Sporting CP 2-0 FC Paços de Ferreira: Um abraço contra a crise

- Advertisement -

b

O Sporting CP venceu hoje o FC Paços de Ferreira por 2-0, em jogo a contar para 29.ª jornada da Primeira Liga. Na ressaca dos acontecimentos que envolveram os jogadores e o Presidente do clube leonino, e depois das vitórias de SL Benfica e FC Porto, ficava no ar a curiosidade de como iria alinhar a equipa do Sporting apesar de tantos focos de pressão.

O certo é que Jorge Jesus foi dono e senhor das escolhas para o onze titular, até com algumas novidades: Marcos Acuña substituiu o lesionado Fábio Coentrão, no lado esquerdo da defesa, enquanto que Wendel, a principal novidade, avançou para a equipa titular para colmatar uma vaga criada com a ausência de William Carvalho, por problemas físicos. Já o Paços de Ferreira alinhou com o mesmo onze inicial face à última partida, contra o CD Chaves.

Ainda estavam os jogadores a entrar em campo e já se constatava o possível burburinho que era previsível depois das últimas horas: as claques deixaram o recado aos jogadores – que acusaram de não terem sentimento pelo clube – e os adeptos responderam com uma gigantesca assobiadela e com pedidos de demissão para Bruno de Carvalho.

Os primeiros vinte minutos de jogo foram marcados pela chuvada torrencial que caiu em Alvalade. Os adeptos tiveram de se resguardar, mas a equipa leonina não lhes seguiu as passadas e apontou para a baliza sem medo: Bas Dost fez um primeiro ensaio ao quarto minuto, mas à passagem do vigésimo não falhou. Cruzamento de Bryan Ruiz, Bruno Fernandes desvia ao primeiro poste, e no segundo apareceu um holandês voador para fazer o primeiro da partida. 1-0 e respiravam os adeptos leoninos, até porque o golo teve consulta do vídeo-árbitro.

Desde aqui até ao intervalo, o ritmo foi lento e o jogo pobre, exceptuando algumas jogadas que partiram dos pés de Gelson: na primeira, Bruno Fernandes coloca a bola na velocidade do internacional português, que finta Mário Felgueiras e cruza para a pequena área, onde Bas Dost não consegue aparecer a tempo para finalizar com sucesso; na segunda inverteram-se os papéis e o holandês coloca no extremo direito, que remata muito por cima da baliza.

O jogo foi então para descanso com um Sporting a responder positivamente às polémicas com que foi assombrado nas últimas horas e com Bruno de Carvalho, que estava no banco, a sair sob uma forte onda de assobios.

A imagem do jogo: todo o plantel abraçado após o golo
Fonte: Bola na Rede

No início da segunda parte, Gelson tem novamente uma grande oportunidade de golo. No bico da grande área, o internacional português remata prensado e quase faz um chapéu ao guarda-redes que, em esforço, salva para canto. A bola parada foi então batida e o Sporting conseguiu desperdiçar por três vezes o golo, primeiro por Battaglia, depois por Bryan e, por fim, Coates, todas a bater na defensiva pacense.

O Paços de Ferreira fez o seu segundo remate à baliza pouco depois, com um cabeceamento  de Miguel Vieira por cima da baliza de Rui Patrício. Nos minutos seguintes, tentaram novamente a sua sorte, através de dois livres, mas a bola foi sempre à figura do guardião português.

Quem não marca sofre e o momento seguinte foi o caso. Quando o cronómetro batia a hora de jogo, Gelson desvia dois adversários da frente e triangula com Bruno Fernandes, para depois assistir Bryan Ruiz, que apareceu à entrada da área para marcar o segundo golo. Apesar de ter sido festejado em grupo, foi notória a falta do habitual uníssono “O Sporting é o nosso grande amor”, cantado apenas pelas claques, as únicas mais efusivas até ao momento.

Numa altura em que o Sporting dominava o jogo, Bas Dost quase elevava o resultado para 3-0, mas o golo foi (mal) anulado por suposto fora-de-jogo do holandês. A dez minutos do fim, Mário Felgueiras saiu lesionado e, como João Henriques já tinha esgotado as substituições, Rui Correia entrou para o seu lugar.

Os leões não tiravam o pé do acelerador e Lumor, recém entrado, faz uma arrancada pelo lado esquerdo e cruza para a área, onde Bas Dost tenta encostar para golo, cortado no limite pela defesa adversária.

O jogo terminou com uma vitória tranquila num ambiente bastante estranho vivido nas bancadas e no campo. Nota ainda para a situação que se passou após o apito final: o Presidente ficou recolhido no banco, com os jogadores a serem ovacionados após o jogo, enquanto Bruno de Carvalho saiu apoiado entre braços por um elemento do banco e por um Steward, aparentado ter sentido uma indisposição. Os adeptos presentes em Alvalade mostraram todo o seu apoio aos jogadores, gritando em conjunto o nome do clube, apoiado por um grande aplauso, o único momento em que se ouviu o estádio gritar como das outras vezes.

Como jogou o Sporting: Rui Patrício, Coates, Bruno Fernandes, Acuña, Ristovski, Battaglia, Bryan Ruiz, Mathieu, Bas Dost, Wendel e Gelson Martins.

Substituições: Lumor (Wendel, 67′), Montero (Bryan Ruiz, 83′) João Palhinha (Bruno Fernandes, 87′)

Como jogou o Paços de Ferreira: Mário Felgueiras, Rui Correia, Pedrinho, João Góis, Rúben Micael, Rafael Assis, Miguel Vieira, Mabil, Luiz Phellype, Filipe Ferreira, António Xavier

Substituições: Quiñones (Mabil, 57′), Bruno Moreira (Luiz Phellype, 73′), Vasco Rocha (Rúben Micael, 75′)

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lista atualizada: já há 12 seleções eliminadas do Mundial 2026

Iraque, Uruguai, Arábia Saudita e Nova Zelândia estão eliminados do Mundial 2026. Seleções têm confirmado o afastamento da competição.

Bélgica goleia Nova Zelândia e aproveita embalo para ultrapassar Egito na liderança do Grupo G; Irão espera para confirmar posição nos melhores terceiros

A Bélgica e o Egito seguem em frente no Mundial 2026. Já o Irão tem de esperar pelos outros terceiros lugares para confirmar apuramento.

Eis o adversário de peso de Cabo Verde nos 16 avos de final do Mundial 2026

Cabo Verde está nos 16 avos de final do Mundial 2026. Seleção orientada por Bubista tem encontro marcado com a Argentina.

Já é oficial: Portugal está nos 16 avos de final do Mundial 2026

Portugal está, matematicamente, nos 16 avos de final do Mundial 2026. Mero formalismo está agora alcançado.

PUB

Mais Artigos Populares

AM Bola na Rede #6 – As contas da terceira jornada do Mundial

O 'AM Bola na Rede' é o podcast que vai acompanhar o Mundial 2026. No sexto episódio, as primeiras contas da fase de grupos.

Apontar à liderança | Colômbia x Portugal

Após a goleada protagonizada diante do Uzbequistão, Portugal aponta agora miras ao terceiro (e último) embate da fase de grupos

Julen Lopetegui revoltado com eliminação do Catar do Mundial 2026: «É extremamente difícil para mim e para os meus jogadores aceitar este resultado»

Julen Lopetegui chateadado com eleminaçaõ do Mundial. O Catar perdeu com a Bósnia e Herzegovina e disse adeus ao torneio.