como se fosse hoje. Tinha oito anos e via, pela televisão, estádio de Alvalade a receber a meia final da Taça e Portugal com um ambiente único: uma noite de quarta-feira chuvosa acabaria mesmo por me ficar na memória.

Tinha oito anos e o meu pai ‘zangava-se’ sempre comigo quando da minha boca saía, digamos, uma palavra menos bonita. Todavia, nesse dia tinha uma justificação mais do que válida para não me portar tão bem. A justificação? A miserável primeira parte do Sporting.
Os então comandados por Paulo Bento perdiam, em casa e frente ao eterno rival, por duas bolas à passagem da meia hora (golos de Rui Costa e de Nuno Gomes). Com uma primeira parte completamente miserável, já com uma desvantagem por duas bolas ao intervalo, e com um Benfica bastante superior, não se avizinhava nada de positivo para o emblema do Sporting.

Ainda na primeira (aos 35 minutos de jogo), Paulo Bento substituíra Adrien Silva por Marat Izmailov, contudo, foi a entrada de Derlei aos 61 minutos que veio ‘agitar a partida’.
Já depois de João Moutinho ter enviado uma bola à barra, o então prodígio Yannick Djaló fez o primeiro dos ‘leões’. Após um trabalho fantástico do montenegrino Simon Vukčević, que deixou um defesa por terra, o avançado português apareceu na pequena área e atirou a contar.

Oito minutos depois, e já depois de Quim ter impedido o golo dos homens de Paulo Bento por duas vezes, o mítico Liedson repôs a igualdade no marcador. Após um cruzamento de João Moutinho, o ‘levezinho’ puxou do pé direito e provou do seu prato preferido, claro está, o Benfica. Estava feito o empate!

Três minutos depois, aos 79, o marcador voltou a funcionar. Após uma grande jogada dos homens de Alvalade, Derlei apareceu completamente isolado e bateu Quim. O avançado brasileiro, que tinha estado no Benfica na época passado, tinha voltado de uma grave lesão de seis meses e levou Alvalade à loucura. “Que bonito é!”, dizia Hélder Conduto. O Sporting estava assim na frente do marcador pela primeira vez e o vulcão verde e branco entrava em erupção.

Passados três minutos, Cristián Rodríguez veio gelar Alvalade. Após um ressalto, a bola apareceu à entrada da área e o ‘Cebola’ desferiu um potente remate e não deu hipóteses a Rui Patrício. Os homens de Chalana empatavam a partida a apenas nove minutos do fim da partida.

Contudo, o melhor ficou mesmo para o fim. Aos 84 minutos, Yannick Djaló fez magia. Do meio da rua, o avançado atirou forte, não deu hipóteses a Quim e fez, de novo, aumentar os decibéis em Alvalade.

O jogo estava mais do que incerto e foi Simon Vukčević quem selou o resultado da partida. Após um cruzamento largo de Miguel Veloso, e já nos descontos, o montenegrino fez também ele magia: com o pé esquerdo, num remate artístico, atirou ao poste mais distante e ‘matou’ a partida.

O Sporting estava assim na final da Taça de Portugal após ter batido o eterno rival por 5-3 num jogo eletrizante e que ficará para sempre na memória dos sportinguistas.

Foto de Capa: Youtube

artigo revisto por: Ana Ferreira

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.