Que o ouro venha outra vez para nós

O terceiro português desta lista é uma surpresa pela inclusão, não é uma surpresa para quem o acompanha domingo a domingo, época após época. Rui Patrício estreia-se nos eleitos para a Bola de Ouro, numa lista na qual onde apenas figuram mais três guarda redes: Hugo Lloris, guarda redes do Tottenham e finalista vencido, em representação da França, no Euro’2016, o alemão Manuel Neuer, do Bayern Munique, e aquele que ainda considero ser o melhor guarda redes do Mundo, apesar dos seus 38 anos: a lenda viva Gianluigi Buffon. Para Rui Patrício, com certeza será uma honra estar nesta lista. Porém, o orgulho estende-se a todos os portugueses e, muito especialmente, a todos os sportinguistas. Todos nós vimos a evolução de Rui Patrício, desde os tempos da luta com Stojkovic pela titularidade, até ao momento atual, em que é absolutamente inquestionável a sua titularidade. Para mim, continua a ser o melhor jogador do Sporting Clube de Portugal, mesmo perante a influência de Adrien Silva e William Carvalho, ou o talento natural de Gelson Martins e Bryan Ruiz.

Patrício é uma mistura de muito trabalho, com muito espírito de sacrifício, talento natural para a posição e muito, muito caráter e coragem para enfrentar todas as desconfianças e assobiadelas que ouviu em toda a carreira. É uma resposta aos cartazes que um dia viu no Dragão e ao adeptos que diziam que nunca teria estaleca para aguentar a baliza da seleção. Rui Patrício é o melhor guarda redes da nossa Liga e foi eleito o melhor guarda redes do último Campeonato da Europa.

Uma das defesas mais bonitas da carreira de Rui Patrício Fonte: UEFA
Uma das defesas mais bonitas da carreira de Rui Patrício
Fonte: UEFA

 

São inesquecíveis algumas das defesas que protagonizou em França: no prolongamento com a Croácia, nos penáltis frente à Polónia e, principalmente, na final contra a França. Uma dessas defesas, a que negou um golo de cabeça a Antoine Griezmann, vai ficar mesmo imortalizada em Leiria, numa bonita e mais que justa homenagem ao melhor guarda redes português que vi jogar, tendo em conta que nunca poderei opinar sobre lendas como Azevedo, Carvalho, Vítor Damas, Manuel Bento ou Costa Pereira. Rui Patrício é ainda o único jogador português e a atuar na Liga Portuguesa a marcar presença nesta lista, algo que não acontecia desde a nomeação de Ricardo Quaresma, em 2007. Na altura, o “Harry Potter” alinhava no FC Porto.

É caso para dar os parabéns aos três portugueses e esperar que a Bola de Ouro venha novamente para Portugal, sabendo que, em condições normais, apenas Cristiano Ronaldo a poderá trazer. Contudo, estar nos trinta nomeados para melhor jogador de Mundo já é uma vitória. Parabéns Cristiano, Pepe e Rui!

Foto de capa: Seleções de Portugal

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa aborda aposta na formação e garante: «Queremos fazer uma época mais tranquila do que a anterior»

Jorge Costa abordou a temporada do FC Porto B. Equipa secundária dos dragões já arrancou trabalhos.

Progreso confirma transferência de Agustín Moreira para o Gil Vicente

Agustín Moreira é reforço confirmado do Gil Vicente. Transferência do avançado oficializada pelo Progreso.

Rui Borges com novidades importantes no treino desta segunda-feira do Sporting

Rui Borges já contou com a maioria dos internacionais durante o treino desta segunda-feira. O Sporting volta a trabalhar na terça-feira.

Guilherme Neiva apresentado como reforço do AVS SAD

O AVS SAD continua a reforçar o plantel com vista à próxima época. Guilherme Neiva junta-se ao plantel orientado por José Mota.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas atacado: «O FC Porto fica mal na fotografia»

André Villas-Boas apresentou durante esta segunda-feira a contratação de Francesco Farioli para o posto de treinador.

Luis Díaz reage à morte de Diogo Jota: «Tínhamos uma rivalidade sã e era importante»

Luís Diaz reagiu ao falecimento de Diogo Jota. Os dois jogadores eram colegas de equipa no Liverpool e o colombiano admitiu que chorou depois de ser informado.

FC Porto B começa a pré-temporada com novidades

O FC Porto B apresentou-se ao trabalho durante esta segunda-feira. Os jogadores foram liderados pela equipa técnica de João Brandão.