📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que a Europa não trave Portugal

- Advertisement -

porta

A prestação do Sporting Clube de Portugal nas competições europeias, nesta época 2015-2016, já teve um pouco de tudo. Desde jogos de encher o olho – CSKA em Alvalade e Lokomotiv fora – até à humilhação na Albânia, sem nunca esquecer os erros de arbitragem na eliminatória de acesso à Liga de Campeões, tem sido uma participação recheada de surpresas e de altos e baixos.

Contudo, a verdade é que num grupo com algum nível de dificuldade, um Sporting regular e perto do potencial que exibiu na última jornada em Moscovo já poderia ter garantido a passagem à próxima fase da Liga Europa, não necessitando de vencer o Besiktas na última jornada. Esta falta de regularidade é compreensível na medida em que Jorge Jesus tem rodado o seu (curto) plantel, actuando em algumas partidas comum onze formado por segundas linhas, algo que a meu ver é a decisão mais correcta.

O Sporting está a realizar um campeonato dentro de portas acima de todas as expectativas, e que é nesta competição que o foco de Jesus e dos seus jogadores deve estar. Temos tido vitórias complicadas, frente a equipas que se fecham na defesa e que juntam muito as linhas, não permitindo que os jogadores leoninos criem tanto perigo e explorem os espaços como, por exemplo, fizeram na capital russa.

A chegada de Bruno César, Schelotto e provavelmente de Zeegelaar, vêm dar mais soluções ao treinador de 61 anos mas, ainda assim, não creio que devamos retirar o foco do campeonato nacional e da conquista do mesmo; ainda que, para que tal aconteça, tenhamos que deixar cair a Liga Europa.

Obviamente que aqui estamos no ramo das probabilidades e da futurologia, mas o grupo de trabalho de Jesus ainda está a tornar-se uma equipa, a adquirir conceitos e os vastos conhecimentos que o técnico tem para oferecer; desta forma a minha opinião é que este ano todas as baterias deveriam estar apontadas à conquista do campeonato, para que no ano seguir possamos competir onde merecemos – na Liga dos Campeões – , arrecadando alguns milhões no processo.

Matheus Pereira tem vindo a ser uma agradável surpresa nos jogos da Liga Europa. Fonte: Sporting CP
Matheus Pereira tem vindo a ser uma agradável surpresa nos jogos da Liga Europa.
Fonte: Sporting CP

Esta minha visão pode ser vista como falta de ambição e até de confiança em Jesus e no plantel do Sporting, algo que compreendo e respeito. Mas a questão é que realizar jogos a cada três dias, sem preparação e estudo dos adversários e numa fase decisiva da época, pode vir a revelar-se como um verdadeiro tiro nos pés nas ambições do clube e convenhamos, de todos os Sportinguistas.

Esta época seria, como Jesus já o admitiu, o ano zero deste novo Sporting, no entanto creio que os objectivos do departamento de Futebol já devem ter mudado, passando a ser o título nacional a estar no topo das prioridades, seguido pela Taça de Portugal.

Sobre a Taça CTT, que seja para jogar com a equipa B, dando minutos a Azbe Jug, Ryan Gauld, Daniel Podence, Francisco Geraldes e Domingos Duarte, entre muitos mais. Esta competição para nada conta, poucos rendimentos traz, e como já vimos no passado, atrasos nos jogos e peitos transformados em mão são o prato do dia.

Concluindo, espero que o Sporting vença o Besiktas na próxima quinta-feira, para que com o apuramento para a próxima fase consiga receber mais uns “trocos”; mas que não passe muito mais disso, pois o meu desejo é festejar o campeonato em Maio, não no Marquês – porque conspurcaram o local que era “nosso” – mas em Alvalade.

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Danilo Pereira vive experiência como copiloto ao lado de antigo campeão mundial na estreia do WRC na Arábia Saudita

Danilo Pereira foi convidado para assinalar a primeira passagem do Mundial de Ralis pela Arábia Saudita e partilhou o carro com o antigo campeão do mundo Ott Tanak.

Foi chave na vitória do CD Nacional em 2010 e acredita em nova surpresa frente ao Benfica: «Acredito que podemos vencê-los e marcar golos...

Quinze anos depois da última vitória do CD Nacional sobre o Benfica, Luís Alberto está convicto de que os madeirenses têm argumentos para voltar a surpreender as águias.

Com mudanças e surpresas: eis os onzes oficiais do FC Porto e do Nice para a Europa League

O FC Porto recebe o Nice na quinta jornada da Europa League. Fica com os onzes oficiais das duas equipas para o duelo no Estádio do Dragão.

Manuel Neuer reage aos erros frente ao Arsenal: «Claro que a sensação não é boa»

Manuel Neuer esteve ligado a dois dos três golos sofridos pelo Bayern Munique na derrota por 3-1 frente ao Arsenal. O guarda-redes deu a sua explicação no final do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo investe na WOW FC e entra oficialmente no mundo do MMA

Cristiano Ronaldo tornou-se investidor da WOW FC, organização espanhola de MMA que conta também com Ilia Topuria como acionista.

Ben Chilwell sonha em jogar o Mundial 2026: «Seria como mostrar o dedo do meio a muita gente»

Ben Chilwell procura convencer Thomas Tuchel a levá-lo ao Mundial 2026 e vê na seleção inglesa a oportunidade perfeita para calar quem o descartou no último ano.

Paulo Fonseca desvaloriza os maus resultados do Lyon: «Precisamos de melhorar mas o contexto importa»

Paulo Fonseca pediu calma na análise ao momento do Lyon e destacou que lesões, suspensões e a utilização de vários jovens explicam a sequência sem vitórias.