Sporting CP 2-0 Rio Ave FC: Metro e meio de magia: Eis Gelson Martins!

Na ressaca do jogo frente ao Viktoria Plzen, na República Checa, o Sporting Clube de Portugal recebeu, em jogo a contar para a 27ª jornada, o Rio Ave Futebol Clube.

Jorge Jesus optou por atribuir a titularidade a Piccini e a Rúben Ribeiro, deixando assim Acuña no banco. É ainda de destacar o regresso de Coates, a titularidade de Battaglia e o facto de Wendel começar o jogo no banco.

Por sua vez, Miguel Cardoso deixou sete titulares em campo, comparativamente com o último jogo (vitória por 2-1 frente ao Feirense). O técnico lançou assim, para este jogo, Diego, Leandrinho, Nadjack e Marcão.

O jogo começou com o pontapé de saída do filho de Fernando Peyroteo, jogador que foi homenageado aos nove minutos, em que os milhares de adeptos presentes no estádio colocaram os cachecóis no ar, simbolizando o número que utilizava na camisola leonina. Pode-se mesmo dizer que este foi o momento mais emocionante nos primeiros vinte minutos, em que ambas as equipas jogaram com muita cautela e não abriram muitos espaços para ataques perigosos.

Contudo, o vigésimo minuto entusiasmou os adeptos: Bruno Fernandes, através de um livre direto, atirou a bola à barra; Dost, na recarga, cabeceou para o atento Cássio sacudir a bola para canto. Gelson, preparando o que se viria a seguir e, na ressaca de um canto, rematou rasteiro para defesa fácil do guardião vila-condense.

Se três é o número da perfeição, o minuto 23 foi de pura magia. Bruno Fernandes colocou o esférico na grande área, onde se encontrava Bas Dost. O holandês passou de forma sublime para Gelson, que apareceu nas suas costas, e levou o Estádio José Alvalade ao rubro: com pés de lã, tirou dois adversários do caminho e atirou ao poste mais afastando; a bola beijou-o e só parou no fundo das redes.

Coentrão, embalado pelo golo do colega, quis dar o ar da sua graça e, depois de ultrapassar um adversário do caminho, e numa tentativa de cruzar, acabou mesmo por estar perto de festejar. A bola foi à barra e acabou por ser sacudida pela defensiva do Rio Ave.

O Rio Ave tentou responder a este ímpeto atacante do Sporting. Yuri Ribeiro avançou no terreno, sem oposição, e rematou em direção à baliza. A bola ainda sofreu um desvio mas Rui Patrício estava atento.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para mais um ataque importante do Sporting. Bruno Fernandes recebe a bola no meio, faz uma finta com o corpo e atira para uma enorme intervenção de Cássio.

Gelson Martins, depois de 120 minutos em Plzen, ainda conseguiu ter pernas para fazer maravilhas no José Alvalade
Fonte: Sporting Clube de Portugal

O jogo foi para intervalo com os leões em vantagem por uma bola, quando poderiam ser muitas mais. Por sua vez, a equipa visitante não conseguiu criar muitas jogadas de perigo, sendo o seu guarda-redes o homem do jogo até ao fim dos primeiros 45 minutos. Nota ainda para o árbitro Rui Costa, que não teve discernimento para deixar o jogo rolar com mais frequência.

O segundo tempo foi bem mais calmo. O Sporting continuava por cima no jogo, contudo com menos intensidade do que aquela que apresentou na primeira metade. Quando batia a hora de jogo, os leões acabaram por estar perto do golo. O lance foi levado a cabo através de um entendimento entre Gelson e Coentrão. O defesa triangulou com o extremo e atirou de novo ao ferro; Coentrão voltava a ser travado pelo poste, deixando transparecer a sua frustração.

À passagem do minuto 67, William levou tudo à frente e assistiu Bruno Fernandes e este, com tudo para fazer o golo, atirou a rasar o poste.

Foi preciso esperar mais um quarto de hora para que a emoção inundasse o campo e as bancadas: Sporting mole e defesa dura, tanto tenta até que fura! Gelson, novamente, retirou o coelho da cartola e desnorteou a defesa vila-condense, cruzou para a área e o resto… bem, o resto é a lengalenga a que já nos habituaram: Dost, de cabeça, fuzilou Cássio, que ficou pregado ao chão a olhar para a bola a entrar.

O tempo de jogo ainda deu para que Fábio Coentrão, que deixou mais uma vez a alma de leão, fosse ovacionado pelos cerca de 42 000 adeptos presentes nas bancadas, depois de estar presente em grande parte das jogadas importantes do jogo.

O Sporting acabou por vencer com tranquilidade e passar com distinção ao teste colocado pela equipa de Miguel Cardoso. Afasta assim o Sporting de Braga, o próximo adversário para o campeonato, num jogo que se adivinha muito complicado. Apesar disso, a pressão está do lado dos bracarenses.

Por sua vez, o Rio Ave apenas se pode queixar de si próprio. Entrou em jogo com uma mentalidade muito acanhada e pouco trabalhou para que esta se fosse desenvolvendo mais além. Beneficiou de algumas faltas marcadas por Rui Costa, mas que acabou por não conseguir aproveitar.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.