O Sporting CP e a constante superioridade tática frente ao Casa Pia

O Sporting CP continua feliz na Liga graças a novas nuances táticas que prometem tornar a equipa mais perigosa.

Um dos maiores desafios ao implementar um 3-4-3 é o enorme espaço que os dois médios-centro têm de cobrir, assim como o facto de, nessa zona do terreno, a equipa (quase) nunca estar em vantagem numérica. Isso aconteceu no Sporting em 2022/23, levou Rúben Amorim a testar na pré-época o 4-4-2 e, ainda que com alguns soluços, o técnico está a conseguir trazer ao de cima as maiores vantagens desses dois sistemas.

Começando pelo meio do terreno, com o Casa Pia, Morita e Pote foram titulares, com o português a destacar-se pela sua facilidade em cair para o corredor esquerdo (por onde o Sporting muito atacou) e em juntar-se ao ataque. Depois, aquilo que se viu menos na época passada, foi o cuidado de Marcus Edwards em pisar terrenos interiores afastados da área. Por vezes, era Paulinho quem descia para apoiar o meio-campo, enquanto Edwards ou ia para a frente, ou ficava no apoio aos médios.

Isto conferia ao Sporting uma vantagem numérica avassaladora perante os dois médios-centro do Casa Pia – Beni e Pablo – que tiveram muitas dificuldades em defender e em sair a jogar. Assim, com posse, o Sporting trocava bem a bola e variava de flanco.

Para além desse posicionamento e do bis que apontou no 100.º jogo pelos leões, Paulinho também se destacou com o entendimento que demonstrou ter com Gyokeres. O sueco já começa a justificar o investimento feito nele. A marca de um ótimo jogador é não só a sua qualidade individual, mas sim a forma como melhora aqueles à sua volta. E o sueco joga e faz os outros jogarem.

Forte no duelo físico assim como na velocidade, Gyokeres dá algo que Rúben Amorim nunca teve, ao permitir que o Sporting ataque as costas da defesa adversária, arrastando-a ao ritmo do avançado e permitindo que um jogador apareça em posição privilegiada à entrada da área – como se viu no primeiro golo de ontem, apesar do fora-de-jogo que ficou por assinalar.

Um 4-4-2 “clássico” poderia não funcionar por afastar jogadores como Trincão e Edwards da área, “colando-os” a uma ala. Mas Rúben Amorim viu muito bem os benefícios que uma parceria Gyokeres-Paulinho poderia trazer e, depois do jogo de ontem, certamente será algo a repetir. Os dois jogadores trocaram de posições de olhos fechados e dão uma nova maleabilidade ofensiva ao Sporting.

Para além disso, prevejo que também Pote beneficie desta parelha, já que ele também aparece muito bem na área e tem uma excelente capacidade de finalização.

Este é um Sporting que soube crescer na pré-época. Apesar disso, no passado, a defesa já deu mais segurança e poderá ser um problema. Se o Sporting o resolver e os novos reforços para além de Gyokeres se entrosarem com o resto da equipa, será certamente uma equipa que pode lutar pelo campeonato.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há onzes oficiais para o Santa Clara x Varazdin da Conference League

Já são conhecidos os onzes iniciais para o Santa Clara x Varazdin, da segunda-mão da segunda pré-eliminatória da Conference League.

Famalicão confirma Rafael Venâncio como reforço

Rafael Venâncio é reforço confirmado pelo Famalicão. O defesa-central brasileiro de 19 anos deixou o Corinthians.

Diogo Dalot destaca continuidade de Bruno Fernandes e elogia Ruben Amorim: «Ele é muito bom a extrair o melhor de cada jogador»

Diogo Dalot falou após o triunfo do Manchester United frente ao Bournemouth, numa partida referente à Premier League Summer Series.

Atenção, Benfica: Anis Hadj Moussa renova com o Feyenoord até 2030

O Feyenoord anunciou a renovação do contrato com Anis Hadj Moussa. O avançado argelino estava na mira do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo está em conversações para contratar defesa-central do Bayern Munique

O Al Nassr quer um novo defesa-central e Kim Min-jae é o eleito pelo clube da Arábia Saudita para a nova temporada. O central sul-coreano está no Bayern Munique.

Cláusula de rescisão de Franjo Ivanovic no Benfica vai baixar no último ano de contrato

Franjo Ivanovic vai ter uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros. No entanto, no último ano de contrato passará a 60 milhões de euros.

Benfica detalha todos os pormenores da contratação de Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic é o mais recente reforço do Benfica. Águias detalham todos os pormenores no comunicado enviado à CMVM.