Olympiacos FC 2-3 Sporting CP: Uma parte de sonho

sporting cp cabeçalho 2

O amuleto Doumbia surgiu uma vez mais no Reino do Leão. O africano, à imagem da equipa que varreu o Steaua, surgiu para derrubar a equipa grega. E quem não acredita em magia africana, só teve de esperar dois minutos para ver o costa-marfinense facturar. O sexagenário estava novamente no sítio certo para abrir o marcador, numa noite que se adivinhava ser empolgante.

Como esperado, Jorge Jesus não vacilou defensivamente. Manteve os jogadores soberanos, e em boa hora Piccini regressou. A ideia que fica é: por que não existem dois “Piccinis” no plantel leonino? Um para o lado direito e outro para o lado esquerdo, quando Coentrão não conseguir contribuir. Na antevisão deste jogo, já tinha sido alertado que Jonathan Silva era um jogador com várias limitações. Ficaram provadas, neste encontro. Porém, William e Batta encheram o meio campo, alastrando todas as suas qualidades no terreno de jogo. Dobras, pressão, saída de bola, transição, tudo fluiu com grande qualidade.

Os leões conseguiram uma importante vitória na primeira jornada da Liga dos Campeões Fonte: Uefa.com
Os leões conseguiram uma importante vitória na primeira jornada da Liga dos Campeões
Fonte: Uefa.com

Talvez já “canse” elogiar o maestro Bruno, mas o português espalhou novamente magia por terras gregas. Gelson e Acuña não ficaram atrás – a qualidade de ambos é, também, interminável. Assim, foi com total naturalidade que o Sporting aumentou a vantagem: um contra ataque mortífero concluído por Gelson Martins, após assistência requintada de Doumbia. Decorriam apenas 15 minutos e os gregos estavam calados, sem capacidade para reagir à supremacia verde e branca. E as oportunidades continuaram com os jogadores do Sporting a desperdiçarem, incrivelmente, situações de golo. Bruno rematou ao poste, Gelson tirou tinta da barra, Coates, até ele, falhou na cara do grego e Doumbia, por duas vezes, podia ter, novamente, marcado. O golo tão ansiado acabou por surgir já perto do fim da primeira parte, com outro passe magistral de Coates a isolar Bruno Fernandes. O português, com muita classe, fez o terceiro golo dos leões. Resultado escasso pela quantidade de oportunidades desperdiçadas.

Doumbia, Gelson Martins e Bruno Fernandes apontaram os três golos leoninos Fonte: Uefa.com
Doumbia, Gelson Martins e Bruno Fernandes apontaram os três golos leoninos
Fonte: Uefa.com

A segunda parte foi jogada num ritmo mais baixo, com o Sporting a procurar manter a posse de bola sem progressão atacante. O Olympiacos não criava perigo e até deu para Rui Patrício entregar o ouro ao bandido, manchando, porventura, todo o trabalho realizado. Jesus percebeu que tinha de mexer, mas substituiu erradamente. O ano passado o Sporting já havia perdido em Madrid porque o treinador leonino retirou os únicos jogadores capazes de criar perigo e manter a bola longe da área. Hoje repetiu a dose. Os dez últimos minutos foram desastrosos, evidenciando, ainda mais, as fragilidades de Jonathan. Dois golos de Pardo, ex-Braga, ainda assustaram, mas foram insuficientes perante uns primeiros quarenta e cinco minutos de futebol mítico.

Vitória justa da equipa de Alvalade, que podia ter construído um resultado histórico na Grécia. Desde 2008 que o Sporting não vencia fora de casa na Liga dos Campeões. Este ano, já venceu em Bucareste e Atenas. Quebrar mitos e bater recordes, assim soma e segue a equipa de Jesus.

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Manchester United revela estratégia de Ruben Amorim com Benjamin Sesko: «Tentámos fazer mais cruzamentos»

Patrick Dorgu analisou o empate do Manchester United frente ao Fulham na segunda jornada da Premier League. O lateral dinamarquês explicou a estratégia da equipa com Benjamin Sesko.

Atenção, Benfica: Shakhtar Donetsk define valor para aceitar saída de Georgiy Sudakov

Georgiy Sudakov é um dos alvos do Benfica neste mercado e o Shakhtar Donetsk está a pedir 30 milhões de euros. A negociação entre as duas partes promete ser complicada.

Victor Froholdt: O omnipresente

Victor Froholdt é um médio que consegue estar em todo o lado sem perder qualidade. É um atleta total, omnipresente em todas as fases do jogo.

GP Hungria: Nem os novos circuitos assustam Marc Márquez

Nada parece travar Marc Márquez nos dias de hoje, nem mesmo os circuitos que o espanhol não conhece. Os pilotos entravam no Balaton Park para o Grande Prémio da Hungria, uma novidade no calendário, mas o homem da Ducati voltou a dominar o fim de semana, com pole position e vitória em ambas as corridas.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis quer jogar no Sporting

Fotis Ioannidis quer ser jogador do Sporting a partir deste mercado de transferências. O jogador atua no Panathinaikos e já foi alvo do emblema de Alvalade no verão de 2024.

Ruben Amorim criticado e adeptos já pedem o seu despedimento

Ruben Amorim ocupa atualmente o cargo de treinador do Manchester United, mas alguns adeptos querem a sua saída, devido aos resultados pouco satisfatórios.

Sporting não desiste de Yeremay Hernández e espanhol continua a ser o grande alvo dos leões

O Sporting continua a ter em Yeremay Hernández o seu grande alvo para os últimos dias do mercado de transferências. O conjunto de Alvalade vai enviar ao Deportivo de La Coruña uma nova proposta.