Dois caminhos em direcção ao destino (im)possível

- Advertisement -

Costuma dizer-se que os caminhos fazem-se caminhando, e a direcção que se toma vai depender sempre das opções que se tomam em cada encruzilhada com que nos deparamos.

Existe também a máxima de que não é importante a forma como se faz o percurso, desde que se consiga alcançar o destino.

Ou seja, o que podemos concluir é que, a partir do momento que temos o objectivo alcançado se torna pouco (ou nada) importante a forma e as decisões que se tomaram para o alcançar.

O problema do Sporting neste momento é não ter o objectivo como garantido. Ou colocando a questão num patamar mais provável e pessimista, é o problema de dificilmente conseguir chegar à meta a atingir.

E neste caso já se tornam de máxima importância todas as etapas do caminho. Transparece de sobremaneira a importância de como nos preparámos para percorrer esse percurso, o facto de a determinado momento termos escolhido virar à direita e não à esquerda, e vice-versa.

Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Sporting e principalmente os Sportinguistas, com o passar do tempo, das jornadas, curvas e encruzilhadas, e quanto mais perto do tempo limite para percorrer o trajecto, cada vez se preocupam mais com a caminhada. Porque se começa a esvair aquela esperança de, pelo menos, conseguir chegar à meta com um prémio de consolação.

Para sermos mais concisos e específicos, a equipa de futebol leonina está neste momento a percorrer dois caminhos para tentar alcançar a Champions de 2023/2024. Uma das vias pelo terceiro lugar do campeonato português, e outra pela conquista da Liga Europa.

Particularmente, e apesar de ver muitas expectativas postas no caminho que se está a fazer na Liga Europa, não consigo dizer qual será a via mais difícil, porque apesar de estar quase impossível a possibilidade de alcançar o pódio no campeonato, não vejo mais fácil o caminho que ainda há a percorrer na Europa.

Sendo objectivo, não fosse aquele coelho tirado da cartola por Pote em Londres, talvez já nem tivéssemos jogado contra a Juventus, mas os campeões também são feitos dessas coisas. E já que estamos a falar de “ses”, esperemos que aquela dupla defesa do guarda-redes “Italiano” nos últimos segundos da primeira-mão dos quartos de final não se torne um “se (aquela bola entrasse)” impossível de reverter. Quem sabe aparece mais um candidato ao “Puskas” de algum jogador leonino, porque está visto que para golos simples estamos pouco virados. Depois disso, ficam “só” a faltar mais dois jogos contra equipas que não devem ser inferiores que as três que se encontram à nossa frente na liga portuguesa.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Quanto ao campeonato, só temos de esperar que a equipa que se encontra em terceiro lugar perca pontos em mais de metade dos jogos por disputar, ou por outras palavras, dos cinco só consiga ganhar um ou dois, e tudo isto considerando que o Sporting não perde mais pontos.

É difícil, quase impossível tendo em conta o poder de finalização dos nossos leões, mas com uma “pontinha” de sorte talvez cheguemos ao fim desta maratona e já nem nos lembremos de como foi conturbado o caminho por termos alcançado o destino.

Se a jornada não nos levar ao destino escolhido, apenas temos de olhar para trás e ver onde poderíamos ter mudado e qual dos caminhos era o mais correcto.

E talvez até fosse melhor para o Sporting não chegar à Champions para obrigar quem manda a olhar para os erros que se tomaram no caminho, para não andarmos épocas e épocas em esforço e aos tropeços a contentar os adeptos com Champions (quem se lembra da era Paulo Bento?) e esquecendo o destino principal. Ser CAMPEÃO.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.