Nas Varandas da FIFA

O termo que resume a seguinte dissertação é “ilusória”. Não no sentido utópico da palavra, mas na ignomínia que a circunscreve. Teço o paralelismo com a igreja e o ato de confissão, ciente do meu fundo agnóstico e, digamos, cético. Ora, ação é completamente infrutífera: uma pessoa ajoelha-se, segreda com o Reverendo e relata as infâmias cometidas e depois?  O vigário ordena as preces a palrar, nós, devotamente, (pelo menos é o objetivo) seguimo-las à risca e adiamos o mais possível a nova visita. A terapia resultou ou não? Os remendos foram cosidos com agulha e novelo de lã? Pois, ninguém sabe… O meu palpite aponta para a descrença acerca de tal teoria.

Frederico Varandas, nos primeiros dias de estágio na Suíça, visitou a sede da FIFA em Zurique e reuniu-se com Gianni Infantino. Atenção, não exprobro a iniciativa do líder leonino, muito pelo contrário porque o diálogo sempre foi, desde os primórdios, a álea expediente e da metamorfose. Censuro, sim, a posição daqueles que efetivamente se superiorizam, da entidade que meneia e regula o futebol. Falou com o Robin dos Bosques no pensamento, propôs a regularização do mercado de transferências, alertando para as receitas que não chegavam integralmente aos clubes e ainda para o rapto precoce de futuros diamantes por lapidar.

Frederico Varandas aproveitou a deslocação à Suiça para se encontrar com Gianni Infantino, o presidente da FIFA
Fonte: Sporting CP

A investida era bem-intencionada. Porém, a surdez subsistirá. Designo as conversas como falares libidinosos. Por momentos, acende-se aquela vontade sôfrega onde a única preocupação é, realmente, solucionar os factos dúbios; porém, a fugacidade tudo molda e reduz a cinzas toda e qualquer possibilidade de consenso. Infelizmente, sinto que muitos adeptos interpretam o debate como um confesso típico de um missal, aquele rogo que se verte sempre que se lá vai e que, no final, termina com um cumprimento cordial, simbolizando o carimbo. Uma balela pegada!

O êxito é fadado aos tubarões e às baleias. Sardinhas carecem de autoridade e prestígio para incitar à mudança. O poder confina-se ao numerário e, quem o detém, acena com as verbas e os salários chorudos: os petizes, aqueles que são, não a prata, mas o genuíno ouro da casa, deixam-se enfeitiçar pelo calhamaço, os pais são adquiridos (perdão, persuadidos) a permitir que eles adejem para outras superfícies. Os ricos cada vez mais abonados, os pobres comendo as passas….

A justiça procura-se, a igualdade idem. Enquanto tal não acontece, a redação é inconsequente, bem como o diálogo, bem como os confessos. O melhor é seguirmos o exemplo de Santo António…

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.