Que futuro para a equipa B?

No fim-de-semana passado, as equipas “bês” de Sporting e do Porto encontraram-se em jogo da 18.ª jornada da Liga Ledman Pro. Resumindo o jogo, podemos afirmar que o Porto foi superior ao Sporting em muitos momentos, algo que deu aos azuis e brancos a vitória por 2-1. No entanto, o que importa aqui analisar é a tendência geral de que falei no início deste texto. O Porto entrou em campo com sete jogadores não formados no clube e, das três substituições feitas, apenas um (!) jogador tinha passado pelas camadas jovens do FC Porto. Ora bem, é verdade que o clube da Invicta foi o campeão da Segunda Liga na temporada passada, mas parece-me que existe uma preferência por contratar jogadores com o objetivo de queimar etapas e ganhar a curto prazo.

Ronaldo Tavares foi um dos talentos que transitou da formação para a equipa B do Sporting CP Fonte: Sporting CP
Ronaldo Tavares foi um dos talentos que transitou da formação para a equipa B do Sporting CP
Fonte: Sporting CP

Na equipa do Sporting, o cenário é ainda mais negro. Nesse mesmo jogo, o clube de Alvalade apresentou no onze inicial apenas quatro jogadores da formação, isto é, que passaram dois anos ou mais nas camadas jovens do clube. No total, o plantel da equipa B de futebol conta com 18 jogadores contratados contra 17 da formação, sem contar com nomes como Azbe Jug ou Bruno Paulista, que foram contratados para a equipa A mas que rodam com frequência na B.

Obviamente que aquilo que está em causa não é a contratação de jogadores para esta equipa. É, sim, o hábito excessivo em que isso se tornou. Somos um dos clubes mundiais que mais apostam na formação e é quase absurdo que isto se torne rotina quando temos tantos jovens que podem subir de forma gradual, alternando entre os juniores e a equipa B. Por isso mesmo, acho urgente pensar nos objetivos da equipa B: afinal, queremos este conjunto para ganhar a curto prazo ou para completar o crescimento de jogadores e servir a equipa principal a longo prazo?

 Foto de Capa: Sporting CP

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Futre lamenta morte de Jorge Costa: «Dia tristíssimo para o futebol português»

Paulo Futre reagiu à morte de Jorge Costa. O diretor do FC Porto partiu aos 53 anos, após uma carreira ilustre como jogador, treinador e dirigente.

Sporting deixa mensagem após a morte de Jorge Costa

O Sporting já reagiu à morte de Jorge Costa. Diretor do Futebol do FC Porto morreu esta terça-feira após paragem cardiorrespiratória.

Os títulos de carreira de Jorge Costa

Recorda os títulos da carreira de Jorge Costa. O antigo defesa do FC Porto conquistou três troféus internacionais pelos dragões.

Liga Portugal reage à morte de Jorge Costa: «A sua paixão, liderança e dedicação ao jogo deixarão uma marca eterna»

A Liga Portugal já reagiu à morte de Jorge Costa. O diretor do FC Porto partiu aos 53 anos, após uma carreira ilustre como jogador, treinador e dirigente.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Montenegro e a morte de Jorge Costa: «Um choque esta partida inesperada e precoce»

Luís Montenegro reagiu à morte de Jorge Costa, antigo defesa do FC Porto, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória.

Benfica reage à morte de Jorge Costa: «Uma figura incontornável do futebol e do desporto nacional»

O Benfica já reagiu à morte de Jorge Costa. Os encarnados enaltecem a carreira do antigo jogador, treinador e diretor de futebol.

FPF reage à morte de Jorge Costa: «Foi um dos jogadores mais marcantes de uma geração fundamental para a afirmação do Futebol Português»

A FPF reagiu à morte de Jorge Costa, antigo defesa do FC Porto, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória.