Será um jogador? Ou um desenho animado?

sporting cp cabeçalho 2

1, 65m. Centro de gravidade a atingir os mínimos possíveis, aliada a uma estatura digna de “Portugal dos Pequeninos”, onde todas as camisolas lhe parecem grandes. Eis Daniel Podence, um dos jogadores que, mesmo não sendo um dos melhores, é dos que mais prazer me dá ver jogar no atual plantel do Sporting.

Simplesmente porque o seu futebol intriga-me tanto como a satisfação que tenho em vê-lo conduzir a bola. É quase uma constante presença “contra-natura” em campo, porque “não faz sentido” ver um jogador daquela dimensão (física, não futebolística) dentro das quatro linhas. Sempre que o vejo em campo, automaticamente me remeto para os tempos em que via o futebol em desenhos animados, onde os relvados pareciam ser de dimensões infinitas, e onde os jogadores possuíam características inimagináveis.

Na última partida, frente ao Boavista, tal como ao longo da temporada, Podence parece ainda um elemento “estranho” ao jogo, mas é raro sair de campo sem uma ou duas jogadas que perduram na memória. Desde a assistência frente ao Chaves, passando pela magia deixada em Oleiros, até ao “partir de rins” no Bessa, que resultou numa assistência para o golo de Coentrão. Em suma, jogadas que parecem ter saído diretamente das ruas ou dos baldios de terra para os maiores estádios de futebol em Portugal.

Daniel Podence continua a mostrar a sua magia desconcertante nos relvados Fonte: Sporting Clube de Portugal
Daniel Podence continua a mostrar a sua magia desconcertante nos relvados
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Obviamente que ainda há muitas etapas que precisa de ultrapassar para se tornar um jogador completo, tal como melhorar a finalização, definir melhor os momentos do jogo – saber o segundo exato para soltar a bola, e quais as alturas em que a deve prender -, mas acredito que é atrás do ponta de lança que essa aprendizagem deve ser feita. Pois é quando cai do centro para a ala, e arrasta o central consigo, que vemos a maioria dos seus rasgos.

Mas para já, Podence continuará um desenho animado em forma de jogador, no melhor sentido possível da palavra. Até lá, servirá de prova viva de que o futebol foge à lógica mais elementar de todos os desportos onde ganha o mais alto, o mais rápido ou o mais forte. No futebol, ganha o mais inteligente, ganha o mais audaz. Porque futebol não é um desporto, é um jogo. E Podence, o novo cartoon do futebol europeu, é a pequena grande prova disso mesmo.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis a estratégia ao pormenor do FC Porto para esconder Luuk de Jong de todos e surpreender o mundo

Luuk de Jong foi apresentado como novo reforço do FC Porto na apresentação aos sócios e adeptos. Avançado surpreendeu todos.

Paulo Gomes analisa evolução do futebol na Arábia Saudita: «As equipas pequenas precisam de mais apoio para que a Liga Saudita possa efetivamente crescer»

Paulo Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede, onde abordou a evolução do futebol na Arábia Saudita e o investimento feito nos últimos anos.

Sporting só teve 2 ausências no regresso aos treinos para preparar arranque na Primeira Liga em 2025/26

O Sporting arrancou esta segunda-feira a preparação para o arranque da Primeira Liga. Casa Pia é o primeiro adversário dos leões.

Rúben Dias tem o futuro no Manchester City definido

Rúben Dias vai continuar no Manchester City. O defesa vai renovar contrato com os cityzens até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Marcus Rashford marca na goleada do Barcelona frente ao Daegu da Coreia do Sul

O Barcelona goleou o Daegu da Coreia do Sul em jogo de pré-temporada. Gavi, Robert Lewandowski, Toni Fernandez e Marcus Rashford apontaram os golos.

Chelsea continua a limpar a casa e vende médio ao Everton por quase 29 milhões de euros

Kiernan Dewsbury-Hall está a caminho do Everton. Médio vai deixar o Chelsea apenas um ano após chegar ao clube.

Alioune Ndoye confirmado como reforço do Vitória SC

Alioune Ndoye foi oficializado como novo jogador do Vitória SC. Avançado reforça opções de Luís Pinto para o ataque.