Sporting: A análise com grafismo a uma máquina de golos e de remates

Passaram só duas jornadas para esta análise, mas já podemos apresentar alguns números. O Sporting é a equipa mais concretizadora da Liga e igualmente a que remata mais. Vamos olhar a todo o processo ofensivo dos verdes e brancos e perceber as dinâmicas que levam aos golos da equipa de Rúben Amorim.

Vamos a dados via MyGamePlan, que gentilmente nos cedeu informação para a análise. Sporting tem o total de nove golos marcados e 48 remates realizados. O Benfica tem 39 remates e três golos marcados e esta na segunda posição em termos de remates.

Dado 1 Sporting
Fonte: MyGamePlan

Mas como compara o Sporting com a média da Liga?

Sporting realizou 48 remates contra a média da liga que são 25,28 remates até esta jornada. Concretizou nove golos contra a média de 3,3 da Liga. Em termos de percentagem de golo, os leões estão com 0,32 contra 0,18 da Liga.

Dado 2 Sporting
Fonte: MyGamePlan

Mas quem remata mais no clube de Alvalade? O trio da frente não desilude.

  • Viktor Gyokeres com 13 remates
  • Trincão com 9 remates
  • Pedro Gonçalves com 8 remates

    Destaque para o menino Geovany Quenda que já rematou por três vezes e Diomande como central também a tentar a sua sorte, sobretudo nas bolas paradas. Daniel Bragança igualmente bastante ativo com três remates sendo só sido titular numa partida.
Dado 3 Sporting
Fonte: MyGamePlan

Como é que os leões chegam ao remate?

Talvez a questão mais importante é entender como o Sporting chega ao momento do remate. Neste momento 20 remates são via passes normais, tendo dando dois golos. Em termos de remates, após drible, o Sporting apresenta três tentativas com um golo (Daniel Bragança na Madeira).

Em termos de passes progressivos, Sporting realmente esta a conseguir concretizar, não só os passes progressivos, mas igualmente como finalizar três golos em 11 tentativas.

Sendo o Sporting forte na pressão e na recuperação da bola já conseguiu nove remates, após recuperação de bola no meio campo ofensivo, com dois golos resultantes dessa ação. Nos livres diretos e penáltis o Sporting apresenta apenas um remate com 100% de eficácia (Golo de Gyokeres na Madeira). Nas restantes bolas paradas, quatro tentativas sem sucesso.

Notas: A facilidade com que o Sporting esta a colocar passes progressivos para finalizar e a capacidade de finalização salta à vista.

Da mesma forma, a forte pressão e reação à perda de bola faz com que o Sporting recupere a bola no campo ofensivo, tendo já rendido à equipa de Rubén Amorim dois golos (um deles, um golão de Pedro Gonçalves diante o Rio Ave).

Dado 4 Sporting
Fonte: MyGamePlan

De que zona do campo estão a surgir os remates?

Muitos remates dentro da área sobretudo em zona mais frontal. Podemos ver que o Sporting tem rematado com mais sucesso dentro da área, com a exceção no chapéu de Pedro Gonçalves diante o Rio Ave. Claro que este gráfico é interessante porque se fica a saber como o leão tem chegado ao momento de remate. Curiosamente o Sporting tem marcado mais golos para o lado esquerdo do guarda-redes adversário.

Dado 5 Sporting
Fonte: MyGamePlan

Em termos de hehatmap de remate – Sporting a falhar alguns golos em boa posição praticamente na cara do guarda-redes adversário.

Dado 6 Sporting
Fonte: MyGamePlan

Claro que alguns leitores já devem estar a perguntar: E remates fruto dos cruzamentos? Como o Sporting está a retirar proveito dos mesmos? Não está a cruzar muito e o que foi feito até agora por parte dos leões foi nulo.

Cruzamentos da esquerda:

  • Geny Catamo – 3
  • Pedro Gonçalves – 1
  • Matheus Reis – 1

    Todos sem sucesso.
Dado 7 Sporting
Fonte: MyGamePlan

Cruzamentos da direita:

  • Quenda – 2
  • Pedro Gonçalves – 1
  • Trincão – 1
  • Viktor Gyokeres – 1
  • Morten Hjulmand – 1

Todos sem sucesso.

Dado 8 Sporting
Fonte: MyGamePlan

Conclusão:

Os leões não estão a utilizar o famoso “Cruzabol” para chegar ao golo, uma vez que estão a conseguir chegar ao golo pela qualidade no ataque posicional, na recuperação da bola no ultimo terço e pelas combinações entre os seus jogadores.

Por aqui podemos igualmente analisar a maturidade de Quenda. A pérola leonina podia cair na tentação de cruzar mais, mas sabe que, quando não tem muito espaço, deve recomeçar um novo ataque atrasando a bola, circulando a mesma e dando uso ao carrossel leonino.

O Sporting ainda não teve que recorrer em aflição ao cruzamento para marcar, tem sido muito criterioso no ataque, mas igualmente tem de melhorar no item do cruzamento porque, mesmo sendo pouco usado, a sua eficácia tem sido nula.

Quem assiste ?

Para tanto remate e golo, quem tem sido o leão mais eficaz em termos de assistências? Pedro Gonçalves é o rei neste capítulo. Dez assistências para remate e dois deles já deram golo. Viktor Gyokeres conta já com seis assistências para remate, mas só um deu golo.

Curiosamente foi entre os 30 minutos e os 45 minutos da primeira-parte que o Sporting teve mais assistências para remate (marcando um golo).

Dado 9 Sporting
Fonte: MyGamePlan

Mais uma vez obrigado à MyGamePlan pela disponibilização dos dados. Espero que tenha gostado, voltaremos com mais dados brevemente.

Artigo de opinião de João Castro, comentador desportivo

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Moura: «A pré-época ficou um pouco mais curta, mas isso não pode servir de desculpa»

Francisco Moura falou durante a manhã desta quinta-feira, antes de mais um treino de pré-temporada do FC Porto.

Um Farioli para chegar a bom Porto

Na verdade, o cenário que Francesco Farioli encontra agora no FC Porto é semelhante ao que encontrou tanto no Nice como no Ajax

Penafiel prepara-se para beneficiar da ligação com o Deportivo de La Coruña e vai receber 2 cedidos

O Penafiel prepara-se para receber dois jogadores provenientes do Deportivo de La Coruña. Os dois conjuntos são detidos por Juan Carlos Escotet.

Médio português está a caminho do Brasileirão

Rúben Ismael está muito perto de rumar ao Brasileirão. O médio que terminou contrato com o Moreirense vai assinar com o Vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Jules Bianchi – Uma década de saudade

Jules Lucien André Bianchi, nascido no dia 3 de agosto de 1989, foi piloto da Marussia F1 Team de 2013 a 2014. Campeão de Fórmula 3.

Atenção, FC Porto: Kenneth Taylor com novo preço de referência

Kenneth Taylor pode vir a ser o próximo jogador do FC Porto. O médio representa atualmente o Ajax, antigo clube de Francesco Farioli.

Ex-Sporting Olivia Smith reforça Arsenal e é a jogadora mais cara de sempre do futebol feminino

Olivia Smith reforça o Arsenal por 1,16 milhões de euros. Ex-Sporting torna-se a jogadora mais cara de sempre do futebol feminino.