Rui Silva, o pilar esquecido do título do Sporting

Sporting

No futebol, os “ses” são sempre muito relativos. Ainda assim, não é assim tão arriscado ou ousado dizer que, sem Rui Silva, o Sporting não teria sido campeão nacional.

Rui Silva Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Já em 2023/24 tinha ficado no ar a sensação de que o Sporting tinha sido campeão tranquilamente, mas que a diferença não tinha passado pelo guarda-redes. Nem Antonio Adán nem Franco Israel haviam sido capazes de apresentar consistência na baliza e rendimento suficiente para garantirem mais pontos do que aqueles que os leões se arriscaram a perder. Há lugar para defesas memoráveis, como a do uruguaio no jogo contra o Benfica, mas a insegurança apresentada, os ocasionais deslizes e os lances mal abordados foram uma constante apenas atenuada pelo volume ofensivo dos leões.

Foi esta também a realidade dos leões na primeira metade da temporada. Vladan Kovacevic chegou para assumir a titularidade, mas foi acumulando jogos mal conseguidos e más abordagens. Franco Israel voltou à titularidade, mas nunca foi capaz de oferecer segurança fora dos postes, quer no controlo da profundidade, quer na defesa a cruzamentos. Se, enquanto Ruben Amorim esteve no comando, estas limitações foram sendo escondidas, a saída do técnico e a turbulência no processo coletivo do Sporting fizeram a lacuna na baliza ficar à vista de todos.

Considerando excecional o trabalho de recrutamento feito pelo Sporting no mercado, quer internamente, quer no estrangeiro, com todas as posições a ficarem enriquecidas por adições ao plantel, a baliza era o grande calcanhar de Aquiles dos leões. O defeso de janeiro, tão censurado pela inatividade, revelou-se o mais certeiro neste quesito e permitiu ao Sporting estar confortável na baliza.

Rui Silva, chegado em janeiro a Alvalade, não é o melhor guarda-redes em Portugal e nem parece destinado à nata da nata da Europa, mas não precisava de o ser. Bastou ser competente para dar segurança ao mais tremido setor do Sporting e segurar a equipa quando tudo o resto deixou de funcionar.

Rui Silva FC Porto Sporting jogadores
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

A principal característica de Rui Silva é a ausência de limitações comprometedoras ou demasiado evidentes. É um guarda-redes forte entre os postes e, principalmente, com capacidade para proteger o espaço que o dista da linha defensiva, grande lacuna dos seus antecessores.

Com o número 24 na baliza, o Sporting ganhou capacidade de jogar uns metros à frente e de defender mais longe da área, embora tal não tenha sido a solução adotada na maior parte dos casos. Por muito rápidos que sejam os centrais leoninos, faltava um homem capaz de sair do conforto dos postes e limpar bolas fora da área perante as várias situações de jogo direto com que o clube verde e branco se deparou na temporada.

Além do controlo da profundidade, uma novidade para os lados de Alvalade, Rui Silva trouxe ainda maior segurança na defesa a situações de cruzamento. A cola que se espalhava nas balizas, e que parecia prender os guarda-redes do Sporting à linha de golo, deixou de ser resistente e o guarda-redes impediu vários lances de potencial perigo com saídas controladas.

Esta característica, principalmente na fase de pior nível exibicional dos leões, frequentemente mais baixos em campo, foi fundamental para agarrar o Sporting. Se é verdade que, mesmo passando situações de maior dificuldade para ter bola, foram poucas as verdadeiras situações de aperto sofridas pelos leões, também é verdade que sem uma linha defensiva bem coordenada – e com as principais referências a um bom nível – e sem um guarda-redes competente, tal não seria a realidade.

Benfica x Sporting Kerem Akturkoglu Rui Silva
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Mais do que outra coisa, Rui Silva trouxe confiança à equipa do Sporting. Os defesas leoninos passaram a abordar os lances sabendo que não teriam de cortar todas as bolas na área ou que podiam deixar o esférico rolar em campo aberto na direção da baliza porque, ao contrário da primeira metade da época, atrás também se resolviam lances.

Mesmo Alvalade abraçou Rui Silva com a importância devida. A cada toque na bola do internacional português ouvia-se um coro de vozes a enaltecer a ação do “Rui”, prolongando as vogais para acentuar a grandeza das ações de um homem tratado por uma palavra tão pequena. Não eram apupos, como poderiam parecer para quem os ouvisse sem qualquer contexto, mas agradecimentos eternos para o mais esquecido dos principais rostos do bicampeonato do Sporting.

Enalteça-se Rui Borges por ter agarrado a equipa e ter sido capaz de a liderar (mentalmente e taticamente) até ao fim; enalteça-se o capitão Hjulmand, irrequieto em campo, multiplicando-se por todos os lados, mas mantendo a cabeça limpa; jubilem-se os 39 golos de um robô chamado Viktor Gyokeres capaz de chegar onde os humanos pareciam incapazes; jubilem-se os méritos dos defesas do Sporting, provavelmente os melhores (a nível individual) do campeonato; destaque-se o papel de Francisco Trincão, com uma influência algo subvalorizada no título do Sporting; destaque-se a forma como Geovany Quenda se afirmou e trouxe toda a sua geração de parceiros para agarrar a equipa na altura de maior aperto. Que se faça todas essas vénias, mas que não se esqueça o papel de Rui Silva. Seria bem mais complicado ver o Sporting campeão sem o guarda-redes pouco exuberante, porém muito competente que chegou em janeiro.

Vangelis Pavlidis Rui Silva Sporting Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Borges segue em frente no Roland Garros

Nuno Borges bateu na noite deste domingo Kyrian Jacquet e conseguiu a qualificação para os 32avos de final do Roland Garros.

Acordo fechado: Manchester United de Ruben Amorim garante reforço por 75 milhões de euros

Está tudo fechado: Matheus Cunha vai ser reforço do Manchester United. O avançado brasileiro vai assinar contrato até 2030.

Ricardo Esgaio: «Entramos para qualquer época para sermos campeões e vamos defender o título»

Ricardo Esgaio analisa a final da Taça de Portugal. Sporting venceu o Benfica por 3-1 no prolongamento e fez a dobradinha.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi crítica arbitragem da final da Taça de Portugal: «Siga, siga»

Nicolás Otamendi partilhou a opinião de Bruno Lage sobre as críticas à arbitragem do dérbi, na final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting.

St. Juste quer continuidade de Viktor Gyokeres e ainda diz: «Nunca vi um grupo tão coeso»

Jeremiah St.Juste analisa a final da Taça de Portugal. Sporting venceu o Benfica por 3-1 no prolongamento e fez a dobradinha.

Geny Catamo agradece Viktor Gyokeres e aponta sobre conquista do Sporting: «Merecíamos isto e estamos a comemorar»

Geny Catamo analisou a final da Taça de Portugal. Sporting venceu o Benfica por 3-1 no prolongamento e fez a dobradinha.