O laboratório tático de Jesus

O Sporting tem atuado de forma regular num sistema de 4-4-2 clássico, bastante agressivo, com um futebol ofensivo e de construção atacante. Mas, olhado à lupa, este sistema desdobra-se num 4-1-3-2, com William a ser o homem que se situa entre o setor defensivo e o eixo do meio-campo dos Leões. Tudo se processa num clima e num ambiente futebolístico que assenta na circulação de bola, sempre com uma mentalidade atacante, explorando os contra-ataques: não é por acaso que, nos momentos de iniciação das manobras ofensivas, William desce para a posição dos centrais e, ao mesmo tempo, os laterais projetam-se em zonas mais ofensivas juntamente com os extremos. Essa situação garante profundidade ofensiva no jogo do Sporting, particularmente nas faixas do ataque. Mas a equipa não perde equilíbrio defensivo pois o médio defensivo desce para zonas mais recuadas do terreno.

Refira-se que, apesar da “fidelidade” de Jesus ao 4-4-2, o Sporting atuou na pré-época no sistema de 3-4-3, nomeadamente frente aos suiços do Basileia, num jogo que terminou com uma derrota dos Leões por três bolas a zero. Mas, apesar da derrota, Jesus parece ter ficado satisfeito com o “novo” Modelo: “O futebol na minha opinião vai avançar para isso (3x4x3)”  foi a declaração de Jorge Jesus após esse jogo particular com o Basileia. De facto os sistemas táticos com três centrais (combinações possíveis de 3-4-3 ou 3-5-2) são usados por grandes clubes da Europa: destaque-se, neste capítulo, o Chelsea de Antonio Conte que foi campeão de Inglaterra com um 3-4-3 a ser usado em praticamente todos os jogos da época passada.

Gelson Martins é um dos principais diamantes em valorização na equipa de Jesus Fonte: Sporting Clube de Portugal
Gelson Martins é um dos principais diamantes em valorização na equipa de Jesus
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Mas a utilização e a adoção deste sistema requerem bastante solidez, coordenação e consolidação de rotinas de jogo e, para se sentir os seus verdadeiros efeitos ao nível do rendimento das equipas, requer, sobretudo, tempo. Por essa razão ou por outras, o que é facto é que o 3x4x3 de Jesus, após a “experiência” de pré-época tem permanecido no “tubo de ensaio” do seu laboratório, preferindo antes atuar no seu “4-4-2” ao longo da presente temporada.

O Sporting, regra geral, com esta tática, joga um futebol atrativo e bonito. A valorização de ativos, desde que esta alteração tática foi ensaiada por Jesus, está aí para demonstrar a eficácia desta filosofia e sistema de jogo. Para os adeptos, a “onda verde” entusiasma-se com a liberdade que cada jogador apresenta em campo, o que mostra que o 4-4-2 de Jesus dá liberdade e fluidez aos Leões durante os momentos ofensivos e defensivos da equipa.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

Thiago Alcântara regressa ao Barcelona para assumir funções técnicas

Ex-jogador regressa ao Barcelona para iniciar oficialmente funções como auxiliar técnico da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.

Federico Coletta já fala com a camisola do Benfica: «Muito obrigado pela oportunidade»

Federico Coletta foi apresentado durante esta quinta-feira como reforço do Benfica. O jogador chega da AS Roma.