O Mundo precisa de fanáticos

- Advertisement -

Núcleo Semanal

Costumam dizer-me que sou fanático pelo Sporting. Fanático no sentido pejorativo, é claro. Fanático no sentido de ser doente, de não ver mais nada à frente, de só conseguir falar sobre esse tema e de não pensar em absolutamente mais nada. Tudo isto não é totalmente verdade, mas também não é mentira. No que toca ao Sporting, sou realmente um fanático. Aquilo de que eu discordo é que isso seja algo negativo.

Fanatismo: paixão cega que leva alguém a cometer excessos em favor de algo. Dedicação excessiva.

Vamos por partes: todas as paixões são cegas. Todas! Afinal, paixão é um sentimento intenso que possui a capacidade de alterar o comportamento. E quantas vezes não alteramos esse comportamento sem qualquer razão lógica para o fazer? Quantas vezes não fazemos algo que não deveríamos fazer ou que, noutras circunstâncias, não faríamos? Quantas vezes, por paixão, não cometemos… excessos?

E será que todos os excessos são errados? É um excesso para qualquer adolescente sair de madrugada pela janela, sem fazer barulho, para ir ter com a namorada. Não o deveria ter feito? Talvez não. Fê-lo feliz? Sim! Precisou desse excesso para crescer. Só o fez porque a namorada era suficientemente importante para o adolescente correr o risco de ser apanhado pelos pais e ficar trancado no quarto até atingir a maioridade.

Torna-se então óbvio que fazemos mais pelas nossas paixões. A preguiça e a inércia são substituídas pela vontade de fazermos algo, quando estamos apaixonados. Não existe tal coisa como “dedicação excessiva”. O próprio país precisa de pessoas que se dediquem “excessivamente”! E se é mais fácil fazerem-no por aquilo que amam, porque não?

Por isso digo: sejam fanáticos. Sejam apaixonados por um clube, uma banda, uma pessoa, uma causa, o que for. Saltem pela janela, de madrugada. Façam algo pela vossa paixão. Tanto como eu já fiz pelo Sporting. E, quando tiverem retorno, quando se sentirem bem com a vossa paixão, quando se sentirem felizes por gostarem tanto de algo, voltem a chamar-me fanático. Será, como sempre, um prazer. Porque fanáticos, infelizmente, há cada vez menos.

Subscreve!

Artigos Populares

Está a jogar no Famalicão x Benfica e atingiu os 50 jogos na Primeira Liga

Lazar Carevic chegou aos 50 jogos na Primeira Liga. Guarda-redes é o titular da equipa do Famalicão contra o Benfica.

Benfica dilata vantagem rapidamente pelos pés de Richard Ríos

Aos 19 minutos, Richard Ríos fez o segundo da partida para o Benfica, que já lidera por 2-0 em Famalicão, na 32.ª jornada.

Inter Miami de Lionel Messi prioriza Casemiro para o meio-campo: eis a situação

O Inter Miami coloca Casemiro no centro das prioridades para o meio-campo. Conversações continuam entre as duas partes.

Andreas Schjelderup converte o penálti e abre o marcador em Famalicão

Andreas Schjelderup inaugurou o marcador em Famalicão. Aos 12 minutos, o extremo norueguês deu a vantagem ao Benfica de penálti.

PUB

Mais Artigos Populares

Arouca empata frente ao Santa Clara (2-2) e assegura a manutenção na Primeira Liga

O Arouca empatou frente ao Santa Clara e garantiu automaticamente a manutenção na Primeira liga. O Santa Clara ainda não está a salvo.

Ligue 1: PSG empata com Lorient com apenas 1 português em jogo

O PSG empatou em casa com o Lorient (2-2) na jornada 32 da Ligue 1. João Neves foi o único português a ir a jogo e entrou aos 62 minutos.

Diego Simeone atinge os 1000 jogos como treinador profissional: eis o que aconteceu neste jogo

Diego Simeone atingiu marca especial na carreira: 1000 jogos como treinador profissional. Atlético Madrid ganhou ao Valência na La Liga.