A novela Gyokeres chega ao fim

Viktor Gyokeres, o avançado escolhido por Amorim, esteve tremido e alguns até pensavam que passaria a Gyokerias. Felizmente, o negócio foi desbloqueado e há recorde de investimento em Alvalade.

Duras semanas de negociação terminam com fumo verde! O avançado sueco de 25 anos, proveniente do Coventry City, assinou com o Sporting Clube de Portugal até 2028 e fica blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.  Fica com o número 9 que recentemente fez sucesso nas costas de Islam Slimani.

Segundo informa o Sporting em comunicado, o valor da transferência ficou fechado nos 20 milhões de euros, aos que se podem juntar 4 milhões mediante o cumprimento de determinados objetivos individuais e coletivos. O Coventry fica ainda com 15% de uma mais-valia, baixando para os 10% caso os objetivos sejam atingidos. Com esta aquisição, Viktor torna-se o reforço mais caro de sempre do clube, superando os 16 milhões de euros investidos em Paulinho, que será o seu principal concorrente na luta pela posição mais avançada do ataque dos Leões.

A demora nas negociações desviou as atenções do mais importante: O que Gyokeres pode trazer ao Sporting? Ouvi muito falarem dos 13 milhões da proposta inicial, depois dos 18 com 35% de uma futura venda ou até mesmo da viagem do Presidente Frederico Varandas a Inglaterra. Os valores podem ser questionáveis, mas, por vezes, o barato sai caro e vice-versa. Neste momento, os sportinguistas estão essencialmente preocupados com o desempenho do atleta e com o número de golos que vá marcar.

Em resposta à interrogação retórica que deixei no parágrafo anterior, pretendo começar por realçar que sou um apreciador das suas caraterísticas. Já o conhecia antes de ser associado aos Leões e tinha a convicção que poderia encaixar bem na dinâmica de jogo do Sporting. É um jogador possante, explosivo e com faro de golo. Tal como o próprio se carateriza, um avançado que tem sempre os olhos na baliza! Um verdadeiro jogador de área, que tanta falta tem feito ao clube orientado por Rúben Amorim. Curiosamente, um atleta que, na minha ótica, consegue dar outro tipo de margem de manobra ao técnico de Leões em testar modelos de jogo alternativos, nomeadamente com dois avançados.

Com 22 golos e 12 assistências em 50 jogos, na época transata, no Championship (2.ª Divisão Inglesa), Viktor Gyokeres chega envolto de grande esperança por parte dos adeptos leoninos que esperam voltar a ter um “matador” na frente de ataque. Pessoalmente, acho que tem tudo para brilhar em Portugal, pelo menos, assim se espera!

Diogo Gilvaz
Diogo Gilvaz
O Diogo é um jovem de 21 anos, natural de Matosinhos, no distrito do Porto, o que não o impediu de criar uma forte ligação com o Sporting Clube de Portugal, por influência do seu pai. É licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Escreve com o novo acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

FC Porto anuncia antigo árbitro assistente na estrutura

O FC Porto anunciou durante esta terça-feira que Bertino Miranda vai integrar a estrutura, como assessor e formador para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.

José Borges é o novo presidente da APAF

José Borges venceu as eleições como candidato único e torna-se o novo presidente da APAF. Dirigente sucede a Luciano Gonçalves.