Primeira Liga Portuguesa, 17.ª jornada: sexta-feira, 2 de janeiro, 18h45.
A ANTEVISÃO: FRENTE À SENSAÇÃO DA LIGA, LEÕES QUEREM MANTER PERSEGUIÇÃO AO LÍDER
Diz a célebre frase que “ano novo, vida nova”, mas se há coisa que tanto o Gil Vicente como o Sporting querem é manter os bons hábitos que criaram em 2025. Os dois conjuntos têm apresentado um futebol atrativo nas primeiras 16 jornadas da atual edição da Liga e o sentimento comum que vai ser nutrido em Barcelos é de alcançar o tão desejado triunfo.
O Clube de Alvalade encontra-se numa boa fase, com vitórias e exibições convincentes, mesmo com algumas baixas no plantel, tanto por lesão como para compromissos internacionais. O Sporting, liderado por Rui Borges, tem mostrado que embora a diferença pontual para o Porto de cinco pontos, é um sério candidato ao título e aponta assim todas as suas fichas na perseguição cerrada aos dragões.
Do outro lado da barricada, surge um Gil Vicente nos lugares europeus, fruto do bom arranque de temporada protagonizado pelos pupilos de César Peixoto. Embora os gilistas não conheçam o sabor da vitória há praticamente dois meses (não vencem desde a receção ao Santa Clara, a 3 de novembro), estes já mostraram que são um sério problema e que conseguem agigantar-se perante os maiores emblemas de Portugal.
Parte a parte a certeza é uma: será um jogo rico em futebol. As duas turmas, tal como já foi mencionado, jogam com raça, e não só o Sporting tem a missão de se manter colado ao FC Porto, como o Gil Vicente disputa a presença no quarto lugar da competição, juntamente com o SC Braga. Em Barcelos, o primeiro jogo de 2026 será repleto de emoções.
10 DADOS RÁPIDOS
- Gil Vicente e Sporting já mediram forças por 52 ocasiões com o histórico a sorrir aos leões (35 triunfos).
- Para a Liga, os leões não vencem em Barcelos desde abril de 2024.
- A última vez que os gilistas conheceram o sabor da vitória diante dos verdes e brancos foi em dezembro de 2019, altura onde surpreenderam os leões por 3-1.
- Zeno Debast foi o autor do último golo do Sporting no reduto dos gilistas.
- Gil Vicente chega a este embate numa série de quatro empates consecutivos.
- Já o Clube de Alvalade soma quatro vitórias seguidas.
- Sporting e Gil Vicente encontram-se no 2.º e 4.º lugar, respetivamente, separados por 14 pontos.
- Eduardo Quaresma foi o último futebolista verde e branco a faturar diante do Gil Vicente.
- Por sua vez, Félix Correia, foi o último atleta com as cores do Gil Vicente a marcar frente aos leões.
- O árbitro da partida será Gustavo Correia (AF Porto).
JOGADORES A TER EM CONTA


Andrew Ventura – Com a ausência da maior figura do Gil Vicente, Pablo Filipe, fruto da transferência iminente para o West Ham, um dos trunfos dos gilistas para travar o Sporting pode estar entre os postes. Com apenas 11 golos sofridos na presente temporada, o guarda-redes brasileiro tem mostrado serviço e o futebol já nos ensinou que o setor defensivo, englobando a baliza, por vezes ganha jogos.


Luis Suárez – Numa das melhores fases da temporada ao serviço dos leões, o camisola 97 do Sporting já mostrou que tem faro de golo (concretizou um hat-trick e uma assistência diante do Rio Ave) e pode ser uma das armas para os pupilos de Rui Borges travarem a turma sensação da presente temporada.
XI´s PROVÁVEIS
Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos, Elimbi, Espigares, Hevertton Santos, Luís Esteves, Facundo Cáseres, Murilo Souza, Santi Garcia, Joelson Fernandes e Gustavo Varela.
Treinador: César Peixoto
«Vamos olhar para o jogo a olhar para os três pontos. O Sporting é fortíssimo. Nós também estamos bem, apesar de a vitória não estar a chegar. Batemos o recorde de pontos na primeira volta, os jogadores estão confiantes. São pormenores da finalização, principalmente por não estarmos a conseguir os três pontos, mas também não perdemos. É uma primeira volta quase irrepreensível. Vamos lutar pela vitória, tentar jogar de igual para igual com o Sporting».
Sporting: Rui Silva, Fresneda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Francisco Trincão, Fotis Ioannidis, Maxi Araújo e Luis Suárez.
Treinador: Rui Borges
«Será um jogo difícil, claramente, num campo onde o Sporting tem sempre algumas dificuldades, mas é olhar para nós para conseguirmos ultrapassar um bom Gil Vicente».
PREVISÃO DE RESULTADO: Gil Vicente 1-2 Sporting

