Sporting: A análise com grafismo a uma máquina de golos e de remates

    Passaram só duas jornadas para esta análise, mas já podemos apresentar alguns números. O Sporting é a equipa mais concretizadora da Liga e igualmente a que remata mais. Vamos olhar a todo o processo ofensivo dos verdes e brancos e perceber as dinâmicas que levam aos golos da equipa de Rúben Amorim.

    Vamos a dados via MyGamePlan, que gentilmente nos cedeu informação para a análise. Sporting tem o total de nove golos marcados e 48 remates realizados. O Benfica tem 39 remates e três golos marcados e esta na segunda posição em termos de remates.

    Dado 1 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    Mas como compara o Sporting com a média da Liga?

    Sporting realizou 48 remates contra a média da liga que são 25,28 remates até esta jornada. Concretizou nove golos contra a média de 3,3 da Liga. Em termos de percentagem de golo, os leões estão com 0,32 contra 0,18 da Liga.

    Dado 2 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    Mas quem remata mais no clube de Alvalade? O trio da frente não desilude.

    • Viktor Gyokeres com 13 remates
    • Trincão com 9 remates
    • Pedro Gonçalves com 8 remates

      Destaque para o menino Geovany Quenda que já rematou por três vezes e Diomande como central também a tentar a sua sorte, sobretudo nas bolas paradas. Daniel Bragança igualmente bastante ativo com três remates sendo só sido titular numa partida.
    Dado 3 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    Como é que os leões chegam ao remate?

    Talvez a questão mais importante é entender como o Sporting chega ao momento do remate. Neste momento 20 remates são via passes normais, tendo dando dois golos. Em termos de remates, após drible, o Sporting apresenta três tentativas com um golo (Daniel Bragança na Madeira).

    Em termos de passes progressivos, Sporting realmente esta a conseguir concretizar, não só os passes progressivos, mas igualmente como finalizar três golos em 11 tentativas.

    Sendo o Sporting forte na pressão e na recuperação da bola já conseguiu nove remates, após recuperação de bola no meio campo ofensivo, com dois golos resultantes dessa ação. Nos livres diretos e penáltis o Sporting apresenta apenas um remate com 100% de eficácia (Golo de Gyokeres na Madeira). Nas restantes bolas paradas, quatro tentativas sem sucesso.

    Notas: A facilidade com que o Sporting esta a colocar passes progressivos para finalizar e a capacidade de finalização salta à vista.

    Da mesma forma, a forte pressão e reação à perda de bola faz com que o Sporting recupere a bola no campo ofensivo, tendo já rendido à equipa de Rubén Amorim dois golos (um deles, um golão de Pedro Gonçalves diante o Rio Ave).

    Dado 4 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    De que zona do campo estão a surgir os remates?

    Muitos remates dentro da área sobretudo em zona mais frontal. Podemos ver que o Sporting tem rematado com mais sucesso dentro da área, com a exceção no chapéu de Pedro Gonçalves diante o Rio Ave. Claro que este gráfico é interessante porque se fica a saber como o leão tem chegado ao momento de remate. Curiosamente o Sporting tem marcado mais golos para o lado esquerdo do guarda-redes adversário.

    Dado 5 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    Em termos de hehatmap de remate – Sporting a falhar alguns golos em boa posição praticamente na cara do guarda-redes adversário.

    Dado 6 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    Claro que alguns leitores já devem estar a perguntar: E remates fruto dos cruzamentos? Como o Sporting está a retirar proveito dos mesmos? Não está a cruzar muito e o que foi feito até agora por parte dos leões foi nulo.

    Cruzamentos da esquerda:

    • Geny Catamo – 3
    • Pedro Gonçalves – 1
    • Matheus Reis – 1

      Todos sem sucesso.
    Dado 7 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    Cruzamentos da direita:

    • Quenda – 2
    • Pedro Gonçalves – 1
    • Trincão – 1
    • Viktor Gyokeres – 1
    • Morten Hjulmand – 1

    Todos sem sucesso.

    Dado 8 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    Conclusão:

    Os leões não estão a utilizar o famoso “Cruzabol” para chegar ao golo, uma vez que estão a conseguir chegar ao golo pela qualidade no ataque posicional, na recuperação da bola no ultimo terço e pelas combinações entre os seus jogadores.

    Por aqui podemos igualmente analisar a maturidade de Quenda. A pérola leonina podia cair na tentação de cruzar mais, mas sabe que, quando não tem muito espaço, deve recomeçar um novo ataque atrasando a bola, circulando a mesma e dando uso ao carrossel leonino.

    O Sporting ainda não teve que recorrer em aflição ao cruzamento para marcar, tem sido muito criterioso no ataque, mas igualmente tem de melhorar no item do cruzamento porque, mesmo sendo pouco usado, a sua eficácia tem sido nula.

    Quem assiste ?

    Para tanto remate e golo, quem tem sido o leão mais eficaz em termos de assistências? Pedro Gonçalves é o rei neste capítulo. Dez assistências para remate e dois deles já deram golo. Viktor Gyokeres conta já com seis assistências para remate, mas só um deu golo.

    Curiosamente foi entre os 30 minutos e os 45 minutos da primeira-parte que o Sporting teve mais assistências para remate (marcando um golo).

    Dado 9 Sporting
    Fonte: MyGamePlan

    Mais uma vez obrigado à MyGamePlan pela disponibilização dos dados. Espero que tenha gostado, voltaremos com mais dados brevemente.

    Artigo de opinião de João Castro, comentador desportivo

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Kerem Akturkoglu: «Fui muito bem recebido pelo Benfica e pelos adeptos»

    Kerem Akturkoglu analisou o encontro entre o Estrela Vermelha e o Benfica para a primeira jornada da Champions League. Lê o que disse.

    Ángel Di María: «Queremos tentar estar assim até ao final do ano»

    Ángel Di María analisou o encontro entre o Estrela Vermelha e o Benfica para a primeira jornada da Champions League. Lê o que disse.

    Benfica passa no Marakana e vence Estrela Vermelha para a Champions League

    O Benfica foi a Belgrado vencer o Estrela Vermelha por 1-2, em jogo relativo à primeira jornada da Champions League.

    Premier League: treinador tem vindo a ser contestado mas a sua continuidade não está em causa

    O Everton não começou da melhor maneira a nova edição da Premier League. Apesar disso, Sean Dyche não corre risco de despedimento.

    Boniface recorda Thierry Henry e Grimaldo faz golo na Champions League

    O Bayer Leverkusen está a vencer o Feyenoord por 4-0 na primeira jornada da Champions League. Alejandro Grimaldo marcou um deles.
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.