📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os jogadores saem do Sporting CP desvalorizados… porquê?

- Advertisement -

Com o mercado de transferências ao rubro para os lados de Alvalade, surgem mais duas situações que me deixam profundamente preocupado com a política de vendas do clube. Refiro-me, como é óbvio, às situações do argentino Marcos Acuña e do português João Palhinha que, neste momento, se encontram a treinar isolados do restante plantel. Por não serem convocados para o estágio dos Leões no Algarve, torna-se óbvio que a SAD planeia vender aquele que é um dos jogadores com mais qualidade e valor monetário do plantel e um jogador que poderia facilmente entrar nas opções de Rúben Amorim.

Embora esta decisão pareça legítima, é acompanhada de um problema que prejudica os cofres do clube – demonstrar interesse em vender os jogadores. Ao afirmar publicamente que Marcos Acuña e João Palhinha estão à venda, o Sporting CP demonstra fragilidade económica e, consequentemente, não vai receber propostas tão altas pois os outros clubes consideram que quando há vontade, há necessidade de vender para equilibrar as contas.

Esta situação remete para outras vendas como a de Bas Dost que não integrou a convocatória da equipa na terceira jornada do campeonato de 2018/2019 e que foi, posteriormente, vendido no último dia de transferências por sete milhões de euros, valor muito abaixo dos dezassete milhões que valia de acordo com o site Transfermarkt. A necessidade de vender do Sporting CP fez com que o goleador holandês desvalorizasse e, ainda por cima, fez com que o Sporting CP se desfizesse de um dos jogadores-chave do plantel no último dia de mercado.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Esta última particularidade impediu que o clube se reforçasse e não foi um acontecimento isolado: Bruno Fernandes foi vendido num dos últimos dias do mercado de inverno por um valor pouco acima do de João Mário, jogador que merece o respeito de qualquer Sportinguista mas não está ao nível do camisola dezoito do Manchester United FC. A própria venda de Raphinha incomodou-me, não pelo valor mas pelo timing da mesma.

Posto isto, temo alguns dos possíveis desfechos para o caso de Acuña e de Palhinha:

  • Podem ser vendidos por um valor que não corresponde ao que é justo e aos valores que se praticam no mercado atual. (Relembrar que, de acordo com o site Transfermarkt, Acuña vale 12 milhões de euros e Palhinha vale nove milhões de euros.)
  • Podem ser vendidos por valores abaixo do que se espera e com a agravante de ser num dos últimos dias do mercado de transferências. Este último ponto é fulcral pois impede que o Sporting CP utilize o dinheiro para investir no plantel e, caso consiga investir, faz com que os jogadores recém-comprados integrem o plantel depois da época ter começado.
  • Caso não sejam vendidos pelos mais variados motivos, Acuña e Palhinha serão integrados no plantel sem ter feito pré-época e sem conhecer os jogadores contratados nesta janela de transferências, o que vai comprometer a sua integração no plantel (mais no caso de Palhinha).
  • Por fim, caso as novas contratações não se integrem bem na equipa, o Sporting CP pode arrepender-se de ter vendido dois ativos que, desportivamente falando, têm muito valor. Por exemplo, se Antunes não corresponder à qualidade de Acuña, não faltarão pessoas a dizer que este nunca deveria ter saído e que Antunes não oferece tanta qualidade na sua respetiva posição.
Apesar da escassez de médios defensivos de qualidade no Sporting CP, Palhinha está na porta de saída
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Em jeito de conclusão, o Sporting CP tem de contratar e vender bem. Na minha opinião, este tem sido o erro da atual direção: as contratações não se afirmam, acabando por sair do clube sem terem contribuido para o sucesso desportivo ou financeiro do mesmo e os jogadores que são vendidos, para além de não saírem por um valor que faça jus ao mercado atual, têm mais qualidade do que os que ficam. Mas espero profundamente que estes casos sejam resolvidos até porque os sócios estão impacientes e a abordagem à próxima época vai ditar o futuro da atual direção… a estrutura do Sporting CP está obrigada a ser competente – não se toleram mais erros!

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva deve voltar a jogar pelo Besiktas neste fim de semana após 4 encontros de ausência

Rafa Silva está perto de voltar ao ativo. O avançado português de 32 anos deve ser utilizado pelo Besiktas no Clássico frente ao Trabzonspor.

Wolverhampton deixa mensagem a Rui Patrício após o fim da carreira do guarda-redes: «Foi um prazer ter-te aqui»

O Wolverhampton não se esqueceu das três temporadas que Rui Patrício fez ao serviço do clube e deixou uma mensagem de despedido ao guarda-redes português.

FC Porto planeia pequeno estágio de inverno para atacar a segunda metade da época

Francesco Farioli confirmou a intenção de fechar o grupo por quatro ou cinco dias após a deslocação aos Açores. O destino ainda é incerto, mas pode passar pelo estrangeiro.

FC Porto com baixa de peso na convocatória para a partida contra o Malmo

Gabri Veiga não vai poder ir a jogo na partida entre o FC Porto e o Malmo. O jogador ainda está a recuperar de lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Minhotos buscam o topo e gauleses procuram sobreviver | Nice x Braga

No entanto, é importante notar que grande parte da irregularidade do Braga nos resultados, verificou-se no campeonato nacional

Jorge Jesus leva a melhor no duelo luso contra José Morais com Cristiano Ronaldo a marcar

A equipa de Jorge Jesus levou a melhor sobre a de José Morais num jogo onde Cristiano Ronaldo e João Félix foram titulares no teste do Al Nassr.

José Mourinho atingiu marca redonda na Champions League

José Mourinho chegou ao seu jogo número 150 na Champions League, com a vitória do Benfica frente ao Nápoles.