O Sporting CP e a constante superioridade tática frente ao Casa Pia

O Sporting CP continua feliz na Liga graças a novas nuances táticas que prometem tornar a equipa mais perigosa.

Um dos maiores desafios ao implementar um 3-4-3 é o enorme espaço que os dois médios-centro têm de cobrir, assim como o facto de, nessa zona do terreno, a equipa (quase) nunca estar em vantagem numérica. Isso aconteceu no Sporting em 2022/23, levou Rúben Amorim a testar na pré-época o 4-4-2 e, ainda que com alguns soluços, o técnico está a conseguir trazer ao de cima as maiores vantagens desses dois sistemas.

Começando pelo meio do terreno, com o Casa Pia, Morita e Pote foram titulares, com o português a destacar-se pela sua facilidade em cair para o corredor esquerdo (por onde o Sporting muito atacou) e em juntar-se ao ataque. Depois, aquilo que se viu menos na época passada, foi o cuidado de Marcus Edwards em pisar terrenos interiores afastados da área. Por vezes, era Paulinho quem descia para apoiar o meio-campo, enquanto Edwards ou ia para a frente, ou ficava no apoio aos médios.

Isto conferia ao Sporting uma vantagem numérica avassaladora perante os dois médios-centro do Casa Pia – Beni e Pablo – que tiveram muitas dificuldades em defender e em sair a jogar. Assim, com posse, o Sporting trocava bem a bola e variava de flanco.

Para além desse posicionamento e do bis que apontou no 100.º jogo pelos leões, Paulinho também se destacou com o entendimento que demonstrou ter com Gyokeres. O sueco já começa a justificar o investimento feito nele. A marca de um ótimo jogador é não só a sua qualidade individual, mas sim a forma como melhora aqueles à sua volta. E o sueco joga e faz os outros jogarem.

Forte no duelo físico assim como na velocidade, Gyokeres dá algo que Rúben Amorim nunca teve, ao permitir que o Sporting ataque as costas da defesa adversária, arrastando-a ao ritmo do avançado e permitindo que um jogador apareça em posição privilegiada à entrada da área – como se viu no primeiro golo de ontem, apesar do fora-de-jogo que ficou por assinalar.

Um 4-4-2 “clássico” poderia não funcionar por afastar jogadores como Trincão e Edwards da área, “colando-os” a uma ala. Mas Rúben Amorim viu muito bem os benefícios que uma parceria Gyokeres-Paulinho poderia trazer e, depois do jogo de ontem, certamente será algo a repetir. Os dois jogadores trocaram de posições de olhos fechados e dão uma nova maleabilidade ofensiva ao Sporting.

Para além disso, prevejo que também Pote beneficie desta parelha, já que ele também aparece muito bem na área e tem uma excelente capacidade de finalização.

Este é um Sporting que soube crescer na pré-época. Apesar disso, no passado, a defesa já deu mais segurança e poderá ser um problema. Se o Sporting o resolver e os novos reforços para além de Gyokeres se entrosarem com o resto da equipa, será certamente uma equipa que pode lutar pelo campeonato.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Fredrik Aursnes crítico: «Estamos desapontados. Não jogámos o nosso melhor jogo»

O Benfica empatou 2-2 com o Boca Juniors na primeira jornada do Mundial de Clubes 2025. Fredrik Aursnes reagiu.

Ángel Di María critica ação do árbitro e diz: «A mentalidade é ganhar sempre e passar em 1.º lugar do grupo»

O Benfica perdeu com o Boca Juniors por 2-1 na primeira jornada do Mundial de Clubes 2025. Bruno Lage já reagiu.

Bruno Lage e o Boca Juniors x Benfica: «Sinto que podíamos ter vencido o jogo»

O Benfica empatou 2-2 com o Boca Juniors na primeira jornada do Mundial de Clubes 2025. Bruno Lage já reagiu.

Jogo de loucos: Benfica empata com Boca Juniors no Mundial de Clubes 2025

O Benfica empatou 2-2 com Boca Juniors na primeira jornada do Mundial de Clubes 2025. Jogo de muitos momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

Bellotti expulso por atingir a cabeça de adversário no Boca Juniors x Benfica

O Benfica está a perder com o Boca Juniors por 2-1 na primeira jornada do Mundial de Clubes 2025. Andrea Belotti expulso.

Boca Juniors x Benfica: Ander Herrera com noite para esquecer

O Benfica está a perder com o Boca Juniors por 2-1 na primeira jornada do Mundial de Clubes 2025. Ander Herrera com noite para esquecer.

Adjunto do Benfica confiante: «Vamos virar o jogo na segunda parte»

O Benfica está a perder com o Boca Juniors por 2-1 na primeira jornada do Mundial de Clubes 2025. Luís Nascimento falou ao intervalo.