📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que o ouro venha outra vez para nós

- Advertisement -

O terceiro português desta lista é uma surpresa pela inclusão, não é uma surpresa para quem o acompanha domingo a domingo, época após época. Rui Patrício estreia-se nos eleitos para a Bola de Ouro, numa lista na qual onde apenas figuram mais três guarda redes: Hugo Lloris, guarda redes do Tottenham e finalista vencido, em representação da França, no Euro’2016, o alemão Manuel Neuer, do Bayern Munique, e aquele que ainda considero ser o melhor guarda redes do Mundo, apesar dos seus 38 anos: a lenda viva Gianluigi Buffon. Para Rui Patrício, com certeza será uma honra estar nesta lista. Porém, o orgulho estende-se a todos os portugueses e, muito especialmente, a todos os sportinguistas. Todos nós vimos a evolução de Rui Patrício, desde os tempos da luta com Stojkovic pela titularidade, até ao momento atual, em que é absolutamente inquestionável a sua titularidade. Para mim, continua a ser o melhor jogador do Sporting Clube de Portugal, mesmo perante a influência de Adrien Silva e William Carvalho, ou o talento natural de Gelson Martins e Bryan Ruiz.

Patrício é uma mistura de muito trabalho, com muito espírito de sacrifício, talento natural para a posição e muito, muito caráter e coragem para enfrentar todas as desconfianças e assobiadelas que ouviu em toda a carreira. É uma resposta aos cartazes que um dia viu no Dragão e ao adeptos que diziam que nunca teria estaleca para aguentar a baliza da seleção. Rui Patrício é o melhor guarda redes da nossa Liga e foi eleito o melhor guarda redes do último Campeonato da Europa.

Uma das defesas mais bonitas da carreira de Rui Patrício Fonte: UEFA
Uma das defesas mais bonitas da carreira de Rui Patrício
Fonte: UEFA

 

São inesquecíveis algumas das defesas que protagonizou em França: no prolongamento com a Croácia, nos penáltis frente à Polónia e, principalmente, na final contra a França. Uma dessas defesas, a que negou um golo de cabeça a Antoine Griezmann, vai ficar mesmo imortalizada em Leiria, numa bonita e mais que justa homenagem ao melhor guarda redes português que vi jogar, tendo em conta que nunca poderei opinar sobre lendas como Azevedo, Carvalho, Vítor Damas, Manuel Bento ou Costa Pereira. Rui Patrício é ainda o único jogador português e a atuar na Liga Portuguesa a marcar presença nesta lista, algo que não acontecia desde a nomeação de Ricardo Quaresma, em 2007. Na altura, o “Harry Potter” alinhava no FC Porto.

É caso para dar os parabéns aos três portugueses e esperar que a Bola de Ouro venha novamente para Portugal, sabendo que, em condições normais, apenas Cristiano Ronaldo a poderá trazer. Contudo, estar nos trinta nomeados para melhor jogador de Mundo já é uma vitória. Parabéns Cristiano, Pepe e Rui!

Foto de capa: Seleções de Portugal

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.