📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Mundo precisa de fanáticos

- Advertisement -

Núcleo Semanal

Costumam dizer-me que sou fanático pelo Sporting. Fanático no sentido pejorativo, é claro. Fanático no sentido de ser doente, de não ver mais nada à frente, de só conseguir falar sobre esse tema e de não pensar em absolutamente mais nada. Tudo isto não é totalmente verdade, mas também não é mentira. No que toca ao Sporting, sou realmente um fanático. Aquilo de que eu discordo é que isso seja algo negativo.

Fanatismo: paixão cega que leva alguém a cometer excessos em favor de algo. Dedicação excessiva.

Vamos por partes: todas as paixões são cegas. Todas! Afinal, paixão é um sentimento intenso que possui a capacidade de alterar o comportamento. E quantas vezes não alteramos esse comportamento sem qualquer razão lógica para o fazer? Quantas vezes não fazemos algo que não deveríamos fazer ou que, noutras circunstâncias, não faríamos? Quantas vezes, por paixão, não cometemos… excessos?

E será que todos os excessos são errados? É um excesso para qualquer adolescente sair de madrugada pela janela, sem fazer barulho, para ir ter com a namorada. Não o deveria ter feito? Talvez não. Fê-lo feliz? Sim! Precisou desse excesso para crescer. Só o fez porque a namorada era suficientemente importante para o adolescente correr o risco de ser apanhado pelos pais e ficar trancado no quarto até atingir a maioridade.

Torna-se então óbvio que fazemos mais pelas nossas paixões. A preguiça e a inércia são substituídas pela vontade de fazermos algo, quando estamos apaixonados. Não existe tal coisa como “dedicação excessiva”. O próprio país precisa de pessoas que se dediquem “excessivamente”! E se é mais fácil fazerem-no por aquilo que amam, porque não?

Por isso digo: sejam fanáticos. Sejam apaixonados por um clube, uma banda, uma pessoa, uma causa, o que for. Saltem pela janela, de madrugada. Façam algo pela vossa paixão. Tanto como eu já fiz pelo Sporting. E, quando tiverem retorno, quando se sentirem bem com a vossa paixão, quando se sentirem felizes por gostarem tanto de algo, voltem a chamar-me fanático. Será, como sempre, um prazer. Porque fanáticos, infelizmente, há cada vez menos.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes numa lista de peso: Manchester United de Ruben Amorim com baixas importantes para o jogo do Boxing Day frente ao Newcastle

O Manchester United de Ruben Amorim tem várias baixas confirmadas para o jogo do Boxing Day, frente ao Newcastle. Bruno Fernandes é a ausência mais notada.

Benfica quer segurar jovem e subir a cláusula de rescisão para os 80 milhões de euros

O Benfica pretende renovar contrato de José Neto e aumentar a cláusula de rescisão. Passar de 30 para 80 milhões de euros.

Kompany elogia jovem português que lançou no Bayern Munique: «Sabíamos que podíamos confiar»

David Daiber jogou pela primeira vez na equipa principal do Bayern Munique. Treinador Vincent Kompany elogiou jovem.

Ruben Amorim mais perto de perder avançado do Manchester United para a Serie A

O negócio entre o Manchester United e a AS Roma por Joshua Zirkzee está a avançar. O internacional neerlandês deve ser emprestado ao clube italiano já em janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Feio elogiado por defesa da AS Roma: «Conhecimento tático é incomparável»

Gonçalo Feio foi muito elogiado por um dos seus antigos jogadores. Jan Ziólkowski falou da experiência com o treinador português no Légia Varsóvia.

Lúcia Alves recebeu contactos de 3 equipas da liga norte-americana de futebol

Lúcia Alves pode vir a deixar o Benfica nos próximos tempos. A lateral internacional portuguesa tem três clubes interessados na sua contratação.

Ricardo Mangas revela detalhes da sua vida e confessa: «Sinto que estou no melhor momento da minha carreira»

Ricardo Mangas reforçou o Sporting neste mercado de verão. Lateral foi o protagonista do último episódio "Um Dia Com".