O que é ser “diferente”?

- Advertisement -

Visto que o tema do momento é a Taça de Portugal, vou contar como esta competição começou nesta época para o Sporting, recuando ao mês de Outubro.

Desde pequeno que ouço dizer que “o Sporting é um clube diferente”. Provavelmente também o meu pai e o seu pai o ouviram. As palavas foram-se entranhando em nós e, com o tempo, enquanto nos formávamos como Sportinguistas, fomos percebendo. Ao vivermos o clube, as razões tornaram-se óbvias. Para os outros, continuam a ser dúbias. Mas creio que neste dia, em Alvalade, voltámos a mostrar ao Mundo o que é ser diferente.

64 minutos de jogo. O Sporting vence tranquilamente o Alba, equipa da divisão distrital de Aveiro, por esclarecedores 5-0. Depois de uma bola ser colocada fora de campo, o speaker anuncia: substituição na equipa do Alba – sai Zé Bastos, entra Tica.

Nas bancadas centrais, algo muda. Os Sportinguistas levantam-se, um por um, e aplaudem. Na Curva Sul, as claques cessam os seus cânticos para aplaudir Zé Bastos. Mas afinal, quem é Zé Bastos? Um ex-jogador do Sporting? Um sócio importante do clube? Será, sequer, Sportinguista? Ninguém sabe. Zé Bastos era apenas uma pessoa que acabava de ter uma das experiências mais memoráveis da sua vida. Um jogador de futebol amador que enfrentou profissionais de forma corajosa, dando o seu melhor. E por isso, mereceu um aplauso de pé.

Golo do Alba foi um grande momento no jogo Fonte: TVI
Golo do Alba foi um grande momento no jogo
Fonte: TVI

Este momento de desportivismo repetiu-se. Uma, duas, três vezes. Todos os jogadores substituídos foram ovacionados. O golo do Alba foi aplaudido por todo o estádio. São 20.000 Sportinguistas a parabenizar um golo adversário. É verdade que se o jogo estivesse renhido não o teriam feito? É. Obviamente, continuamos a ser adeptos que querem ver a sua equipa ganhar. Mas ao invés dos aplausos, poderíamos ter optado por uma atitude arrogante e gozar com os adversários, gritando uns “olés”, ou não? Não é o que se faz nos outros estádios?

Dei por mim a pensar: se eu fosse jogador do Alba e, ao mesmo tempo, fosse adepto do Porto ou do Benfica, naquele dia teria saído de Alvalade um grande Sportinguista. Quando se tem contacto com este clube, com as suas pessoas e a sua forma de olhar para o desporto, é impossível não o achar fantástico. É impossível não ter um orgulho gigante em ser do Sporting. Por quê? Porque o Sporting é assim: diferente.

P.S: episódios destes multiplicaram-se pela época. Hélton foi aplaudido de pé quando saiu de maca e ainda no passado sábado, Vitor Vinha, lateral do Gil Vicente, foi aplaudido quando saía lesionado do campo de Alvalade. Um orgulho.

Diogo Bernardo
Diogo Bernardohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é verde até ao tutano e adora futebol. Gosta de ver e analisar jogos, mas, muito mais do que isso, gosta do seu Sporting. Fala sempre no seu clube do coração, bem e mal das outras equipas e sempre mal da arbitragem.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Suíça após eliminar Colômbia no Mundial 2026: «Fazemos parte dos 8 melhores do mundo e isso não acontece todos os dias»

Murak Yakin analisou o desfecho do Suíça x Colômbia. Seleção suíça venceu em penáltis (4-3) e seguiu para os quartos de final do Mundial 2026.

Lionel Messi e o Argentina x Egito: «Foi mais uma demonstração de caráter»

A Argentina venceu o Egito com reviravolta (0-2 para 3-2) e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Lionel Messi já reagiu.

Lionel Scaloni e a reviravolta da Argentina: «A frase que diz que esta equipa nunca vai abandonar o seu povo é literal»

A Argentina venceu o Egito com reviravolta (0-2 para 3-2) e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Lionel Scaloni já reagiu.

Seleção Nacional: Eis quanto dinheiro receberá Jorge Jesus e fica a saber parte da equipa técnica

Jorge Jesus vai ser o próximo selecionador de Portugal. Há novidades sobre o seu salário e a equipa técnica que o acompanhará.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez já não é o selecionador de Portugal: eis o comunicado da FPF

Roberto Martínez deixa oficialmente de ser selecionador de Portugal. Federação Portuguesa de Futebol emite comunicado.

Benfica faz oferta por jovem promessa romena: eis a situação de acordo com a imprensa

Imprensa romena diz que o Benfica fez uma proposta de 400 mil euros (que pode chegar ao milhão de euros com objetivos) por Razvan Marincean.

Arsenal fecha reforço que está há vários anos em Inglaterra

O Arsenal fechou a contratação de Illan Meslier. Guarda-redes já realizou os exames médicos e tem o contrato assinado.