O servo do “Realismo Mágico”

- Advertisement -

A Colômbia, súmula de matérias-primas em todo e qualquer setor ativo, é venerada, desde cedo, pela minha natureza moral pelo facto de potenciar e fazer emergir o expoente máximo da Literatura hispano-latina: Gabriel García Márquez. A mente humana na sua plenitude, o suplantar da genialidade naquela mescla bem conhecida entre a ficção e o quotidiano, a narrativa que enclausura o leitor e provoca a evasão a vicissitudes triviais. Um exemplo ilustrativo de determinação, coragem e sacrifício!

Cristián Borja, reforço de inverno leonino, é originário do mesmo reduto da divindade. Proveniente dos mexicanos do Toluca, o então camisola 26 do Sporting Clube de Portugal firmou a bagagem ao solo estrondosamente e com o simples desígnio de vencer.

Diante do Estádio da Luz, realizou o primeiro jogo envergando a listada verde e branca. Pessoalmente, tal como a leitura das notáveis obras de García Márquez, a exibição do defesa central/defesa esquerdo captou a minha atenção pela entrega ao jogo e determinação vincada na disputa de cada lance, rapidez com bola, caudal ofensivo disponibilizado e prática de cruzamentos sucessivos. Defensivamente, a postura a adotar nos duelos individuais e nas bolas paradas incita à mudança pelo facto de, em algumas situações, ser ultrapassado pelo adversário. O passe, maioritariamente, é materializado com sucesso e as desmarcações realizadas inúmeras vezes. Porém, a fluidez, no momento do remate, é quase invisível.

“Estou muito feliz de estar no Sporting”
Fonte: Sporting CP

Ao estilo de “Crónica de Uma Morte Anunciada”, a titularidade de Cristián Borja é anunciada a toda a legião sportinguista após jogo defronte de SL Benfica. O colombiano segurou meritória e acerrimamente o bem indispensável de qualquer futebolista, a água após trilho no deserto, a felicidade após sucessivos infortúnios.

Aludindo à obra mais conceituada, “Cem Anos de Solidão”, Cristián Borja representa uma amálgama de Josés Arcadios e Aurelianos: dos primeiros detém o espírito trabalhador, aliando o sacrifício à última gota de suor, ao irrevogável suspiro; por sua vez, dos segundos, resgatou a serenidade, o trato de bola plácido e o temperamento caracterizado pela modesta quietude.

Na referência a “Amor em Tempos de Cólera”, o 26 leonino é personificado, no seio da minha índole, por Florentino: amor genuíno e intransponível de Fermina que, volvidos 53 anos, se junta à amada na escrita da mais bela das histórias, num hino à ternura, à paixão e à fidelidade. Doloroso seria se Marcel Keizer, governado pela teimosia desmedida que o caracteriza em algumas situações, interrompesse o meu fascínio e a minha admiração pelo internacional A colombiano…. Assumo-me como refém da sua utilização, o meu bem-estar depende diretamente disso!

A comparação feita com Jefferson constitui um erro crasso e imperdoável. Tão inquietante como Lorenzo, progenitor de Fermina, conservar a ideia, repleta de ignomínia, de que Juvenal é o homem que preenche todos os cânones de pai e filha. Tão tormentoso como a fuga de informação, a passividade da sociedade perante uma morte premeditada (Santiago Nasar) e a crueldade da razão e intelecto humano.

Foto de Capa: Selección Colombiana 

artigo revisto por: Ana Ferreira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Souleymane Faye: extremo que substituiu jogador do Sporting já sabe o que é marcar

Souleymane Faye trocou o Granada pelo Sporting. Baba Diocou foi o extremo comprado pelos andaluzes no mercado.

Atalanta completa reviravolta de sonho frente ao Borussia Dortmund

A Atalanta bateu o Borussia Dortmund por 4-1, completando a reviravolta ao 2-0 da primeira mão e garantindo a passagem aos oitavos-de-final da Champions League

2025/26 parecia um sonho e virou pesadelo: equipa de antigo médio do Benfica está na luta pela manutenção

Martim Neto encontra-se a cumprir a primeira temporada ao serviço do Elche. O conjunto está na luta pela manutenção na La Liga.

Arda Guler vê golo anulado e Real Madrid x Benfica continua 1-1

Arda Guler ainda festejou, mas o golo foi anulado e mantém-se o empate. Real Madrid e Benfica defrontam-se no Santiago Bernabéu.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Rui Borges ter em atenção para 2026/27: médio do Sporting em destaque

Zaid Bafdili encontra-se nas camadas jovens do Sporting. O jovem médio é visto como um jogador recheado de potencial.

Rafa Silva marca, Aurélien Tchouaméni empata e Real Madrid x Benfica continua com vantagem merengue

Rafa Silva aproveitou recarga, mas Aurélien Tchouaméni empatou. Real Madrid e Benfica defrontam-se no Santiago Bernabéu.

Manchester United quer ‘roubar’ as duas estrelas do Nottingham Forest de Vítor Pereira

O Manchester United está de olho nos dois médios internacionais ingleses do Nottingham Forest: Morgan Gibbs-White e Elliot Anderson.